A cultura japonesa se faz presente em nossas vidas, não é atoa que somos a maior colônia de japoneses fora do Japão. Confira alguns itens que fazem parte de nossas vidas!
Sabemos o quanto o Japão pode ter influenciado a cultura do mundo todo, principalmente a brasileira.
Desde os desenhos japoneses, conhecidos como anime, que fizeram parte da infância de muita gente, até as coisas mais simples como o chá.
Os carros da Toyota também são de origem japonesa, mas fazem parte da cultura brasileira e estão há anos no mercado satisfazendo o consumidor com seus produtos.
Porém, não é apenas essas coisas que tiveram origem no Japão e caíram como uma luva no Brasil.
Com a maior colônia japonesa do mundo, o Brasil se adaptou às culturas, tecnologia e tudo mais que o país da Ásia ofereceu. Acompanhe o conteúdo para saber mais!
Veículos Toyota
Um sucesso desde 1966, a montadora japonesa foi ganhando espaço gradualmente aqui no Brasil e hoje tornou-se uma grande potência em vendas com veículos que a grande parte da população adora.
O Corolla, por exemplo, é um dos veículos que mais vemos nas ruas, pois o brasileiro adorou desde a primeira versão que chegou ao país nos anos 90.
Desde 2002, ele é o carro que conseguiu manter números que ultrapassam milhões vendidos a cada ano.
Artes marciais
Segundo o doutor em Artes Marciais da Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS) Tiago Oviedo Frosi, o que mais se desenvolveu entre a cultura japonesa e brasileira é a arte marcial, como uma das experiências bem-sucedidas entre os povos no século XX.
Frosi defende que coube às artes marciais, prática que pode superar barreiras de comunicação e linguísticas, sendo a primeira ponte criada entre o Japão e o Brasil.
O judô chegou ao Brasil em 1914, trazido pelo mestre japonês Mitsuyo Maeda que viajava com seus lutadores para desafios.
Até então, os brasileiros conheciam poucas modalidades de lutas, a mais popular naquela época era a capoeira.
Animais incríveis
Alguns animais que conhecemos e, até mesmo, temos em casa hoje também vieram da cultura japonesa. O primeiro e mais conhecido são as carpas.
Sempre que vamos em algum restaurante que tenha um lago, elas estão lá para deixar a paisagem ainda mais bonita e tranquila.
Esse é um peixe de origem japonesa que foi trazido para o Brasil em meados de 1900 e hoje faz parte de nossa cultura, tornando lagos e aquários lugares incríveis.
Outro animal de origem japonesa é o cachorro da raça Akita. Ele era visto no Japão como o cão que andava com os samurais, por isso tem um aspecto forte e uma cara que parece de bravo.
Ele chegou ao Brasil na década de 70 e se tornou parte da cultura.
Animes e mangás
Como mencionamos no início do texto, a cultura japonesa através das artes e com os desenhos é algo que faz parte das nossas vidas há anos.
Os animes japoneses são apresentados no Brasil desde a década de 60, muitas pessoas conhecem os Cavaleiros do Zodíaco, Akira, Dragon Ball e muitos outros.
Com o passar dos anos, a cultura do mangá também foi introduzida na sociedade brasileira e acabou se tornando algo incrível.
O mangá é como se fosse uma revista em quadrinho japonesa e primeiro vem ela para depois ser produzido o anime.
Bonsai
As pessoas estão cada vez mais procurando formas de levar a natureza para dentro de casa, inclusive aquelas que moram em apartamento.
O bonsai é uma forma de fazer isso, basta aprender a técnica que também é de origem japonesa e caiu perfeitamente em nossa cultura.
O bonsai significa “árvore na bandeja” ou “árvore no vaso”. A técnica consiste no cultivo de miniaturizar plantas, sem que sejam perdidas as características originais da espécie.
Em resumo, diferentes flores e frutos podem ser cultivados em formato de bonsai.
De fato, a cultura japonesa tem um peso enorme em nosso país, desde os detalhes do dia a dia como tomar um simples chá pela manhã, até os maiores que é tirar o Corolla da garagem e ir até o trabalho. Uma cultura que se faz presente até nos detalhes.