in , ,

Gosta de moda? Veja possibilidades de carreira na área

Gosta de moda Veja possibilidades de carreira na área

Você está sempre antenado nas novidades da moda e até já pensou em trabalhar na área? Confira algumas possibilidades de atuação antes de decidir!

O desenvolvimento tecnológico vivido no mundo nas últimas décadas diversificou o mercado de trabalho, tendo reflexos diretos sobre os cursos universitários.

Como resultado, houve não apenas um aumento do número de cursos, mas também uma maior diversificação das possibilidades de diferentes carreiras.

Um exemplo disso é a área da moda. Independentemente da atuação escolhida, os profissionais desta área precisam ser criativos e ousados, ter um grande senso estético e estar sempre antenados nas últimas novidades e tendências.

No senso comum, o curso de moda remete à ideia de desenhar modelos de calça feminina, vestidos, saias e roupas masculinas, além de atuar no mercado das grandes grifes.

Mas, na verdade, esse mercado é muito mais amplo. Confira, a seguir, algumas opções de carreira no mundo da moda.

O curso

O bacharelado em moda oferece uma preparação mais sólida em todas as áreas consideradas fundamentais no mercado fashion.

Além de trabalhar sobre os aspectos técnicos, os estudantes devem desenvolver pontos como criatividade e gestão de negócios. 

Algumas disciplinas que costumam estar presentes nos cursos de bacharelado de moda são desenho, história da arte, modelagem, criação e estilismo, além de tecnologia do vestuário, administração e mercadologia.

Boa parte do curso tem foco na parte teórica e os trabalhos finais enfatizam a criação e o desenvolvimento de uma coleção de moda (especialmente a parte de modelagem e design), além da elaboração de um plano de negócio voltado para uma marca do segmento.

Além do bacharelado, existem cursos tecnológicos da área da moda voltados para atividades industriais.

O curso

Áreas de atuação

O segmento da moda oferece inúmeras possibilidades de atuação profissional.

Uma delas é a produção de moda, que atua sobretudo nos bastidores e é responsável por produzir desfiles, catálogos e editoriais de revistas, além de organizar campanhas publicitárias.

Para se sair bem na função, é fundamental ter jogo de cintura para lidar com imprevistos e capacidade de interagir com profissionais como modelos, estilistas e o público em geral.

Outra possibilidade bastante conhecida é atuar como consultor(a) (ou personal stylist), cujo trabalho é orientar as pessoas sobre as formas mais adequadas para se vestir, considerando seu trabalho, estilo e corpo. 

A ideia é indicar possibilidades de visual para diferentes ocasiões, sabendo combinar acessórios, tecidos e estampas.

Esse profissional necessita saber escutar o cliente para realmente reconhecer suas necessidades.

Outra carreira é a de comprador de moda, que gerencia a compra de coleções de roupas e acessórios para grandes lojas e redes de varejo.

Áreas de atuação

Essa atuação é um exemplo da importância de haver uma base em gestão de negócios na faculdade.

Uma das áreas mais visadas pelos estudantes da área de Moda é o estilismo, responsável por criar roupas, sapatos, bolsas e bijuterias, além do desenho de padrões, estampas e elaboração de tecidos. 

Também existe o visual merchandiser, cujo foco é elaborar estratégias para aperfeiçoar cada vez mais a experiência do consumidor dentro da loja: quais são os melhores lugares para expor os produtos, como montar as vitrines e trabalhar na composição da loja de acordo com a identidade da marca e o objetivo de determinada campanha. 

Por fim, quem gosta de unir moda e comunicação, pode trabalhar com a produção de fotos para editoriais, catálogos e campanhas publicitárias.

E vale trabalhar como freelancer para revistas que são referências na área.

Independentemente da atuação que mais te atrai, é importante reconhecer que a moda é uma área super versátil e transdisciplinar, o que exige uma preparação igualmente diversificada que envolva não apenas criação, mas também coordenação de equipes, planejamento de coleções, supervisão de processos e gerenciamento. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas para montar um home office criativo

Dicas para montar um home office criativo

Como funciona um consórcio

Como funciona um consórcio?