A sobrancelha é uma das partes mais importantes do rosto para a estética facial, quando bem desenhada e em harmonia com o formato da face, melhora o aspecto e traz benefícios para a autoestima.
Há séculos as mulheres se preocupam com o formato da sobrancelha, e a cada época, elas adotam estilos diferentes para acompanhar as tendências.
Por outro lado, uma sobrancelha mal desenhada ou muito diferente uma da outra pode prejudicar a aparência.
Por essa razão, profissionais especialistas no assunto afirmam que uma boa sobrancelha faz toda a diferença.
Se você der uma rápida pesquisada na internet e observar fotos do antes e do depois de pessoas que realizaram esse tratamento estético, vai perceber o quanto ele é importante para deixar o rosto mais bonito e o olhar mais destacado.
A micropigmentação é importante para corrigir falhas e destacar a beleza de cada um. Se você quer realizar esse procedimento, mas tem dúvidas sobre como ele funciona, leia este artigo.
Vamos explicar o funcionamento da micropigmentação, qual a diferença entre esse procedimento e o microblading e quais cuidados são necessários depois da sua realização.
Como funciona a micropigmentação?
A micropigmentação é um procedimento também conhecido como sobrancelha fio a fio, que consiste na aplicação de pigmento na epiderme, com o objetivo de realçar o olhar e deixar a sobrancelha mais bonita e definida.
Quem realiza esse procedimento pode sentir um pouco de dor, devido a isso, os profissionais utilizam anestésico, que ajuda a reduzir a sensação de desconforto.
É muito importante contar com uma clínica de estética que garanta serviços de certificação nos equipamentos que utiliza.
Além disso, é muito importante contar com um profissional especializado e que conte com os materiais necessários durante e após o procedimento, pois é dessa forma que você consegue obter bons resultados.
A micropigmentação funciona por meio de algumas etapas, a primeira delas é o desenho da sobrancelha, feito com um lápis apropriado para pele.
Depois disso, o profissional aplica um anestésico, e logo em seguida faz a limpeza e desinfecção da região.
Ele, então, prepara o pigmento que deve ser da mesma cor da sobrancelha ou próximo à cor da raiz do cabelo.
Para desenhar os fios, o profissional utiliza um dermógrafo ou tebori, se for utilizar o dermógrafo, o pigmento é aplicado simultaneamente. Ao término do processo, é feita uma limpeza no local.
Para garantir a segurança e a saúde do cliente, a clínica deve utilizar material descartável e orientar quanto aos cuidados necessários, após o término da sobrancelha.
Para preservar a sua saúde, é muito importante que a clínica faça locação de aparelhos estéticos de qualidade e que a tinta utilizada tenha qualidade aprovada pela Anvisa.
Materiais de baixa qualidade podem causar alergias e infecções, além de prejudicar o resultado da sobrancelha.
Muitas pessoas costumam confundir a micro pigmentação com o microblading, mas eles são completamente diferentes.
Diferenças entre micropigmentação e microblading
Como falamos anteriormente, a sobrancelha fio a fio pode ser feita por meio do dermógrafo, que funciona por meio de estímulos das agulhas e da corrente elétrica.
Para fazer o desenho da sobrancelha, o profissional precisa ser especializado e utilizar as técnicas certas para não tremer a mão, errar o desenho e prejudicar o resultado.
O pigmento é muito mais recomendado para sobrancelha fio a fio porque ele desenha fios de formatos mais grossos e com espaços maiores. Consequentemente, a expressão é mais marcante.
O microblading, por sua vez, utiliza um aparelho conhecido como tebori, que funciona como uma caneta com várias agulhas, que possibilita o desenho de fios leves e sem precisar de máquinas.
Assim como no caso do tratamento com luz pulsada olheiras, esse procedimento tem seções um pouco maiores. A técnica utilizada é mais suave e o resultado é mais natural, devido ao espaçamento reduzido.
A principal diferença entre esses dois tipos de design de sobrancelha é que, na micropigmentação, os pigmentos são um pouco mais grossos.
Por outro lado, com o microblading, os fios são mais finos e naturais, mas o resultado depende exclusivamente do profissional.
Tanto um procedimento quanto o outro causam desconforto, visto que é necessário fazer alguns cortes na pele para aplicar o pigmento.
No caso da micropigmentação, por ser utilizado um aparelho elétrico, a sensação de dor é menor, além de a sessão ser mais rápida.
Entretanto, em ambos os casos, o profissional aplica um anestésico para reduzir o desconforto.
Assim como você procura uma clínica médica especializada para tratar um problema de saúde, é muito importante contar com uma clínica adequada para fazer micropigmentação.
Isso porque a pele precisa cicatrizar, e dependendo do caso, ela pode expulsar o pigmento, como um mecanismo de defesa.
Quando isso acontece, você precisa fazer o retoque, reforçando os pontos que não fixaram a pigmentação. Após esse período, o organismo vai reagir de maneira mais positiva.
É muito importante contar com um profissional especializado porque ele vai indicar uma pomada para o seu caso. Este é apenas alguns dos cuidados que precisamos tomar depois de fazer a micropigmentação.
Cuidados importantes após a micropigmentação
Para os cuidados após a micropigmentação, você pode conversar com um representante de cosméticos, para adquirir produtos que realcem a sua sobrancelha.
Na verdade, é muito importante ser cuidadosa antes e depois da micropigmentação.
Antes de fazê-la, você precisa conversar com o profissional que saiba avaliar a sua pele e qual é o formato da sua sobrancelha.
Só então ele fará uma limpeza de pele, com o produto antisséptico ideal, e então poderá aplicar um anestésico para que você não sinta dor durante o procedimento.
As clientes, por sua vez, precisam tomar alguns cuidados, como:
- Beber 2 litros de água no dia;
- Não consumir bebida alcoólica na véspera;
- Não usar maquiagem no dia;
- Não usar ácido no rosto 30 dias antes.
Você também não pode estar em tratamento com nenhum tipo de tratamento com antibiótico, pois esse medicamento pode deixar a sobrancelha arroxeada.
A paciente deve se certificar de que o profissional que vai trabalhar em sua sobrancelha tenha recebido os treinamentos profissionais necessários para exercer a função.
Além disso, você não pode fazer uso de corticoides, pois eles reduzem a fixação do pigmento. Evite lavar o cabelo no dia que fizeram a sobrancelha e não realize o procedimento se estiver tomando anticoagulantes.
Por fim, antes da micropigmentação, é recomendável consumir vitamina A, pois ela ajuda no processo de cicatrização da pele.
Além desses cuidados antes, também é muito importante tomar alguns cuidados após o procedimento. Um deles é não tocar no local com os dedos, pois isso pode provocar infecções.
A cliente pode aplicar uma camada de vaselina no local para mantê-lo úmido e acelerar o processo de cicatrização.
Evite lavar o rosto com água quente ou ficar exposta ao vapor, pois ele pode desbotar a cor.
Assim como no caso de um preenchimento de boca, depois de fazer as sobrancelhas, é importante evitar piscinas por 7 a 10 dias. Na verdade, o ideal é esperar a cicatrização completa do local.
Se você faz tratamento com ácido, não o aplique próximo às sobrancelhas até 30 dias após a micropigmentação.
Ademais, é muito importante evitar comidas gordurosas, como carne de porco e fritura, pois isso pode provocar inflamações.
Para garantir um resultado ainda melhor, evite medicamentos de qualquer natureza e produtos com muita vitamina E. Se você utiliza botox, evite aplicá-lo por duas semanas antes e duas semanas depois do procedimento nas sobrancelhas.
Também é importante ter cuidado com os exercícios físicos, principalmente no dia do procedimento, visto que o suor pode irritar a pele e expandir os poros.
Se você tiver algum problema, não hesite em procurar um hospital ou um serviço de enfermagem para verificar o que pode estar acontecendo.
A micropigmentação é um procedimento seguro e com poucas contraindicações, mas não se deve ignorar o fato de que cada organismo pode reagir de uma maneira, assim sendo, seja cuidadosa antes e depois de realizar o procedimento.
Além de garantir um resultado mais satisfatório, preserva a sua saúde e evita qualquer problema que possa parecer.
Conclusão
Portanto, uma sobrancelha bem desenhada e destacada realça o olhar, rejuvenesce a face e valoriza os traços do seu rosto.
Muitas mulheres procuram a sobrancelha fio a fio para ter uma aparência melhor e mais marcante.
Como vimos, ao longo deste conteúdo, a micropigmentação é uma prática poderosa e que vem sendo procurada por mulheres e homens de todas as idades.
Seu único papel é ser cuidadoso, o que te ajuda a manter as sobrancelhas bonitas por mais tempo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.