in ,

5 itens do Japão que caíram nas graças da cultura brasileira

5 itens do Japão que caíram nas graças da cultura brasileira

A cultura japonesa se faz presente em nossas vidas, não é atoa que somos a maior colônia de japoneses fora do Japão. Confira alguns itens que fazem parte de nossas vidas!

Sabemos o quanto o Japão pode ter influenciado a cultura do mundo todo, principalmente a brasileira.

Desde os desenhos japoneses, conhecidos como anime, que fizeram parte da infância de muita gente, até as coisas mais simples como o chá.

Os carros da Toyota também são de origem japonesa, mas fazem parte da cultura brasileira e estão há anos no mercado satisfazendo o consumidor com seus produtos.

Porém, não é apenas essas coisas que tiveram origem no Japão e caíram como uma luva no Brasil.

Com a maior colônia japonesa do mundo, o Brasil se adaptou às culturas, tecnologia e tudo mais que o país da Ásia ofereceu. Acompanhe o conteúdo para saber mais!

Veículos Toyota

Um sucesso desde 1966, a montadora japonesa foi ganhando espaço gradualmente aqui no Brasil e hoje tornou-se uma grande potência em vendas com veículos que a grande parte da população adora.

O Corolla, por exemplo, é um dos veículos que mais vemos nas ruas, pois o brasileiro adorou desde a primeira versão que chegou ao país nos anos 90.

Desde 2002, ele é o carro que conseguiu manter números que ultrapassam milhões vendidos a cada ano.

Veículos Toyota

Artes marciais

Segundo o doutor em Artes Marciais da Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS) Tiago Oviedo Frosi, o que mais se desenvolveu entre a cultura japonesa e brasileira é a arte marcial, como uma das experiências bem-sucedidas entre os povos no século XX.

Frosi defende que coube às artes marciais, prática que pode superar barreiras de comunicação e linguísticas, sendo a primeira ponte criada entre o Japão e o Brasil.

O judô chegou ao Brasil em 1914, trazido pelo mestre japonês Mitsuyo Maeda que viajava com seus lutadores para desafios.

Até então, os brasileiros conheciam poucas modalidades de lutas, a mais popular naquela época era a capoeira.

Animais incríveis

Alguns animais que conhecemos e, até mesmo, temos em casa hoje também vieram da cultura japonesa. O primeiro e mais conhecido são as carpas.

Sempre que vamos em algum restaurante que tenha um lago, elas estão lá para deixar a paisagem ainda mais bonita e tranquila.

Esse é um peixe de origem japonesa que foi trazido para o Brasil em meados de 1900 e hoje faz parte de nossa cultura, tornando lagos e aquários lugares incríveis.

Outro animal de origem japonesa é o cachorro da raça Akita. Ele era visto no Japão como o cão que andava com os samurais, por isso tem um aspecto forte e uma cara que parece de bravo.

Ele chegou ao Brasil na década de 70 e se tornou parte da cultura.

Animais incríveis

Animes e mangás

Como mencionamos no início do texto, a cultura japonesa através das artes e com os desenhos é algo que faz parte das nossas vidas há anos.

Os animes japoneses são apresentados no Brasil desde a década de 60, muitas pessoas conhecem os Cavaleiros do Zodíaco, Akira, Dragon Ball e muitos outros.

Com o passar dos anos, a cultura do mangá também foi introduzida na sociedade brasileira e acabou se tornando algo incrível.

O mangá é como se fosse uma revista em quadrinho japonesa e primeiro vem ela para depois ser produzido o anime.

Bonsai

As pessoas estão cada vez mais procurando formas de levar a natureza para dentro de casa, inclusive aquelas que moram em apartamento.

O bonsai é uma forma de fazer isso, basta aprender a técnica que também é de origem japonesa e caiu perfeitamente em nossa cultura.

O bonsai significa “árvore na bandeja” ou “árvore no vaso”. A técnica consiste no cultivo de miniaturizar plantas, sem que sejam perdidas as características originais da espécie.

Em resumo, diferentes flores e frutos podem ser cultivados em formato de bonsai.

De fato, a cultura japonesa tem um peso enorme em nosso país, desde os detalhes do dia a dia como tomar um simples chá pela manhã, até os maiores que é tirar o Corolla da garagem e ir até o trabalho. Uma cultura que se faz presente até nos detalhes. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como criar presença digital

Como criar presença digital?

5 dicas para uso de cartões fidelidade

5 dicas para uso de cartões fidelidade