in

Mercado financeiro: quais são as áreas de atuação?

Mercado financeiro quais são as áreas de atuação

O mercado financeiro é uma área promissora que traz diversas possibilidades de atuação para a pessoa que tem conhecimento na área. É nesse local que as principais negociações financeiras são feitas. 

Aliás, como o dinheiro está envolvido na vida de todo mundo, essa é uma área que tem muitas oportunidades, sejam as mais diversas. O profissional pode atuar em empresas, pequenos negócios, ONGs e muitos outros lugares. 

Desse modo, a pessoa que trabalha neste ramo cuida principalmente de investimentos, e tem como obrigação analisar o mercado, e perceber quais são as boas oportunidades para quem deseja investir e quer vender algum título.

Por esse motivo, neste artigo, abordaremos como funciona o mercado de atuação para quem trabalha com finanças, quais são os benefícios e áreas de atuação. Acompanhe a leitura!

Como funciona o mercado?

O mercado financeiro tem um ambiente bastante movimentado e é conhecido por grande parte das pessoas como o local onde se vende ações. Porém, um economista atua nos mais variados setores. 

Esse é um ambiente onde pode ser vender títulos, mercadorias e qualquer coisa que tenha valor. Assim, é no mercado financeiro onde há mais investidores e pessoas que queriam vender, sendo um local onde as pessoas querem ganhar dinheiro.

Além disso, o mercado também é bastante impactado pelos valores de moedas internacionais, por isso, é comum ver nos noticiários informações sobre altas e quedas do dólar. 

Isso porque o valor dessas moedas geram consequências para o mercado financeiro do Brasil. 

Nesse sentido, esses valores atraem mais ou menos investidores, uma vez que eles avaliam se está propício vender ações naquele momento ou não.

Esse mercado sofre mudanças a todo momento, e por isso, é preciso entender seu funcionamento para fazer os investimentos corretos e não sair no prejuízo. 

Nesse âmbito, o mercado financeiro funciona mais ou menos como mostrado nos filmes, onde em um segundo você pode estar se dando bem nos negócios e, no minuto seguinte, pode perder tudo. 

Logo, o mercado é muito volátil e passa por muitas mudanças ao longo do dia. 

Portanto, se quer trabalhar nessa área, é interessante que você seja uma pessoa com habilidades de análise. Para isso é preciso fazer os cursos de economia, matemática, engenharia ou áreas relacionadas.

Quais as vantagens de se atuar no mercado financeiro?

Possuir alguma formação na área de exatas para atuar no mercado financeiro pode trazer muitas vantagens para o aluno, principalmente se você quer ter uma grande carreira e boas condições financeiras. Veja alguns pontos positivos:

1 – Crescimento profissional

A área financeira é bastante valorizada e conhecida por ter ótimas oportunidades de crescimento profissional. Isso porque pessoas que lidam bem com números são reconhecidas, já que não são todos que possuem habilidades com exatas. 

Em geral, todas as empresas precisam de uma profissional financeiro, seja para cuidar da administração ou das finanças. Assim, a oportunidades para crescimento profissional dentro de uma empresa são as mais variadas.

Assim, uma fábrica de maquinário industrial pode contratar um funcionário para cuidar das finanças, podendo promover o trabalhador para novas funções que surgirem. 

2 – Boa remuneração

Os profissionais que trabalham na área de exatas, em geral, possuem boas remunerações. O salário para um profissional dessa área pode chegar até R$ 15 mil. 

Segundo um estudo feito pelo portal Guia da Carreira, as ocupações de exatas são as que têm melhores remunerações para os recém-formados.

Sendo assim, um indivíduo que se forma em alguma área de exatas, já inicia sua carreira com bons salários, que tendem a progredir com o crescimento profissional. Desse modo, quanto mais altos e importantes forem os cargos, os salários podem a ser melhores. 

3 – Profissões requisitadas

Cada vez mais o mercado percebe a importância de um especialista que saiba lidar com números e valores, e por esse motivo, a profissão tende a ser muito solicitada por empresas de diversas ramos. 

Isso ocorre porque os estabelecimentos sentem a necessidade de se manterem organizadas financeiramente e escutarem a opinião de alguém do ramo. Nem sempre os donos são da área de administração e possuem conhecimento em números.

Por isso, há a necessidade de um especialista que veja os dados e faça uma interpretação para orientar as instituições em suas decisões e evitar que posicionamentos errados sejam tomados e a empresa fique no negativo.   

Pensando nisso, em todo negócio é necessário alguém que cuide das finanças e faça a contabilidade. Por isso, quem atua nesse ramo, tem mais facilidades de arrumar emprego. 

3 - Profissões requisitadas

4 – Cursos variados

As opções para quem quer fazer um curso da área de exatas são as mais diversas, por isso, o aluno pode escolher aquele que tem mais afinidade, muito se engana se você acredita que o curso tem somente cálculos. 

As opções são variadas porque cada curso tem a suas particularidades e enfoque para determinadas atividades. Algumas opções são:

  • Contabilidade;
  • Economia;
  • Engenharia;
  • Matemática;
  • Gestão financeira. 

Essas são somente algumas das infinitas opções, por isso, o aluno pode optar por aquele que achar mais apropriado. 

5 – Possibilidade de trabalho com método científico

O ramo das exatas dá a oportunidade que o estudante realize pesquisas científicas, ou seja, ele pode fazer pesquisas de estatísticas, hipóteses e realizar experimentos

Além disso, o pesquisador não precisa necessariamente atuar somente no universo acadêmico, isso porque existem empresas que, atualmente, necessitam de estudos do tipo e contratam esses profissionais para isso. 

Sendo assim, é possível atuar no mercado como pesquisador fazendo coleta de dados e ajudando as empresas a decidirem quais são as melhores decisões. 

Além disso, esse profissional também pode ajudar a identificar tendências do mercado para sua empresa se preparar para o futuro. 

Assim, ao identificar as tendências, um negócio pode se atualizar e se tornar uma empresa competitiva no mercado. Desse modo, até uma fabricante de comida para empresas pode contratar esse profissional para ajudar a realizar pesquisas e identificar tendências.

Quais são as áreas de atuação?

Como já dissemos, o profissional que quer atuar no mercado financeiro tem muitas opções de áreas de atuação. Confira algumas das principais:

1 – Orientador financeiro

O profissional de exatas pode atuar realizando orientação financeira, isso significa que o profissional é capaz de fazer consultorias para as empresa, realizando orientações sobre as tendências do mercado financeiro e como atuar nele. 

Além disso, o orientador pode ajudar o estabelecimento sobre os investimentos e momentos ideais para fazer isso. Sem contar que ele também orienta sobre as finanças e auxilia nos ajustes das contas. 

Sendo assim, desde um escritório de advocacia até uma casa de repouso para mulheres podem contratar uma pessoa para ajudar nas finanças e orientar sobre as decisões financeiras.

2 – Mercado financeiro

Aqui, o profissional pode atuar no próprio mercado financeiro, realizando investimentos. Sendo assim, ele pode trabalhar na bolsa de valores, em uma corretora ou em bancos e outros lugares que estejam relacionados a isso. 

Dessa forma, o profissional acompanha o mercado financeiro de perto e verifica quais são as melhores formas para os investidores aplicarem o seu dinheiro. 

Portanto, um local possível para o profissional atuar é em uma empresa de segurança bancária, assim a pessoa pode ajudar a empresa nos seus interesses financeiros. 

3 – Investimentos

Aqui, o profissional atua pesquisando quais são as melhores formas de investir, a pessoa analisa as melhores oportunidades e os riscos dos investimentos, orientando o cliente para que ele faça bons investimentos e não leve prejuízos. 

Sendo assim, uma empresa de piso tátil interno pode contratar uma pessoa para ajudar nos investimentos e crescimento da empresa. 

4 – Estudos de mercado

Se uma empresa está sempre querendo fazer algum investimento e precisa de informações para isso, ela pode contratar um especialista para analisar o mercado e verificar os objetivos do negócio. 

Nessa área de atuação, o profissional faz as pesquisas direcionadas para o objetivo que o negócio quer, sendo um exemplo de objetivo a análise de concorrência. 

Dessa forma, um centro de usinagem pequeno, pode contratar o especialista para fazer análises de perfil de clientes, por exemplo.

5 – Perícia

Para os casos de justiça é possível contratar um perito de economias que faz estudos e análise de situações financeiras para audiências. O perito só é contratado para esses casos quando requisitado. 

Para trabalhar na área é preciso saber fazer laudos, se o profissional não souber é recomendado que seja feito um curso para aprender. Além disso, apesar de desenvolver as suas atividades nos tribunais, o perito não possui contrato de trabalho com esse órgão. 

Sendo assim, para quando houver casos de justiça, uma empresa de fretamento de vans que precisa realizar os laudos necessários pode ser orientado pelo perito econômico.

5 - Perícia

6 – Controle de orçamento

O profissional do mercado financeiro também é capaz de auxiliar as empresas nos seus orçamentos. Dessa forma, ela pode ajudar no desperdícios e na melhor aplicação dos investimentos. 

Essa pessoa olha de perto as finanças e orienta os administradores sobre a melhor forma de cuidar do dinheiro, sendo assim, é possível evitar que a empresa se complique e declare falência por não saber administrar direito o dinheiro. 

Portanto, até mesmo uma pequena empresa de salgados assados para festa infantil pode contratar um especialista para que ele ajude nas finanças.

Com isso, fica claro que o mercado financeiro possui uma abrangente área de atuação e, a partir de agora, basta você escolher onde deseja atuar e alavancar sua carreira.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Odontologia o que você precisa saber para iniciar o curso

Odontologia: o que você precisa saber para iniciar o curso

A importância do Referencial Teórico para o seu TCC

A importância do Referencial Teórico para o seu TCC