in , , ,

Comece a investir em marketing digital para sua empresa!

Comece a investir em marketing digital para sua empresa!

Se tem algo que realmente se tornou importante e até evidente nos últimos anos, esse é o universo digital, que mudou totalmente nossa realidade. No caso de uma empresa, isso se traduz na necessidade de aplicar o marketing digital, algo imprescindível.

De fato, não se trata de ir contra o marketing offline, mas apenas mostrar a importância de tudo o que ocorre na internet. Logo, estratégias antigas como boca a boca, distribuição de panfletos ou anúncio em revistas podem até funcionar.

Contudo, ao mesmo tempo é fundamental que a marca já consiga marcar presença nas maiores alternativas que a internet oferece hoje, como uma empresa de carimbo grande personalizado que decide criar um website com domínio próprio.

Isso ainda tem a vantagem de permitir, por exemplo, que o negócio apareça nos grandes motores de busca, como Google, Bing, Ask Brasil, Yahoo! e outros, que são os mais utilizados em nosso país e estão entre as maiores vitrines do mundo.

Ou mesmo quando a decisão vai no sentido de apenas marcar presença em plataformas digitais já existentes. Neste caso, basta fazer um anúncio para começar a vender no mesmo dia, como é o caso das famosas plataformas de venda.

Ou ainda, criar um perfil em uma rede social, como uma loja de auto peças que decide começar a postar diariamente as novidades do seu negócio, procurando encontrar o cliente onde ele está, fazendo barulho no seu dia a dia e de modo orgânico.

Tudo isso são apenas alguns exemplos de como é possível investir em marketing digital, isto é, de como é fácil fazer isso e já começar a obter resultados nos primeiros dias ou semanas de investimento, o que está entre as vantagens desses recursos.

Por isso decidimos elaborar este conteúdo explicando melhor do que se trata, o que inclui aprofundar em alguns conceitos anteriores sem os quais o tema se tornaria mais difícil de assimilar, como a definição do que é o marketing digital.

Depois, é preciso aprofundar nos motivos reais pelos quais vale a pena investir em marketing digital e, por fim, as estratégias que precisam ser empreendidas, bem como os resultados que podemos esperar no curto, médio e longo prazo.

Inclusive, um ponto bacana deste artigo é justamente o fato de que hoje o marketing digital evoluiu tanto que já pode ser aplicado a qualquer tipo de empresa, seja para quem presta serviços funerários ou para uma loja presencial que quer aumentar suas vendas.

Dito isto, se o seu interesse é conhecer melhor um recurso simples e acessível que pode mudar para sempre a história do seu negócio, trazendo muito mais autoridade, consistência e até aumento no faturamento, então basta ler até a última linha.

Marketing digital: o que é isso?

Hoje em dia, muita gente acaba falando de marketing digital sem entender do que realmente se trata, ou sem compreender a origem e o futuro de tudo isso.

A origem do marketing digital se confunde com as origens ou surgimento da própria internet, que começou a se disseminar e comercializar por volta dos anos 1990.

No início a aplicabilidade dela era bastante restrita, limitando seu uso praticamente à troca de e-mails e criação de páginas estáticas, pouco interativas.

Mas não demorou muito até que as marcas percebessem como havia um grande potencial ali. Assim, logo que plataformas com maior interatividade surgiram, a internet já começou a se tornar um fenômeno eminentemente comercial.

Marketing digital: o que é isso?

É aí que surge o marketing digital, como quando uma empresa de entrega expressa motoboy visualiza nessa nova realidade um meio de impactar seu público-alvo.

Afinal, o esforço do marketing sempre foi o de estar onde seus clientes estão, de modo a impactar a pessoa certa, do jeito certo e na hora certa.

Basicamente, hoje as principais frentes em que o marketing digital atua são as seguintes:

  • Website próprio;
  • Páginas de blog;
  • Motores de busca;
  • Redes sociais;
  • Marketplaces e afins.

Dentro desses poucos tipos de plataforma digital estão algumas das maiores vitrines da atualidade, algumas das quais permitem que uma marca impacte milhares ou mesmo milhões de pessoas por dia.

Por exemplo, os famosos influencers digitais, que fazem postagens que podem chegar a milhões de curtidas em poucos dias, mostrando como o marketing digital é capaz de competir com a própria televisão, o rádio e demais veículos tradicionais.

Neste sentido, ele nada mais é do que um meio novo, baseado em maneiras inovadoras de impactar determinado grupo de pessoas, tendo especificamente por base o público-alvo de uma marca.

As vantagens da segmentação

Quando colocamos a questão sobre os principais motivos pelos quais investir em marketing digital, logo nos deparamos com algumas objeções, sendo uma das principais a questão do valor em dinheiro.

Porém, isso não passa de um preconceito ou confusão, já que umas das maiores vantagens do marketing digital é justamente o fato de que ele permite um nível bastante alto de segmentação e customização das estratégias.

Em um primeiro sentido, essa segmentação consiste em definir qual o perfil de pessoas você quer atingir, como um negócio de consultoria financeira que, obviamente, não veria vantagem em anunciar para impactar um adolescente na fase de vestibular.

Ao mesmo tempo, essa segmentação de público já tem uma ligação bastante forte com a questão do investimento em dinheiro, já que, ao definir sua audiência, o valor investido tende a render muito mais, valorizando o seu orçamento.

Ademais, é possível customizar ou personalizar o próprio valor que será investido, de modo que qualquer empresa ou mesmo autônomo pode começar investindo poucos reais nos primeiros dias, de modo a crescer conforme o próprio negócio cresce.

Portanto, é preciso parar de disseminar a ideia de que o marketing digital é caro, já que na verdade essa é uma das maiores diferenças dele em relação a tudo o que veio antes.

Assim, se apenas as maiores marcas conseguiam aparecer na televisão ou no rádio, hoje qualquer empresa pode marcar presença nas maiores vitrines do mundo, que são justamente as plataformas digitais que se espalharam pelo mundo.

Afinal, por que ter um blog?

Na linha do que foi dito acima, sobre como é possível investir no marketing digital com orçamentos realmente baixos, podemos falar dos próprios blogs.

De fato, eles apontam para um modo interessante de começar a investir nesse universo, pois é possível criar artigos originais sem precisar colocar a mão no bolso.

Assim, uma clínica de sessões de acupuntura pode gerar conteúdos que vão atrair cada vez mais a atenção do seu público, fortalecendo sua marca e gerando leads e novas oportunidades diariamente.

Afinal, por que ter um blog?

O marketing digital começa quando a empresa faz SEO ou Link Patrocinado. No primeiro caso, temos o famoso Search Engine Optimization (Otimização de Páginas para Motores de Busca), que permite conseguir ser bem ranqueado.

Ou seja, seus artigos vão aparecer no topo das primeiras páginas, o que vai aumentar consideravelmente seu retorno. 

No segundo caso, temos anúncios como o do famoso PPC (Pay Per Click), que é o Pague Por Clique. Hoje já existem outras modalidades, mas essa ainda é a principal forma de ganhar destaque nos buscadores, pagando por isso.

Entenda o papel das redes sociais

Outro universo digital que permite fazer marketing e crescer de modo exponencial são as redes sociais, cuja assertividade é tão grande quanto a dos buscadores, permitindo uma segmentação muito lucrativa em termos financeiros.

Primeiramente, vale ressaltar que ali também é possível crescer de modo orgânico ou impulsionado. Isto é, de modo espontâneo, sem investir dinheiro, ou de modo mais profissional e mais rápido, por meio de anúncios.

No primeiro caso, uma empresa de doces para brindes pode fazer postagens constantes e convidar seu público a se engajar, curtindo, comentando e compartilhando.

No segundo caso, ela paga para aparecer para mais gente, o que obviamente amplia o alcance das suas postagens, acelerando o crescimento geral.

Em qualquer um dos casos, é fundamental que a empresa invista no marketing digital nesse universo das mídias sociais, pois atualmente boa parte do seu público se encontra lá, seja no caso de um nicho mais popular ou mais técnico e nichado.

Sobre marketplaces e lojas virtuais

Aqui temos outro tipo de marketing digital que também permite customizar consideravelmente a estratégia, podendo atender a todos os gostos e necessidades.

No caso do marketplace, você tem uma plataforma já existente, então basta anunciar para começar a vender. Depois, você paga uma comissão sobre cada venda, o que equivale ao seu investimento para estar ali.

No caso da loja virtual, uma empresa de limpeza de sofás pode criar um espaço próprio, com formas de pagamento e de envio determinadas por ela mesma. Assim, existe uma autonomia maior, inclusive para investir em maneiras de divulgar sua própria loja online.

Considerações finais

Há várias razões para começar a investir em marketing digital para sua empresa, inclusive, para o caso de você ter altos orçamentos ou nenhum dinheiro.

Com os conceitos e conselhos práticos que trouxemos acima, fica mais fácil entender os motivos e vantagens disso, bem como os primeiros passos para começar com o pé direito.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Zelador de condomínio Saiba tudo sobre essa profissão

Zelador de condomínio: Saiba tudo sobre essa profissão

Técnicas para criar seu plano de vendas

Técnicas para criar seu plano de vendas