in ,

Mecânica automotiva: entenda mais sobre a área

Mecânica automotiva entenda mais sobre a área

Uma das áreas mais vantajosas de atuação no Brasil é a mecânica automotiva. Com uma das maiores frotas do mundo e um apreço pelo uso de carros, o país apresenta um amplo cenário para mecânicos.

Levando isso em consideração, como pode-se imaginar, há uma grande concorrência no ramo de oficinas mecânicas. Se você estiver em uma grande cidade, é possível encontrar duas ou três em um mesmo bairro. 

O que determinará a escolha de um profissional de mecânica automotiva em detrimento de outro é o grau de confiança que passará a seu cliente, devido a sua experiência e seu know-how.

Uma das formas de impressionar sua clientela é mostrar-se sempre atualizado e especializado, podendo tanto atuar com um carro antigo que precisa de reforma, quanto com um modelo recém-lançado e saído da loja.

O mecânico nunca terá como saber se, ao receber um carro para revisão, encontrará algum defeito maior que exigirá uma troca complicada de peças ou, ainda, um serviço mais detalhado. Assim, é importante estar preparado para todas as situações. 

Da mesma forma que um encanador não sabe se lida com um defeito grande que exigirá uma troca de registro ou meramente a troca de um selo mecânico duplo até abrir o sistema de encanamentos, é ideal que o cliente acompanhe o serviço sempre. 

Assim, caso haja mais algo a ser trocado, ele confiará no que o profissional tem a expor e não duvidará que é apenas uma tentativa de ganhar mais dinheiro. 

Para isso, a formação é essencial, porque enquanto mecânico você precisará explicar detalhadamente qual o defeito encontrado. 

Estudar sempre é a chave do sucesso na área

Em todas as áreas, é importante estudar e buscar a melhor formação possível para poder se aventurar no ofício. Esse aprimoramento não necessariamente vem da via acadêmica.

Muitas vezes, um profissional aprende seu ofício ao trabalhar com algum parente mais velho que possui um estabelecimento ou oficina e se dispõe a ensinar. O aprendizado pela via da experiência é, sem dúvida, uma das melhores formas de conhecer uma ocupação.

No entanto, existem ações que fazem diferença quando um cliente procura um profissional para atendê-lo e confiar seus bens para conserto. Assim, algumas dicas sempre podem ajudar você a se tornar ainda mais procurado como profissional.

Entre os recursos que podem ser usados para abrilhantar ainda mais o seu currículo, assim como o seu negócio, está buscar cursos que agreguem também ao seu cartão de visita pessoal.

Isso vale tanto para o profissional que acaba de buscar uma nova área e que se depara com a possibilidade de atuar na mecânica automotiva, quanto também para pessoas já estabelecidas no ofício buscando recolocação ou abrir sua própria oficina. 

Uma maneira de sempre estar bem colocado no mercado e ser o mecânico esperado pelos clientes é estar em constante evolução, e aprendizado nunca é demais. Para isso, é interessante buscar cursos que possam agregar mais elementos para o ofício.

Ao procurar ampliar sua formação, o profissional deve pesquisar se o curso escolhido tem certificado e se é oferecido por uma instituição reconhecida. Isso faz toda a diferença e pode ser um diferencial.

Que atire a primeira pedra aquele que nunca se viu complicado quando, ao tentar dar partida, percebe que o carro não responde. Isso acontece nas piores horas, antes de um compromisso importante ou ao se preparar para ir ao trabalho de manhã.

Estudar sempre é a chave do sucesso na área

Por isso, a ideia é ser o mecânico 24 horas mais próximo no seu bairro. Uma das melhores formas de conseguir um cliente para a vida é tirá-lo de uma enrascada como essa. Além disso, ao conhecer o carro, seu cliente confiará apenas em você para mexer.

Mostrando-se disponível quando outras oficinas já estão fechadas poderá ser uma ótima forma de encontrar e formar sua clientela fiel. 

É importante distribuir cartões e folhetos em lugares de interesse, como salões de cabeleireiro, espaço de coworking, academias e outros empreendimentos do bairro.

A seguir, saiba porque se especializar em uma área da mecânica automotiva pode ser vantajoso para o mercado de trabalho:

1 – Serviço mais específico gera mais confiança 

A cada ano, são lançados diversos novos modelos de carros, com funcionalidades modernas e recursos inteligentes, que podem tornar a vida de quem os conserta mais complicada.

Com a ampliação de sua formação, é possível que você também possa oferecer novos serviços, ainda mais sofisticados e minuciosos que uma simples troca de pastilha de freios. Isso, sem dúvida, se converte em ganhos maiores.

Como todo profissional sabe, receber veículos para manutenção periódica é um excelente meio de se fazer caixa, mas o que realmente traz o sustento da oficina são serviços mais especializados, com preços compatíveis. 

O curso também tem a possibilidade de proporcionar o contato com novas ferramentas e tecnologias para a realização do serviço, tornando-o ainda mais ágil. 

2 – Conhecimento de novas tecnologias

O que era suficiente para ser um excelente mecânico 5 anos atrás, pode não ser mais o necessário para lidar com veículos mais modernos. O bom profissional deve sempre buscar alternativas para se preparar para lidar com o que aparecer em sua oficina.

Assim, pode ser interessante buscar um curso que tenha como foco também a apresentação de carros híbridos e elétricos, para que você possa ampliar seu escopo de atuação para diversos tipos de veículos.

Essas são tecnologias que têm ganhado cada vez mais espaço, portanto, é uma alternativa muito vantajosa conhecê-las mais a fundo e se especializar para receber cada vez mais clientes com esses automóveis. 

Pode ser bom para o negócio e sua atuação se tiver a confiança de pessoas que lidam com o ramo automotivo, como colaboradores de concessionárias e de autoescolas que lidem com regularização cnh suspensa.

Como mencionado, o mercado de trabalho de um profissional de mecânica automotiva pode ser saturado em diversas localidades de nosso país. É preciso garantir mais que um bom serviço em prazos que agradem o cliente, com valor competitivo.

Pode não ser o suficiente oferecer descontos e brindes para manter sua oficina se o cliente não sente que há conhecimento para cuidar de seu bem precioso. Não há polimento geral gratuito que compense um erro por desconhecer novos recursos de um automóvel.

Benefícios de se fazer um curso de mecânica

As vantagens de buscar um curso voltado para ampliar seus conhecimentos em mecânica automotiva podem ser tão grandes que ultrapassam até a atuação na área, afinal, é sempre bom saber o que está sendo feito em seu veículo.

Assim, para profissionais que atuem no ramo automotivo, algumas das claras vantagens de realização de um curso de mecânica são:

  • Aumentar sua habilidade de gerir seu negócio;
  • Estar sempre atualizado;
  • Capacidade de lidar com diversos tipos de veículos;
  • Vencer a concorrência em busca de clientela;
  • Possibilidade de fazer serviços mais minuciosos;
  • Garantir aumento nos lucros.

Benefícios de se fazer um curso de mecânica

Para um dono da própria oficina, mais atribuições são exigidas do que o conhecimento sobre mecânica automotiva. É preciso gerir outros profissionais, ter boa capacidade de explicação para expor questões aos clientes e lidar com o público em geral.

Precisa, ainda, saber lidar e gerenciar bem os recursos financeiros, assim como administrar bem os prazos para os clientes, afinal, quem deixa o carro em uma oficina mecânica deseja tê-lo de volta o mais rápido possível. 

Para tais necessidades, um curso que tenha esses elementos em sua grade curricular pode ensinar mais do que o tamanho certo de embreagem ou a necessidade de revisão de freios. 

Dessa forma, a realização de curso e a ampliação de sua formação pode auxiliar tanto em seu negócio próprio, quanto se o profissional estiver buscando recolocação dentro da área.

É interessante que o seu curso seja reconhecido, lecionado por uma boa instituição e ofereça certificado, independentemente de ser online ou presencial. Ainda, ao procurar emprego em empresas ou oficinas, é interessante colocar entre as primeiras informações.

É diferente, por exemplo, se apresentar como motorista que fala outra língua e motorista particular bilíngue. O mesmo vale para a maneira de expor seu curso de mecânica automotiva. Se apresente como “mecânico certificado” e verá a diferença.

Considerações finais 

A chave do sucesso, em qualquer área, é buscar a melhor formação e não parar nunca de se aprimorar, para encantar os velhos clientes e sempre encontrar novos. Trabalhar no ramo da mecânica automotiva não é diferente. 

Um profissional com uma formação sólida, agregada a anos de experiência, será a escolha certa tanto para uma jovem recém-habilitada, quanto para um portador de cartão do idoso para estacionamento

Sempre há novidades e o profissional deve estar atualizado para poder oferecer o melhor serviço.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Por que ter uma alimentação saudável

Por que ter uma alimentação saudável?

Direito do consumidor por que aprender

Direito do consumidor: por que aprender?