in , , , ,

Entenda sobre marketing digital e invista agora!

Entenda sobre marketing digital e invista agora!

Um dos segmentos mais rentáveis e promissores da gestão de empresas, o marketing digital é uma área que atende profissionais e marcas em busca de maior visibilidade e perspectivas de receita. 

Caracterizado por técnicas de publicidade e atendimento exclusivas para o cenário virtual, o segmento é um instrumento de conhecimento sobre como funciona a dinâmica das plataformas online e como as empresas podem usá-la a seu favor. 

Por que marketing digital é tão importante?

A busca crescente por serviços de marketing digital, um mercado que se manteve aquecido mesmo em crises financeiras ou de reputação, como escândalos relacionados à segurança de dados, pode despertar quais as razões para tamanha demanda. 

A realidade virtual é inevitável nos dias atuais e conforme a cobertura de rede se expande, as pressões para que as empresas se encaixem nesse novo modelo se intensificam. 

O marketing digital é uma bússola que guia empresas em um cenário completamente novo.

Ações eficazes de marketing digital

Investir em marketing digital é uma opção disponível para uma clínica de fertilização, posto que suas ferramentas são múltiplas, exigem um volume variado de recursos e por isso, pode se adaptar a qualquer estratégia. Suas principais ações são:

Pesquisa do usuário e criação de persona

O início de qualquer estratégia de marketing digital se estabelece na pesquisa de usuário, em busca do entendimento sobre seu comportamento. 

Apenas compreendendo a jornada do consumidor na web, é possível adaptar outras técnicas para cada empresa. 

A internet é um vasto espaço compartilhado por 59,5% da população mundial segundo levantamento, um número total de 4,66 bilhões de usuários ativos, espalhados por todos os continentes. Grande parte desse público interage pelas mídias sociais. 

Plataformas que focam seu funcionamento na produção de conteúdo voluntária e orgânica, motivada pelo desejo de comentar e reagir ao que amigos, familiares e personalidades fazem, as redes sociais são o exemplo mais vistoso do potencial de engajamento online. 

Com infraestrutura que permite o compartilhamento de dados sensíveis, a transferência de valores monetários, a comunicação em tempo real, por meio de mensagens de texto sobre colocação de DIU, a internet é como uma imitação ultra realista do mundo offline. 

Em vias de transição para a sociedade 5.0, o futuro da tecnologia digital pretende conectar todas as experiências humanas à rede. 

Projetos que envolvem roupas e eletrodomésticos inteligentes, a internet é a maior biblioteca da história da humanidade. 

A reunião de tão imenso volume de dados deu origem ao conceito de Big Data, o acúmulo de arquivos soltos da web, de milhares de usuários, favorece a implementação de técnicas mais sofisticadas de análise estatística, revolucionando as ações de marketing. 

Para lidar com tamanha diversidade, a resposta é a segmentação do usuário.

As plataformas online se adaptam a cada tipo de acesso e algoritmos são criados para avaliar o que precisa ser feito, quais conteúdos devem ser recomendados. 

Em marketing digital, o conhecimento de quem o público para o qual o anúncio é direcionado é uma parte vital do processo. 

A partir do uso das informações contidas pela Big Data, é possível definir qual é o perfil de busca de auxílio jurídico para condomínios

O perfil do produto é a pessoa que mais necessita daquela mercadoria, o indivíduo que representa o grupo gerador da demanda. 

A internet permite saber quais são seus interesses e eles vão ditar o tom da comunicação da empresa, isto é, sua persona de marca. 

O processo de prospecção e assessoria de imprensa de uma organização depende do uso de termos humanos, aspecto que estabelece um nível de humanização da marca. 

O conceito de persona explora esse efeito, unindo interesses da empresa e do usuário. 

Considerando que a persona de marca é a voz e imagem por trás da instituição, o consumidor digital deseja ver seus valores naquilo que consome, preferindo marcas de caderno personalizado mais compatíveis com seu estilo, além da qualidade técnica. 

Pesquisa do usuário e criação de persona

Nisso se desenvolve a ideia de valor agregado ao produto, um conjunto de características valiosas, percebidas pelo cliente, que diferencia uma marca de outra, criando preferência. 

Para a criação da persona de marca, é importante considerar os fatores: 

  • Missão e valores da empresa; 
  • Grau de inovação tecnológica do negócio; 
  • Área de atuação e tipo de cliente (B2B ou B2C); 
  • Diferenciais no atendimento da marca. 

Portanto, o que difere a persona de marca da definição de um público-alvo é a inserção de aspectos internos do empreendimento na comunicação externa. 

Assim, a imagem pública da empresa é compatível com seu ambiente organizacional.

Integração entre inbound e outbound marketing 

Também chamado de marketing de atração e marketing de interrupção, inbound e outbound são as metodologias dominantes da publicidade. 

O outbound resgata valores do marketing tradicional, anterior à internet, enquanto o inbound é fruto da iniciação digital. 

A maior diferença entre os dois grupos está no conceito de lead, um estágio importante para o contato entre empresa e consumidor. 

Para o outbound marketing, lead é todo aquele que se encaixa no público-alvo, que funciona como exames admissionais

Essa definição é justificada pois, no outbound, a comunicação com o potencial cliente é iniciada pela empresa, sob a imagem do vendedor, que realiza a prospecção via atendimento personalizado.

No inbound, o consumidor é persuadido a iniciar o contato. 

Por isso, no inbound marketing, lead é todo aquele que demonstra interesse nos produtos da empresa ao ceder informações de contato em seu site. 

A conversão pode acontecer por formulários de pesquisa, inscrições em cursos ou cadastros para notificação de itens. 

Em geral, a geração de leads pelo inbound acontece pelo fornecimento de um endereço de email. 

Nele, a empresa pode enviar alertas com promoções de kit churrasco personalizado, renovações de estoque e quaisquer ações do interesse do usuário. 

Integrar técnicas de inbound e outbound marketing é uma prática de marketing digital que potencializa os resultados do negócio, ao andar por duas frentes. 

O Inbound pode beneficiar a criação de uma experiência personalizada, enquanto o outbound qualifica o atendimento. 

Entre as principais técnicas de inbound marketing, uma parte significativa do marketing digital, o funil de vendas é a mais famosa e usada. 

Com infográficos no formato de um triângulo invertido, divide o relacionamento com o cliente em topo, meio e fundo do funil.

Abordagem omnichannel 

Assim como a diversidade de metodologias é recomendada para o marketing digital, o uso de múltiplos canais de comunicação é também uma etapa importante para a criação de uma campanha eficaz para uma farmácia de manipulação florais, por exemplo. 

A abordagem omnichannel, no entanto, se distingue daquilo que é multichannel por incluir um elemento adicional: a integração entre todas as plataformas utilizadas, ou, a sincronização entre elas. 

De acordo com esse conceito, uma empresa que investe em uma boa estrutura de marketing digital deve estar presente em um site oficial e nas principais plataformas de interação, as ditas redes sociais. 

A depender do modelo de negócio e do tipo de produto ou serviço prestado, a criação de um aplicativo para smartphone é ideal, uma vez que mais de 90% dos usuários da internet já enxergam o celular como seu principal dispositivo de acesso. 

Experiência do usuário desktop e mobile

Atualmente, duas categorias de dispositivos dominam o acesso à internet, com aparência e capacidades muito distintas. 

A categoria desktop, referente aos computadores de mesa e portáteis, abre espaço para o segmento mobile, dos smartphones. 

Os computadores tradicionais são marcados por uma tela larga, semelhante aos televisores, com amplitude de imagem na horizontal. 

Os celulares, por outro lado, são estruturas estreitas, com amplitude de imagem na vertical. 

Essas características afetam o modo como o usuário experimenta os elementos visuais e o quão confortável é a navegação em sites e redes sociais.

Para solucionar a discrepância, as empresas de tecnologia começaram a investir nos aplicativos. 

Programas que podem ser instalados no sistema operacional do dispositivo, os aplicativos são feitos sob medida para os smartphones, tanto em termos de layout, quanto em capacidade de armazenamento. 

Por outro lado, os sites foram impulsionados a investir em infraestrutura anexa ao modelo projetado para desktop, de maneira a tornar automática a mudança de layout para o navegador, uma vez identificada a conexão via smartphone. 

Experiência do usuário desktop e mobile

Otimização para motores de busca (SEO)

Por fim, os mecanismos de otimização para motores de busca formam o conjunto de recursos mais famosos em marketing digital, referidos pela sigla SEO. 

Seu surgimento se dá com a análise dos algoritmos de indexação e a transformação de dados em teoria. 

A base para as técnicas de SEO gira em torno do conceito de recomendações como motor que define a relevância de um site. 

Essas recomendações estão sob a forma de menções da marca ou de seus links em páginas de terceiros. 

A distribuição e organização de links internos e externos a um site é chamada de link juice, e pode ser usada para organização de convite de aniversário masculino

Seu nível de qualidade é decidido pelos motores de busca, com base em: 

  • Compatibilidade com tema e segmento; 
  • Reputação das páginas referenciadoras; 
  • Contribuição à navegabilidade do site; 
  • Citação de palavras-chave de peso; 
  • Configuração de meta tags. 

As ações de link building, denominação para o SEO voltado para análise de endereços virtuais, que se focam na estrutura interna do site contemplado são chamadas de “onpage”. 

Por outro lado, as ações que criam referências externas são “offpage”. 

Conclusão

Em resumo, marketing digital é uma das áreas mais importantes do mercado atual, abrangendo grande parte dos serviços prestados por agências de publicidade e consultorias voltadas para o atendimento ao público. 

Pensar em marketing digital é pensar em métodos seguros e eficazes de coleta e tratamento de dados, uma realidade possível graças à internet e suas plataformas por isso se inscrever no melhor curso de marketing digital grátis e essencial para você que desejar ser um profissional de qualidade. 

Gostou do conteúdo do nosso blog? então não perca a oportunida de conhecer nossos cursos gratuitos marketing digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entenda sobre a gestão de eventos

Entenda sobre a gestão de eventos

Entenda sobre o curso de instalação e manutenção de ar condicionado

Entenda sobre o curso de instalação e manutenção de ar condicionado