in ,

Como o marketing pessoal pode impulsionar a sua carreira

Como o marketing pessoal pode impulsionar a sua carreira

O conceito de marketing pessoal está geralmente associado ao trabalho de profissionais autônomos e freelancers, que precisam promover a sua própria imagem, em busca de mais clientes e oportunidade de trabalho.

No entanto, a estratégia pode ser adotada por qualquer tipo de profissional, sendo possível se estabelecer como uma autoridade no mercado, ganhar reconhecimento e, com isso, obter sucesso na carreira.

Diante de todas as vantagens do marketing pessoal, muitas pessoas buscam qualificação na área, pesquisando por cursos online que possam dar dicas de autopromoção e técnicas eficientes para alavancar a própria imagem.

O artigo de hoje vai mostrar como o marketing pessoal pode impulsionar a sua carreira, sendo uma ferramenta valiosa para profissionais atuantes em diferentes frentes do mercado de trabalho, além de trazer algumas dicas para aplicar a estratégia.

Ficou interessado(a)? Então, continue a leitura!

Mas, afinal, o que é Marketing Pessoal?

O marketing pessoal é uma estratégia voltada à promoção de um profissional, sendo usada para fortalecer a imagem e a reputação por meio da divulgação de nossos próprios trabalhos. 

É uma ferramenta capaz de transformá-lo em referência ou autoridade no mercado, influenciando estrategicamente as contratações.

Portanto, considera-se como marketing pessoal o conjunto de estratégias aplicadas de modo planejado, com o intuito de promover a sua imagem pessoal, para que as demais pessoas tenham confiança no seu trabalho.

Quando bem trabalhada, a estratégia é vantajosa tanto para os profissionais autônomos, como um artista que personaliza uma etiqueta escolar homem aranha, quanto para trabalhadores CLT, que podem usar argumentos viáveis para conseguir uma contratação.

Por esse motivo, o marketing pessoal envolve inúmeras iniciativas, como a produção de conteúdo e posicionamento, para criar uma imagem diferenciada e de forte influência. 

Para isso, é necessário explorar as características e habilidades do trabalhador, além de usar diferentes canais (online e offline) para a divulgação.

Ou seja, o marketing pessoal pode ser realizado de modo presencial (em reuniões, visitas aos clientes, palestras e cursos) ou online (por meio de mídias sociais, como Linkedin, Instagram e blogs), a partir de uma construção de argumentos válidos que destacam as pessoas da concorrência.

Mas, afinal, o que é Marketing Pessoal

Quais as vantagens do Marketing Pessoal?

Quando vamos contratar uma empresa para construir uma torre de resfriamento de água, ou qualquer outra coisa, sempre pesquisamos por referências e informações, para ter a certeza de contratar um empreendimento sério e que faça um bom serviço.

O mesmo vale para o marketing pessoal. Ao se trabalhar a própria imagem no mercado, as pessoas passam a ter mais confiança nas suas tarefas, algo que contribui para melhorar o reconhecimento e, é claro, aumentar as vendas.

Além disso, há muitas outras vantagens em investir na estratégia. Abaixo, confira alguns benefícios do marketing pessoal.

Maior atenção no seu trabalho

Conquistar um espaço de destaque no mercado é muito mais fácil quando se atrai atenção para aquilo que fazemos. 

Cerca de 70% dos empregadores costumam conferir as redes sociais dos seus candidatos, antes de contratá-los, para verificar se o seu perfil corresponde aos valores e a missão da empresa.

Por esse motivo, é importante demonstrar suas qualificações na internet, bem como em outras mídias, já que não ter nenhum dado sobre isso pode ser visto como algo suspeito, segundo uma pesquisa do CareerBuilder.

Conquistar a confiança dos clientes

Imagine que você precisa comprar um gerador de cloro para piscina, mas ainda não sabe qual é a melhor máquina. 

Mas, depois de uma pesquisa, você acabou decidindo pelo produto que melhor atende às suas necessidades e, além disso, passe confiança.

Isso também vale para a reputação dos profissionais, já que é preciso conquistar a confiança dos clientes, para que eles possam contratar o seu trabalho.

Nesse sentido, o marketing pessoal oferece os recursos necessários para assegurar um bom relacionamento com os compradores, para que eles tenham a certeza de que seus serviços são de qualidade e, além disso, possa indicar você para outras pessoas.

Maior carteira de clientes

Ter uma carteira saudável de clientes é a garantia de que não haverá falta de trabalho. 

Além disso, com a construção de uma boa imagem, cada vez mais pessoas irão querer contratar você. Por isso, o marketing pessoal pode ser uma excelente ferramenta, até mesmo para enfrentar os momentos de crise.

5 dicas de Marketing Pessoal para alavancar a sua carreira

Diante das inúmeras vantagens do marketing pessoal, muitos profissionais investem na estratégia, buscando cursos online ou aprimoramento técnico para melhorar suas iniciativas e campanhas.

Para te ajudar nessa empreitada, selecionamos algumas dicas de como usar o marketing digital para alavancar sua carreira. Leia a seguir!

1 – Apresente-se de forma objetiva

O marketing pessoal necessita de uma boa apresentação. Quer dizer, é preciso saber falar sobre si mesmo de forma adequada, abordando experiências passadas, metas e as principais formações.

Durante uma apresentação em público, vale a pena investir em um microfone sem fio profissional, para que você possa gesticular e comunicar de forma eficaz para a audiência. Isso transmite confiança e credibilidade, o que conta pontos para a sua imagem.

Algumas recomendações para melhorar a sua apresentação são:

  • Tenha uma boa retórica;
  • Escreva suas principais formações;
  • Escreva quais são suas experiências;
  • Busque uma linguagem objetiva;
  • Evite usar palavras informais.

O mesmo vale para as apresentações online. Lembre-se de destacar sua carreira, com atenção para não misturar perfis pessoais do profissional.

2 – Tenha cartões de visita e panfletos

É importante ter sempre em mãos alguns cartões de visitas ou outros materiais, para fornecer informações aos clientes interessados. 

Por exemplo, o panfleto de pizzaria continua sendo uma ferramenta muito adequada para atrair o público – o que também é válido para o marketing pessoal.

Lembre-se de fazer um design adequado ao seu tipo de trabalho e trazer as principais informações, como nome completo, profissão, contatos (e-mail, telefone, entre outros).

Inclusive, é possível personalizar outros itens de comunicação, como um guardanapo de festa, em um evento corporativo promovido por você. Apenas tenha cuidado para não exagerar, para não passar a sensação de egocentrismo ao seu público.

3 – Compartilhe conteúdo interessante

Hoje em dia, as pessoas não querem ser bombardeadas por propagandas e anúncios invasivos, que somente trazem o preço e a descrição do produto. 

As empresas já perceberam que as estratégias de marketing tradicional precisam ser reformuladas e que o público pede por conteúdo, isto é, mais informações sobre produtos e serviços.

Isso não quer dizer o completo abandono das técnicas convencionais. Aliás, o porta etiquetas ainda é um ótimo aliado para colocar preços nas mercadorias. Mas é preciso ir além e produzir materiais relevantes.

No caso do marketing pessoal, o compartilhamento de conteúdo também é muito importante, uma vez que as pessoas podem buscar por informações e se deparar com artigos escritos por você.

Desse modo, a audiência consegue ter mais credibilidade no seu trabalho, algo fundamental para conquistar a confiança e, assim, obter mais clientes.

3 - Compartilhe conteúdo interessante

4 – Participe de eventos, congressos e feiras

Os eventos corporativos são importantes locais para encontrar outros trabalhadores e estabelecer um networking eficaz. 

Além disso, as feiras, por exemplo, são oportunidades para exibir seus produtos com uma estande de vendas.

Afinal de contas, o marketing pessoal depende de dois fatores principais: a percepção que o público tem sobre o seu trabalho e o reconhecimento do mercado. 

Assim, se você age com profissionalismo no relacionamento com clientes e também participa de eventos, provavelmente estará à frente da concorrência.

5 – Adote boas práticas nas redes sociais

As redes sociais podem funcionar como canais para aplicação do marketing pessoal, mas também podem prejudicar a sua imagem. 

Por esse motivo, é importante ter cuidado com tudo o que é publicado nessas mídias.

O ideal é separar seus perfis pessoal e profissional, porém, em muitos casos, eles são indissociáveis (principalmente para os autônomos e freelancers). 

Por isso, adote boas práticas de uso das redes sociais, evitando discussões de baixo calão e tendo cuidado com certos tipos de posicionamento.

Conclusão

O marketing pessoal é uma estratégia bastante eficaz para os profissionais da atualidade. Afinal de contas, é preciso se destacar da concorrência e, ao mesmo tempo, garantir o reconhecimento pelo mercado de trabalho.

Uma boa comunicação, transparente e objetiva, é a prioridade da estratégia, que pode ser usada tanto em canais online (redes sociais, blogs, sites), quanto campanhas físicas (eventos corporativos, apresentações, feiras, etc.).

Por isso, é importante procurar por cursos online de qualidade que tratem sobre as técnicas de aplicação do marketing pessoal, para que a estratégia tenha um bom desempenho e possa contribuir com o sucesso da sua carreira.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Referências

https://www.dlojavirtual.com/sem-categoria/marketing-pessoal-como-fazer-para-impulsionar-sua-carreira/

https://blog.locaweb.com.br/desenvolvedores/6-dicas-de-marketing-pessoal-para-elevar-a-carreira-de-desenvolvedor/

https://www.dlojavirtual.com/marketing/como-o-marketing-pessoal-pode-impulsionar-seu-negocio/

https://www.terra.com.br/economia/vida-de-empresario/blog-the-speaker/marketing-pessoal-eficaz-tecnicas-para-impulsionar-a-imagem,e0ae7a107b37bf5e9e5d8bfd1e3210ffp6oahtge.html

https://comunidade.rockcontent.com/marketing-pessoal/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como o nutricionismo pode te ajudar

Como melhorar ações de secretariado escolar

Como melhorar ações de secretariado escolar?