in , , ,

5 dicas de Inbound Marketing para aplicar no seu negócio

5 dicas de Inbound Marketing para aplicar no seu negócio

A sua empresa consegue atrair clientes com grande potencial de compra? Acredita que suas ações de marketing estão alcançando os clientes ideais para o seu negócio?

Se a sua resposta para esses questionamentos for “não”. Não se preocupe, vamos te dizer qual é a solução: as estratégias de Inbound Marketing.

Talvez você já tenha ouvido falar ou visto na internet algo sobre essa estratégia. Mas se você ainda não sabe muito bem do que ela se trata e nem sabe o que deve fazer para aplicá-la no seu negócio, tranquilize-se. Separamos dicas valiosas para você neste post.

Mas antes de apresentarmos essas dicas, falaremos um pouco sobre o conceito de Inbound Marketing.

O Inbound Marketing, conhecido também como marketing de atração, é um conjunto de ações com o propósito de atingir ou atrair naturalmente pessoas que tenham interesse nos produtos ou serviços que a sua empresa oferece.

O objetivo dessa estratégia é promover a sua marca em diferentes meios de comunicação, aumentar o engajamento, melhorar o relacionamento com os clientes, gerar e nutrir leads por meio de blogs, redes sociais, e-mail marketing, e-books e outros.

É importante destacar que o Inbound Marketing é um dos melhores métodos para aumentar a taxa de conversão da sua empresa.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre marketing de atração, vamos mostrar os próximos passos a serem seguidos. Vamos lá?

1. Entenda a jornada de compra da sua persona

Uma das características mais vantajosas do Inbound Marketing é poder identificar em qual etapa da jornada de compra a sua persona se encontra.

É esse processo que vai te dar um norte do caminho a ser seguido e o que deve ser oferecido para o usuário em cada fase da jornada.

A jornada de compra é dividida em 4 estágios que são os pontos em que o lead passa até finalmente se tornar um cliente. Veja quais são eles:

Aprendizagem e descoberta

Nessa primeira fase da jornada de compra, o consumidor busca por algo, mas ele ainda não sabe exatamente o que precisa.

É nesse momento que a sua empresa precisa se posicionar como referência e despertar o interesse dele em saber mais sobre os seus produtos ou serviços.

Aprendizagem e descoberta

Reconhecimento da necessidade

Através dos seus conteúdos, o usuário entende que tem um problema e que precisa resolvê-lo. Mostre, por meio de um conteúdo educativo e relevante, que você pode ser a solução que ele procura.

Consideração da solução

Nessa etapa, o potencial cliente irá considerar a melhor opção para resolver a situação dele. Esteja presente em todas as outras etapas para que o consumidor não hesite em escolher as suas soluções.

Decisão de compra

Se você esteve presente em todas as etapas anteriores e deixou claro para o consumidor os diferenciais dos seus produtos ou serviços, a chance de ele optar por sua oferta será muito maior.

2. Crie e mantenha um blog

O desejo de muitas empresas é ser encontrada na internet, não é mesmo? Afinal, é por meio de pesquisas realizadas nos motores de buscas que os usuários procuram aquilo que precisam.

Manter a sua presença online é essencial para aumentar a credibilidade do seu negócio. Por isso, crie um blog com conteúdos relevantes e otimizados para o SEO.

Caso você já possua um site, integre o seu blog a ele e seja encontrado facilmente pelos mecanismos de busca, como o Google.

Algumas formas de otimização SEO que podem ajudar o seu conteúdo a ranquear nas páginas de resultados e ainda conquistar tráfego para a sua página são: pesquisa de palavras-chave, URLs amigáveis, uso de Link Building, títulos que não ultrapassem 60 caracteres, meta descrição com até 160 caracteres e um site responsivo que performe bem em qualquer dispositivo móvel.

3. Disponibilize conteúdos ricos

Em sua estratégia de marketing de conteúdo é muito importante produzir blog posts.

No entanto, escolher outros formatos para produzir conteúdo é uma forma bem inteligente de educar o seu público-alvo e gerar engajamento para a sua marca.

Criar e oferecer conteúdos ricos como e-books, webinars, infográficos e cursos gratuitos são excelentes métodos não só para nutrir as suas personas, mas também para gerar mais visibilidade para a sua marca, conquistar mais leads, e consequentemente, aumentar as vendas.

4. Produza uma boa landing page

Agora, falando sobre geração de leads, você já pensou como pode fazer isso de maneira eficiente?

Estamos aqui para dizer que você não precisa de uma receita de bolo para isso. O que você realmente precisa é de uma boa landing page.

Isso porque, as landing pages, conhecidas também como páginas de conversão, têm como propósito coletar dados como nome, e-mail e telefone para transformar um visitante em um lead, que também pode ser chamado de potencial cliente.

É possível criar landing pages com diferentes objetivos, como vendas ou simplesmente para oferecer um material rico em que o usuário precisará disponibilizar algumas informações para acessar o conteúdo.

Para que a sua landing page seja capaz de conquistar leads, ela precisa ser funcional e atraente. Sendo assim, atente-se a esses elementos:

  • Faça os títulos e as descrições da oferta simples e objetivos;
  • Tenha um bom contraste de cores para ajudar na legibilidade;
  • Imagens que ilustram bem a oferta;
  • Bons CTAs (chamadas para ação);
  • Provas sociais, como depoimentos de clientes, para atrair o público.

4. Produza uma boa landing page

5. Segmente e nutra os seus leads

Segmentar o seu público é um dos fatores mais importantes no Inbound Marketing, já que é através da segmentação que você consegue criar as suas personas e ainda gerar leads mais qualificados.

Além disso, é possível nutrir a sua persona ou lead de acordo com o interesse dele naquele momento.

E daí vem a importância de conhecer a jornada de compra do cliente e identificar em qual etapa o seu potencial cliente se encontra.

Uma das formas de nutrir os seus leads, é através do e-mail marketing. Com essa ferramenta, é possível enviar newsletter com conteúdos úteis e que estejam de acordo com o perfil de interesse dos seus leads.

Pronto para investir nas estratégias de Inbound Marketing?

Não é nenhuma novidade que a internet tem um grande poder de influência na decisão de compra dos consumidores. Através dela o consumidor realiza pesquisas e busca informações que ajudam na decisão de compra.

Portanto, a estratégia de Inbound Marketing será a sua melhor aliada para criar e distribuir conteúdos que atraiam clientes até a sua empresa, além de dar visibilidade, aumentar autoridade e credibilidade da sua marca na internet.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil e que possa ajudar você a conquistar muito mais oportunidades de negócio no mundo digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da agência de SEO Tupiniquim, especialista com mais de 10 anos de experiência na melhora da performance e vendas de empresas de todos os segmentos! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estudante 5 dicas na hora de estudar cálculo

Estudante: 5 dicas na hora de estudar cálculo

Itens indispensáveis para trabalhar com conforto em home office

Itens indispensáveis para trabalhar com conforto em home office