in

6 aplicações da Inteligência Artificial na medicina

6 aplicações da Inteligência Artificial na medicina

A telemedicina é um exemplo que ganhou notoriedade com a pandemia de coronavírus

Passou o tempo em que o uso de Inteligência Artificial (IA) era algo restrito aos filmes futuristas ou de ficção científica.

Os avanços tecnológicos dos últimos anos fizeram com que essa espécie de reprodução do comportamento humano por parte das máquinas virasse algo muito mais próximo da nossa realidade do que imaginamos.

Mais do que isso: a Inteligência Artificial já se faz presente em processos relacionados à medicina.

O uso de um software específico no sistema para clínica hospitalar ou ainda a possibilidade de realizar uma consulta por meio da telemedicina são exemplos claros da presença da IA no universo da saúde.

Pensando nisso, separamos algumas das principais aplicações da Inteligência Artificial na medicina.

Fato é que seu uso só tende a melhorar a qualidade dos atendimentos e procedimentos médicos, caso seja usada de maneira correta, sem atropelar os princípios éticos indissociáveis.

Aplicações da Inteligência Artificial na medicina

Associação entre sintomas e doenças

A formação de grandes bancos de dados é uma das características mais interessantes desse universo digital, sendo muito útil para a medicina no que tange o diagnóstico mais preciso por meio da associação entre sintomas e doenças.

Essas correlações podem muito bem ser realizadas por computadores, reduzindo o tempo, por conta da sua maior agilidade na execução de tarefas, e, simultaneamente, diminuindo os riscos de erros nesse diagnóstico.

Associação entre sintomas e doenças

Melhora no reconhecimento de imagens

A incrível capacidade de armazenamento que os sistemas digitais têm é um dos diferenciais que pode ajudar e muito no trabalho de reconhecimento e interpretação de imagens.

No caso da medicina, isso vai atender à avaliação de exames, como mamografia, radiografia e tomografia.

Segundo um artigo do especialista em transformação digital Tiago Magnus, análises de imagens feitas pela Inteligência Artificial conseguiram ter uma precisão de 5% a 10% maior que a taxa média dos médicos, o que implica na segurança do uso dessas tecnologias para reconhecimento de imagens.

Monitoramento de pacientes

Outro ponto positivo para a IA é a facilidade no que tange o monitoramento de pacientes. Pulseiras e relógios – os chamados dispositivos vestíveis – podem oferecer informações importantes do paciente para o médico mesmo que eles não estejam no mesmo lugar. 

Dessa forma, dados como a frequência cardíaca, a pressão sanguínea e até a saturação de oxigênio podem ser facilmente enviados ao médico responsável em caso de alteração significativa, bem como podem ser armazenados para eventuais consultas e comparações.

Realização de cirurgias de alta complexidade

A possibilidade de realizar cirurgias de alta complexidade e de modo menos invasivo possível também aparece como um super diferencial da Inteligência Artificial. Essa realidade já existe, especialmente em grandes centros urbanos.

Realização de cirurgias de alta complexidade

O uso de robôs nesse tipo de cirurgia acaba elevando as taxas de sucesso da Inteligência Artificial, além de possibilitar que o processo seja feito à distância em alguns casos.

Os riscos com infecções também são reduzidos nesses casos e há uma maior rapidez na recuperação do paciente.

Telemedicina

Com a pandemia do novo coronavírus, o uso da telemedicina se tornou uma alternativa aos tempos de isolamento social, chegando a ser legitimada até mesmo aqui no Brasil. Não à toa, já que ela ajuda em situações em que a presença física entre médico e paciente não é possível.

Em conjunto com a Inteligência Artificial, a telemedicina se transforma em algo bem mais eficiente, permitindo, por exemplo, a geração de laudos a distância e, é claro, diagnósticos mais precisos.

Uso em softwares de gestão 

Aqui, o uso da IA vai ajudar a parte administrativa de clínicas, hospitais, consultórios e demais localidades correlatas que precisam de mecanismos de gestão.

O uso de softwares é largamente indicado nesses ambientes, já que permite um controle melhor  e mais eficiente na sua administração. 

Com todas essas possibilidades, fica claro o quanto a Inteligência Artificial já está presente no universo da saúde e o quanto ela ainda tem a contribuir nessa área, promovendo mais qualidade de vida para trabalhadores e pacientes.

Cursos para quem deseja trabalhar com automação residencial

Cursos para quem deseja trabalhar com automação residencial

2 projetos de assistência animal que você precisa conhecer

2 projetos de assistência animal que você precisa conhecer