in , ,

Montar um negócio: o que levar em conta no planejamento

Montar um negócio o que levar em conta no planejamento

De acordo com a pesquisa “Sobrevivência de Empresas”, divulgada pelo Sebrae, três em cada 10 microempreendedores individuais (MEIs) finalizam um negócio em até cinco anos de atuação em nosso país.

A taxa de mortalidade de empresas desse grupo é de 29%. 

Na mesma data analisada, o número de falência das microempresas foi de 21,6%. Já os números de pequeno porte chegaram a 17%. 

O estudo também revelou que 41% dos participantes da pesquisa afirmaram que fecharam as portas em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus, enquanto 22% alegaram que a falta de capital de giro foi determinante para colocar fim ao empreendimento. 

Em cinco anos, a taxa de mortalidade teve um aumento maior no setor de comércio, com 30,2%, seguidos de indústria da transformação (27,3%) e serviços (26,6%).

As taxas mais baixas de mortalidade podem ser observadas na indústria extrativa (14,3%) e na agropecuária (18%). 

Por que fazer um planejamento de um negócio? 

Diante desses resultados, não é exagero dizer o quanto um planejamento poderia solucionar os problemas enfrentados pela companhia. 

Segundo Gary Hamel e C.J. Prahalad, autores da obra Competindo pelo futuro, o planejamento estratégico é considerado essencial para o desenvolvimento e sucesso de qualquer companhia. 

Por que fazer um planejamento de um negócio? 

Um plano de negócio registra diversas ideias para começar um novo negócio; serve como um guia para o desenvolvimento das companhias que estão funcionando; ajuda na administração da empresa, seja com as finanças ou questões estratégicas.  

O documento também ajuda na comunicação entre sócios, colaboradores, consumidores, investidores, fornecedores e parceiros, além de auxiliar na captação de recursos, entre os quais: financeiros, humanos ou parcerias. 

O que levar em conta no planejamento de um negócio? 

Um bom planejamento de um negócio deve ter as seguintes informações. 

  • Objetivo: o que o empreendedor pretende com aquele empreendimento? Qual tipo de negócio deseja abrir? Qual será a área de atuação? Quais são as metas? E os objetivos? Quais serão os produtos comercializados: brindes personalizados, itens eletrônicos, camisas de time de futebol? 
  • Pesquisa de mercado: quem são os correntes da empresa? Como eles atuam no mercado? Quem é o seu público-alvo? Quais são as necessidades dos consumidores? E os anseios? Como os clientes se comportam? Quais são os fornecedores mais indicados? 
  • Plano de negócios: desenvolver vários tipos de planejamentos. Dentre os mais comuns, encontram-se: vendas, marketing e finanças. 

Quais são as burocracias no planejamento de empresas? 

Quais são as burocracias no planejamento de empresas? 

Durante a etapa do planejamento, lembre-se que será necessário lidar com algumas questões burocráticas, como: registro, CNPJ, alvará do corpo dos bombeiros, alvará da prefeitura, entre outros. 

Claro, as exigências mudam de empresas para empresas. Por isso, é importante fazer um planejamento completo para entender com mais clareza quais serão os investimentos necessários para tirar a sua ideia do papel. 

O planejamento de um negócio não pode ser desenvolvido e esquecido na gaveta do seu escritório.

As informações que foram adicionadas no documento precisam ser colocadas em prática para entender os impactos delas na organização. 

Você também precisa revisar o documento com frequência e monitorar os resultados. Dessa forma, entenderá quais foram as ações positivas e quais são aquelas que precisam ser ajustadas pelos próximos meses. 

Se tiver dúvidas em relação ao planejamento estratégico, você pode contratar uma consultoria, contador ou advogado para solucionar os problemas mais burocráticos. Outra saída é fazer um curso sobre o assunto.

Empresas, como o Sebrae, costumam disponibilizar conteúdos gratuitos para otimizar o conhecimento dos empreendedores. 

Após descobrir como planejar o início de um negócio, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas importantes que impactam no sucesso do seu empreendimento. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curso de marcenaria saiba mais sobre o mercado de trabalho

Curso de marcenaria: saiba mais sobre o mercado de trabalho

O que estudar para se tornar um especialista no tratamento da dependência química

O que estudar para se tornar um especialista no tratamento da dependência química?