in , ,

A informática no olhar do mercado de trabalho

A informática no olhar do mercado de trabalho

A informática no mercado de trabalho se tornou corriqueira e traz opções de carreiras promissoras, uma vez que a tecnologia é parte essencial de qualquer empresa atualmente.

É por causa dela que o mundo está em um processo de transação nunca visto antes, em que a comunicação e as relações humanas estão se transformando constantemente com o uso de novas tecnologias.

Em vista disso, o mercado de trabalho está cada vez mais voltado para as profissões que lidam com a tecnologia. Estas estão praticamente fora dos riscos econômicos aos quais algumas estão suscetíveis.

Como resultado, novas carreiras estão surgindo e de maneira tão rápida que falta mão de obra. A Tecnologia da Informação , por exemplo, é uma área bastante promissora uma vez que se faz necessária em praticamente toda organização.

Quando falamos em TI, estamos nos referindo a uma área com amplo campo de atuação, onde os profissionais encontram muitas oportunidades de trabalho e aprendizagem.

Geralmente, as atividades são voltadas ao suporte, desenvolvimento de sistemas e softwares, organização de banco de dados etc. Já que oferece tantas oportunidades, vamos falar um pouco mais sobre o assunto neste artigo, confira!

O que é Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação (ou TI) é um conjunto de práticas e soluções que se utilizam dos recursos computacionais e tecnológicos para obter, armazenar, proteger, processar, acessar e gerenciar informações.

Dentre de uma grande fabricante de calha para telhado, por exemplo, o setor de TI se utiliza de equipamentos de hardwares e softwares. Os hardwares são:

  • Computadores;
  • Notebooks;
  • Servidores;
  • Tablets;
  • Smartphones;
  • Roteadores;
  • Switches ;
  • Impressoras;
  • Leitores de códigos de barra;
  • Entre outros.

Os softwares, por sua vez, são sistemas operacionais, programas, protocolos de comunicação, antivírus, certificados digitais, ERP, dentre outras tecnologias.

As projeções para o futuro para os profissionais de TI e Comunicação das empresas, como uma de usinagem de peças grandes, são bastante promissoras.

A Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) prevê que até 2023 haverá um crescimento anual de 17,8% em diversos setores dessas áreas.

Trata-se de um mercado com boas oportunidades em áreas como suporte, desenvolvimento de sistemas, operação de computadores, administração de redes, suporte técnico dentre outros, como:

1 – Suporte técnico

O analista de suporte técnico é bastante procurado no mercado de trabalho por empresas que trabalham com soluções tecnológicas.

Também são importantes para aquelas que dispõem seu help desk para auxílio de seus clientes e, claro, nos departamentos de TI de organizações dos mais variados setores, como uma fabricante de projetor de vídeo portátil h80 full hd.

2 – Operação e manutenção de computadores

No ramo da informática, sem dúvida, esta é a função clássica. Quando pensamos em técnicos de informática, logo nos vêm à mente os profissionais que trabalham com a manutenção de computadores.

No entanto, o uso de dispositivos móveis como tablets e celulares tem expandido ainda mais os campos de atuação dessas pessoas.

Com isso, é possível garantir não apenas o bom funcionamento desses equipamentos, como também permitir que os usuários exploram ao máximo suas capacidades.

São profissionais aptos a resolver problemas em hardwares usados por pessoas e empresas, como uma fabricante de projetos pneumáticos, aproveitando melhor os recursos tecnológicos.

3 – Desenvolvimento de softwares e aplicativos

O técnico de informática também conhece linguagens de programação e pode vir a desenvolver sistemas e aplicativos, especializando-se na área.

São profissionais que podem atuar em grandes empresas de softwares, ter seu próprio negócio voltado a essa área e até desenvolver aplicativos para smartphones.

3 - Desenvolvimento de softwares e aplicativos

O profissional que atua em suporte técnico ajuda na lida com a tecnologia. Além disso, possui conhecimentos de toda a interface visualizada pelos usuários. Com isso, ajuda a corrigir falhas e os ensina a usar os sistemas adequadamente.

4 – Administração de redes

Os técnicos de informática também configuram e administram redes. Nesse setor, eles são encarregados de conectar dispositivo, estabelecer conexão entre equipamentos etc.

O profissional deve ser dedicado às redes e conectividades e são procurados por empresas dos mais variados setores, como uma fabricante de painel de refrigeração.

Aliás, quando o assunto são redes, falamos das redes domésticas mais simples e também das mundiais e mais complexas que existem. Ou seja, existe um vasto campo de atuação para esses profissionais.

Como está o mercado de trabalho?

Em vista de tantas possibilidades que cercam os profissionais de informática, podemos imaginar que eles têm um mercado de trabalho promissor no Brasil e no mundo.

Em território nacional, o mercado da informática está crescendo continuamente. Cerca de 1,3 milhões de profissionais da área estão atuando, por ter uma demanda extensa e que só tende a aumentar, por conta das novas demandas tecnológicas.

Para os próximos anos, a expectativa é que cerca de 700 mil novas vagas surjam nesse setor, sem contar que o Brasil é uma referência em informática e TI na América Latina.

Aqui, empresas dos mais variados setores investem alto em serviços relacionados a hardware, software e TI. Isso se deve às demandas de organizações de todos os tipos e tamanhos, além dos investimentos feitos em prol da própria tecnologia.

Para quem deseja ter sucesso dentro dessa área tão promissora, é preciso ter dedicação e empenho nos estudos.

Se vai trabalhar, por exemplo, para uma fabricante de iluminação de palco para show, também é necessário se aprofundar na proposta dela.

De qualquer forma, é a garantia de um futuro brilhante, uma vez que a informática não é um setor ameaçado pelas crises econômicas e altas taxas de desemprego. Ela faz parte de um setor aquecido e que move muito dinheiro ao redor do mundo.

O salário, em muitas de suas áreas, é compensador e possui médias mais altas. Mas se o profissional atua em áreas como engenharia, indústria alimentícia e grandes ONGs, a tendência é ter uma média salarial até mesmo acima do esperado.

Benefícios do setor

Toda profissão traz benefícios aos profissionais, e são eles que levam uma pessoa a escolher trabalhar em alguma área. No caso dos profissionais de TI, muitas são as vantagens de atuar nessa profissão.

Uma delas é o surgimento de novas carreiras na área. A tecnologia tem evoluído constantemente, e por conta disso, exige que os profissionais saibam lidar com os novos recursos que surgem.

Um profissional de informática pode, então, atuar em mais de uma área dentro de uma empresa de sistema de drenagem residencial, por exemplo, atendendo às demandas das novas tecnologias que ela adotar no segmento de informática.

Quem trabalha nos diversos setores de TI também tem mais acesso à formação continuada. Para começo de conversa, os profissionais desse setor precisam do ensino superior para exercer as mais diversas funções.

Contudo, no decorrer do tempo e com o surgimento de novas possibilidades, eles precisam continuar investindo em sua formação para exercer o seu papel.

Quanto mais preparado o profissional estiver, mais valorizado ele será pelo mercado. Em outras palavras, os técnicos de informática são pessoas de valor para as empresas, pois elas sabem que eles se mantêm sempre por dentro de seu setor.

Inclusive, muitas companhias investem na formação de seus profissionais de TI com graduações, pós-graduações, especializações, cursos, palestras, workshops, entre outros.

Dessa forma, eles conseguem alcançar o objetivo de qualquer profissional: o crescimento. Quem não deseja crescer profissionalmente? Logo, uma das maneiras de alcançar esse objetivo é continuar estudando.

Um profissional de TI que trabalhe em uma auto escola com cfc com simulador está sempre se preparando, e com isso tem mais destaque em sua vida no mercado de trabalho.

Ele pode vir a ocupar cargos mais altos, como gerenciamento e supervisão de equipes, se responsabilizar por toda a área de TI da organização, dentre outras possibilidades.

Por fim, outro benefício que se destaca nessa profissão é a possibilidade de equilibrar a vida pessoal e a profissional.

Benefícios do setor

Sabendo disso, as organizações que contratam técnicos de informática e profissionais de TI estão cada vez mais pensando e elaborando estratégias que os ajudem a ter um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Trabalhos com folgas alternadas, dispensa aos finais de semana e aumento de contratações são algumas das maneiras encontradas pelas empresas de garantir uma qualidade de vida melhor aos seus colaboradores da informática.

Dentro dessas possibilidades, nota-se em aumento de contratações, algo que gera mais empregos e oportunidades no setor e um trabalho mais justo para todos.

Conclusão

A tecnologia está presente no dia a dia das empresas porque ela é mais do que modernização de processos: é uma necessidade. Para lidar com tamanha evolução, é preciso contar com bons profissionais da área.

É por isso que o mercado de informática é tão promissor e garante boas oportunidades às pessoas que desejam fazer dele a sua profissão.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A importância de conhecer sobre primeiros socorros

A importância de conhecer sobre primeiros socorros

Construções sustentáveis pelo mundo

Construções sustentáveis pelo mundo