in ,

Medicina: conheça algumas especializações para você investir

Medicina conheça algumas especializações para você investir

Existem muitas especializações da Medicina que devemos considerar quando buscamos uma maneira de se destacar no mercado da Saúde.

Não é à toa, já que os salários de médico são sempre muito altos e a profissão conta com grande estabilidade trabalhista, algo desejado por grande parte da população.

Não é à toa que só uma faculdade do Tocantins reúne 7,5 mil candidatos ao vestibular de Medicina.

Apesar da pandemia do novo coronavírus ter feito muitos médicos vítimas da doença, a profissão ainda sai como uma das mais desejadas pelos brasileiros.

Isso porque, além do salário e da estabilidade, um médico também conta com muito prestígio na sociedade.

E, claro, há o fato de realmente fazer uma diferença na vida das pessoas todos os dias, o que é muito gratificante

Mas é importante entender quais são as principais especializações da Medicina disponíveis no momento para direcionar seus estudos desde já para elas. Quer saber quais são? Então siga a leitura abaixo!

5 especializações da Medicina a considerar

1. Obstetrícia

Muitas vezes aliada à ginecologia, o setor de obstetrícia oferece muitos caminhos de especialização: desde gravidez de risco até estudo de novas tecnologias para a chegada de um bebê. 

Esta área é também uma das mais bem remuneradas, além de ser de extrema importância, já que cuidar da saúde da gestante é vital para quem quer trazer novas vidas ao mundo.

2. Geriatria

Com o crescimento da população idosa no país, e maior expectativa de vida, a medicina voltada para este grupo tem se tornado cada vez mais necessária para atender a demanda. 

A especialização em geriatria serve para lidar com as diferentes questões que os idosos sofrem quando chegam à idade avançada, como fraqueza nos ossos, problemas na vista, e ensina como tratar desse público que depende tanto de seus tratamentos para continuar vivendo com qualidade.

Nesta especialização, é possível atuar em diversas áreas, como ortopedia, endocrinologia, reumatologia e cardiologia, que são as mais requisitadas pelos pacientes idosos.

2. Geriatria

3. Cirurgia Pediátrica

A Cirurgia Pediátrica é, hoje em dia, uma área de grande importância para clínicas e hospitais de todos os tipos.

Isso porque o desafio de lidar com cirurgias em crianças e adolescentes é muito significativo e traz algumas diferenças importantes em relação ao desafio de lidar com o mesmo processo em adultos.

Até as próprias razões para a prática são muito diferentes, já que o “padrão” é que essas cirurgias sejam feitas por causa de algumas doenças específicas.

Por isso, um profissional da saúde com especialização nessa área tem muita responsabilidade em sua atuação profissional e precisa ser realmente muito bom. No entanto, também terá muitas oportunidades de trabalho.

4. Psiquiatria

Se antigamente a psiquiatria era um tabu, hoje a demanda por tratamento nesta área só cresce.

O profissional psiquiatra é responsável por tratar de síndromes e doenças relacionadas à mente do ser humano, prescrever medicamentos quando necessário, e muitas vezes, fazer um trabalho paralelo ao do psicólogo.

Dentro da área de psiquiatria, é possível também seguir a carreira de pesquisador. Neste segmento, você pode estudar e buscar novas formas de tratamento e de compreensão para as doenças já existentes.

Se tiver interesse na atuação prática, é possível montar um escritório particular, trabalhar em uma clínica, ou trabalhar em hospitais.

5. Dermatologia e estética

A área de dermatologia e estética tem ganhado força em clínicas particulares e especializadas em procedimentos de pequeno porte, como aplicação de botox.

O rendimento deste trabalho costuma ser alto, por ter grande valor agregado por seus pacientes, e a fidelização é grande, já que um procedimento bem-sucedido que visa cuidar da autoestima tende a trazer gratidão aos clientes.

Mas não só de estética a área de dermatologia sobrevive. Ela também lida com problemas de pele leves e graves, como verrugas, alergias, tumores e até câncer.

O dermatologista também pode operar micro cirurgias não-invasivas em sua própria clínica para tratar destes problemas, e receitar, além de remédio, cosméticos que possam ajudar a lidar com algumas doenças.

5. Dermatologia e estética

6. Medicina do Sono

A Medicina do Sono é uma área em amplo desenvolvimento atualmente, conforme fica mais e mais importante a ideia de que o Sono é um dos estágios mais importantes da nossa vida.

E não poderia ser diferente: nós passamos mais de 1 terço da vida dormindo, é claro que esse período teria importância significativa.

Mas a Medicina do Sono não se trata de tentar entender o que significa sonhar com gato, dinheiro, dentes caindo ou ir para a escola. Sua área de atuação é muito mais profunda e científica do que isso.

A Medicina do Sono analisa todo o processo de sono, as ondas cerebrais nos diferentes estágios e tenta entender como essa experiência é eficaz para os nossos neurônios, nosso sistema nervoso e, claro, nossa psique.

Afinal de contas, os sonhos e o sono têm papel muito importante para o desenvolvimento da nossa personalidade e ajudam a entender traumas, processos específicos e a maneira como enxergamos as pessoas e alguns eventos.

E aí, quais dessas especializações da Medicina parecem mais interessantes para você? Comente abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Biografia para Instagram 45 exemplos para você se inspirar

Biografia para Instagram: 45 exemplos para você se inspirar

6 dicas para perder o medo na hora de dirigir

6 dicas para perder o medo na hora de dirigir