in , , , ,

Marketing de serviços: O que é?

Marketing de serviços O que é

Marketing de serviços são estratégias que trazem mais valor ao serviço e tem como objetivo convencer os clientes a escolherem uma empresa.

Por meio desse conjunto de técnicas, fica mais fácil aumentar a satisfação dos consumidores e usuários.

Embora as estratégias de marketing sejam muito importantes, os negócios não devem ser promovidos todos da mesma forma.

Cada organização possui suas diferenças e elas precisam ser consideradas na hora de criar as táticas de divulgação.

O setor de serviços movimenta cada vez mais a economia do país, mas para que continue crescendo e gerando lucros, não deve seguir as mesmas estratégias de uma empresa que vende produtos.

É necessário investir em práticas específicas que convençam os clientes e atendam às expectativas do público.

Portanto, independentemente do tipo de serviço oferecido, é crucial conhecer os princípios do marketing para se destacar no mercado.

Portanto, para aproveitar todos os benefícios do marketing de serviços, é fundamental conhecer um pouco mais sobre ele, mas existem muitos empreendedores que não compreendem ou nunca ouviram falar sobre essas estratégias.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é marketing de serviços, falar sobre sua importância, além de dar algumas dicas sobre o assunto.

Marketing de serviços: do que se trata?

Marketing de serviços é um conjunto de estratégias que agregam valor a um serviço e convencem o público a escolher uma empresa.

A maioria dos consumidores sabe diferenciar um produto de um serviço, mas poucos são capazes de definir seus conceitos.

Pode até ser simples explicar o conceito de produto, mas a definição de serviço parece um pouco mais subjetiva e complexa ao mesmo tempo.

Por conta disso, também é um desafio investir nas estratégias de marketing.

Assim, uma empresa de lavagem de tapetes persas oferece um tipo de serviço bem específico, mas existem outros que oferecem diferentes utilidades, considerando os objetivos do cliente.

Outra questão que precisa ser considerada é que os critérios de contratação também mudam de uma empresa para outra.

A concorrência é sempre muito acirrada e outros prestadores de serviços prometem fazer mais pelos clientes.

Tendo em vista a quantidade de variáveis, investir em marketing de serviços é fundamental para que a corporação não dependa apenas da própria sorte na hora de atrair clientes.

Importância do marketing de serviços

Investir em marketing de serviços ajuda a empresa a compreender as necessidades de seu público, sendo uma excelente oportunidade de otimizar os serviços.

Essa estratégia também destaca a organização no mercado em que atua e atrai potenciais clientes.

Um de seus benefícios é o fato de criar diferencial competitivo, pois existe muita dificuldade para os prestadores de serviços em apresentar o valor agregado de sua oferta.

Logo, uma empresa que realiza aluguel guindaste pequeno deve trabalhar com esse tipo de ação porque evita que ela fique exposta à comparação de preços, além de impedir que isso seja critério de decisão para os clientes.

Importância do marketing de serviços

Eles precisam experimentar a qualidade do que é oferecido para depois escolher a marca, por essa razão, o marketing de serviços procura tornar a oferta palpável, compreender as necessidades do cliente e usar uma linguagem adequada.

Esse tipo de marketing também lança inovações, tendo em vista que a cultura empresarial tem como foco as necessidades dos clientes e permite pequenas melhorias.

É possível melhorar os serviços introduzidos no portfólio e agregar mais valor aos contratantes. Na maioria dos casos, as inovações surgem por meio de sugestões, elogios e reclamações.

Assim sendo, é fundamental fornecer canais apropriados para planejar como as interações vão acontecer para coletar feedbacks dos consumidores, como no caso de um chatbot para ajudar em pesquisas de satisfação.

Essa técnica também é importante para que o negócio se transforme em referência para o cliente.

A companhia passa a enviar conteúdos úteis e informar sobre possíveis mudanças que podem afetar o cliente, além de manter conversas significativas com o público.

Tudo isso agrega valor a uma farmácia que faz remédio manipulado para dormir, transformando-a em referência para o cliente e sendo lembrada por conta dos contatos que estabelece com as pessoas.

Nesse contexto, é crucial planejar as interações e estabelecer maneiras inteligentes de se comunicar com potenciais clientes, que vai além de contatar um lead, pois é necessário estabelecer diálogo significativo com essas pessoas.

Dicas de marketing de serviços

Para investir em marketing de serviços, é muito importante conhecer algumas estratégias que devem fazer parte do planejamento de qualquer tipo de empresa. São elas:

1 – Definir as características do serviço

É necessário definir as características do serviço oferecido, destacando os seus benefícios e como pode agregar valor à vida do consumidor.

Lembre-se de que ele está relacionado à identificação e à elaboração de suas características, sempre focando nas vantagens que são capazes de atender as necessidades do mercado e agregar valor ao público.

O serviço base, como limpeza de estofados de carros, deve estar associado ao maior número de ofertas suplementares, para que se transforme em algo ampliado, e tudo deve ser desenvolvido de acordo com as necessidades dos consumidores.

2 – Saber promover a solução

Promoção é o tipo de estratégia usado para divulgar o serviço, e ela precisa mostrar a credibilidade e a competência da companhia e prestar serviços que realmente tragam bons resultados para os clientes.

Para abordar estas questões, é necessário usar a linguagem adequada e investir em boas estratégias de comunicação.

É uma forma de mostrar para o público as vantagens e os diferenciais do que é oferecido.

Também é muito importante mostrar a credibilidade da corporação e a competência técnica que é capaz de oferecer, transformando o serviço em vantagem competitiva.

3 – Tornar o serviço palpável

Um rastreador para máquinas agrícolas é um produto palpável porque podemos tocá-lo, ou seja, possui evidência física. A habilidade está relacionada a diversos fatores, como:

  • Características do estabelecimento físico;
  • Apresentação dos funcionários;
  • Cartões de visita;
  • Organização dos equipamentos.

Também podemos dizer que ela se relaciona ao modo como a empresa interage com os consumidores e os canais onde ocorrem essas interações.

A principal diferença entre vender um produto ou um serviço é que o produto é algo palpável, o que transmite um sentimento de posse muito maior no consumidor, consequentemente, gerando uma ideia de valor.

Os serviços também precisam dessa pautabilidade para aumentar a percepção de valor por parte do público.

Existem várias alternativas para resolver essa questão, como relatórios de prestação de contas sobre os serviços, uniformes para os profissionais, cartões de visita, dentre outros.

3 - Tornar o serviço palpável

4 – Prezar pela produtividade e qualidade

Produtividade e qualidade são duas coisas muito importantes para um fabricante de bateria de caminhão de 150 amperes ou qualquer outro tipo de negócio.

Se a empresa quiser garantir a qualidade de seus serviços, precisa criar maneiras para garantir a entrega, exatamente de acordo com aquilo que foi contratado pelo cliente.

Também é essencial investir em boas práticas para maximizar os recursos, otimizar os prazos de entrega e reduzir as despesas.

A produtividade nada mais é do que excelentes práticas para executar os serviços, reduzir o tempo de trabalho da equipe, ampliar os recursos usados e diminuir as despesas.

A qualidade, por sua vez, é a garantia de encontrar condições que atendam às expectativas dos clientes e os torne mais satisfeitos.

O marketing de serviços usado por uma empresa de manutenção de braço auxiliar robótico industrial vai muito além dos 4Ps de marketing.

Assim sendo, é primordial observar de que maneira esses processos são modernizados e ampliados, e eles são fundamentais para que as empresas possam usá-los continuamente.

5 – Saber definir o preço

O preço considera os esforços realizados pela equipe, o tempo necessário para que o serviço seja executado, a complexidade do projeto e o perfil de cada cliente.

Ele também avalia as despesas e os custos gerados com a prestação do serviço.

O preço por um serviço de terceirização de limpeza hospitalar, por exemplo, é o valor que o cliente precisa investir para receber aquilo que deseja contratar.

O valor cobrado pela prestação deve ser capaz de arcar com todos os custos de sua execução, além de ser atraente para os clientes e potenciais clientes.

Em outras palavras, o preço cobrado por um serviço deve valorizar aquilo que é oferecido, ser benéfico para a marca e compatível com as possibilidades financeiras do cliente.

Considerações finais

O marketing de serviços é uma excelente estratégia para diferenciar a empresa em um mercado cada vez mais concorrido.

Ao invés de fazer igual aos demais, competindo freneticamente por preços e prazos, estas são ações que ajudam a construir um relacionamento com os clientes e que segmentam as estratégias.

A empresa assume um posicionamento estratégico em seu mercado, oferece seus serviços por um preço justo e ainda conquista novos clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender a ter controle financeiro?

Como aprender a ter controle financeiro?

Qual a importância de um plano de negócios

Qual a importância de um plano de negócios?