in ,

Informática: como o curso pode influenciar sua carreira profissional?

Informática como o curso pode influenciar sua carreira profissional

Quando se pensava em buscar um aperfeiçoamento na carreira, era muito comum que os profissionais fossem atrás de um curso de informática, uma vez que os computadores se tornaram itens básicos de grande parte das profissões. E esse cenário não mudou. 

A tecnologia é um elemento cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, seja durante uma jornada de trabalho ou nos momentos de lazer. Ter acesso fácil a um computador e saber como utilizá-lo é fundamental para os mais diversos tipos de necessidades. 

De fato, quem tem acesso à internet sabe que é possível fazer uma infinidade de ações, desde uma compra de convites personalizados até uma entrega de refeição. As possibilidades são muitas, assim como os benefícios. 

Quem trabalha utilizando o computador também sabe que a demanda por conhecimentos mais técnicos se faz presente em grande parte do tempo. 

A verdade é que surgem recursos novos frequentemente, de maneira que é indispensável estar atualizado para se manter como um profissional de destaque no mercado. Nesse sentido, nada mais importante do que investir em formação. 

Um curso de informática pode ser feito periodicamente, justamente porque ele vai se aprimorando sempre que surgem novos recursos no setor. 

Quem utiliza os editores de textos, por exemplo, percebe que é comum surgirem atualizações do software, com ferramentas que ainda não são conhecidas, mas que podem ajudar positivamente na confecção de documentos. 

Não à toa, ter acesso a elas e saber como utilizá-las adequadamente é fundamental em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. 

Se você reconhece a importância da informática para a sua carreira, mas quer entender melhor como a realização de um curso pode influenciar a sua vida profissional, siga na leitura deste conteúdo e saiba mais sobre o assunto. 

Os impactos da era digital na rotina das pessoas

Quem acompanha de perto as novidades e os recursos tecnológicos que surgem com o passar do tempo nota o quanto eles podem impactar a vida das pessoas. 

Em geral, ao adquirir um computador novo, o usuário é fascinado pelo design do sistema operacional, pelos softwares instalados na máquina e pelas facilidades que ele pode obter a partir daquele equipamento. 

Na sequência, ele pode perceber que dominar os conhecimentos sobre aqueles recursos pode ser indispensável para que ele consiga usá-los a seu favor nas mais diversas atividades do cotidiano, tais como:

  • No trabalho remoto;
  • Na faculdade a distância;
  • Na comunicação com amigos que estão em outros países;
  • Na confecção e edição de textos e vídeos;
  • No pedido de um produto.

É ao analisar essas opções que podemos entender o quanto a era digital impactou a vida das pessoas, tornando possível as mais diversas atividades que antes só poderiam ser realizadas presencialmente. 

Afinal, é em uma sala de reunião pequena que o diretor de uma empresa pode fazer uma reunião com toda a sua equipe, mesmo que cada colaborador esteja em um local diferente. Tudo isso pela conexão e trabalho remoto, graças à informática. 

Os impactos da era digital na rotina das pessoas

Em paralelo, quem tinha pouco tempo para se dedicar aos estudos, mas sabia da necessidade de realizar uma graduação para o aprimoramento profissional, encontrou no curso EAD a possibilidade de terminar a sua formação. 

Até mesmo nos períodos de lazer a era digital trouxe bons impactos. Isso porque a conexão entre amigos que estão a milhares de quilômetros de distância hoje pode ser feita com uma ligação virtual por meio de softwares especializados. 

As fotos e vídeos também se tornam cada vez mais perfeitos com a edição realizada pelo computador, uma vez que elas podem receber efeitos especiais ou terem a sua qualidade final potencializada. 

Por fim, quem precisa fazer um pedido online de placas informativas personalizadas sabe que é possível solicitar os detalhes diretamente pelo e-mail do vendedor, que enviará o produto para o endereço do cliente, agilizando todo o processo de compra.

Esses são apenas alguns dos impactos que podem ser vistos todos os dias na rotina das pessoas, e que facilitam de maneira especial a realização de atividades dos mais diversos gêneros, otimizando o dia a dia de todos. 

A importância do curso de informática

É verdade que grande parte dos recursos de informática pode ser adquirida de modo intuitivo, uma vez que os softwares desenvolvidos atualmente buscam oferecer uma experiência de uso cada vez mais descomplicada e dinâmica. 

No entanto, quando se pensa em formação profissional, é possível que o colaborador precise adquirir conhecimentos mais técnicos, para realizar as suas funções de maneira prática e eficiente. 

Um profissional que trabalha com gravação de áudio para propaganda, por exemplo, depende de alguns programas para editar o conteúdo, que certamente parecem complicados para quem não é do setor. 

De fato, os recursos encontrados em um software especializado podem ser de difícil compreensão, o que demanda um aprendizado mais técnico daquela ferramenta. 

Nesse sentido, aprender informática já não é apenas um detalhe na carreira profissional, e sim um elemento indispensável para que o trabalhador possa ter um bom desempenho das suas funções. 

Isso porque grande parte das atividades realizadas em um ambiente de trabalho exigem conhecimentos na confecção de tabelas, no compartilhamento virtual de documentos, de envio de e-mails e distribuição de tarefas, etc. 

Sem um conhecimento mais aprofundado e técnico dessas ações, certamente o profissional será prejudicado na sua profissão. 

Por isso, investir em um curso de informática e na atualização dele posteriormente pode ser indispensável para um destaque dentro do setor em que o trabalhador atua, assim como para que ele se sinta mais confortável e esteja capacitado para a suas funções. 

As vantagens de fazer um curso de informática online

Assim como é possível solicitar a instalação de fechadura eletrônica por meio da internet, quem decide fazer um curso de informática já pode investir na versão online para obter os seus aprendizados. 

Há vários motivos para buscar essa formação virtual, uma vez que ela oferece benefícios de vários tipos. Conheça alguns deles a seguir. 

1. Ter o seu próprio ritmo de estudos

Uma das vantagens de quem opta pelo curso de informática online é poder aprender de acordo com o seu ritmo de estudos. 

Nesse caso, aqueles que possuem mais tempo livre podem consumir o conteúdo das aulas mais rapidamente, obtendo assim os seus novos aprendizados de maneira otimizada. 

Ao mesmo tempo, quem dispõe de poucos minutos por dia para estudar também pode adquirir esses conhecimentos, garantindo que a sua capacitação não seja deixada de lado. 

2. Ter flexibilidade de acesso

Muitas vezes, quem precisa comprar um carimbo empresa pode não ter tempo de comparecer à loja no período comercial, o que faz com que ela tenha que realizar um pedido virtual para ter acesso ao produto. 

A mesma situação pode ocorrer com quem só consegue estudar no final do dia, e que não conseguiria fazer um curso presencial no período livre para isso. 

Ao buscar um curso de informática online, é possível ter flexibilidade no acesso, conseguindo realizar as aulas no tempo livre, seja depois do período comercial ou aos finais de semana. 

3. Ter contato com professores e colegas

Apesar de parecer que um curso online é uma modalidade de estudo solitária, isso não é verdade. Muito pelo contrário. Por meio da plataforma do site, o aluno consegue interagir com professores e colegas, enviando mensagens virtuais sempre que possível. 

Além de conseguir tirar dúvidas sobre vários pontos da aula, o estudante pode facilmente se comunicar com todos os envolvidos no curso de informática, o que ajuda a tornar o aprendizado mais eficiente. 

4. Contribuir com o meio ambiente

Outra vantagem de quem opta pelo estudo de informática online é contribuir com o meio ambiente, uma vez que dispensa a impressão de materiais dos mais variados assuntos. 

A leitura diretamente pelo computador permite que a instituição de ensino faça a entrega de documentos virtualmente, tanto pela plataforma como pelo endereço de e-mail do aluno, tornando o acesso descomplicado e mais dinâmico. 

4. Contribuir com o meio ambiente

5. Ter certificação digital

Quando o aluno decide fazer o curso ou a atualização dele virtualmente, ele não deixa de receber a sua certificação. Ela será entregue em formato digital, devidamente reconhecida pelos órgãos de educação. 

Receber o certificado online também facilita o envio dele quando necessário, assim como conserva o seu conteúdo integralmente. 

Além disso, quando preciso, o aluno pode imprimir uma via do certificado com facilidade, tendo acesso imediato ao documento. 

Considerações finais

Se antes fazer um curso de informática já era importante, atualmente ele se tornou indispensável para os profissionais que querem ter destaque na sua carreira. Com a versão virtual do conteúdo, já não há desculpas para adiar ainda mais essa formação. 

Por isso, se você reconhece que aprimorar os seus conhecimentos em informática é essencial, não deixe de buscar esse aprendizado e tenha a certeza de construir um caminho profissional de sucesso. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Excel Por que as empresas exigem o curso

Excel: Por que as empresas exigem o curso?

Curso de Libras: benefícios e a importância inclusiva

Curso de Libras: benefícios e a importância inclusiva