in , , , ,

Motorista Uber: O que saber antes de exercer 

Motorista Uber O que saber antes de exercer 

Criada em um ambiente virtual, a Uber é uma empresa norte-americana que desde 2014 oferece serviços de transporte, fazendo uma ligação entre motorista Uber e passageiro, viabilizando maior facilidade e modernidade em questão de locomoção.

No início, a principal ideia da Uber, que funciona por meio de aplicativo em dispositivos móveis, era possibilitar uma carona para quem estivesse indo ao mesmo destino, ou em localidades próximas do motorista, atuando então como uma espécie de suporte.

No entanto, o sucesso foi tanto, que muitas pessoas passaram a oferecer as caronas não somente para lugares onde estavam indo, mas sim para onde quer que o passageiro desejasse, iniciando um trabalho real como motorista profissional.

O serviço funciona da seguinte maneira: uma pessoa abre o aplicativo da Uber em seu celular, ativa sua geolocalização, que mostra onde ela está em tempo real, e solicita uma corrida para o destino desejado, conseguindo, ainda, visualizar o preço da viagem.

A partir daí, o motorista com cnh tipo b que estiver logado no aplicativo e próximo da localização daquela pessoa é sinalizado sobre aquela solicitação. A partir daí, ele pode aceitar ou não a corrida, algo que fica dentro da realidade de cada motorista.

A possibilidade de se locomover sem ter que ligar ou chamar um transporte de corridas na rua, como no caso dos táxis, fez com que o aplicativo conquistasse grande sucesso, o que se tornou, por muito tempo, uma concorrência desagradável para os outros profissionais.

Por esse motivo, o aplicativo da Uber foi sendo alvo de inúmeros protestos de taxistas e outros profissionais que trabalham como motoristas, mas que, aos poucos, foi se estabilizando e se transformando em uma forma de trabalho para quem não o aceitava.

Quais os serviços oferecidos?

A Uber surgiu oferecendo seus serviços primeiramente em seu país de origem,nos Estados Unidos e, posteriormente, indo para outros lugares, como no caso do Brasil, um dos países que mais utiliza o serviço atualmente.

A popularidade em todo o mundo foi grande, em especial pelo fato de trazer uma praticidade para corridas de carro que fossem fáceis de serem solicitadas e também a um preço acessível. Isso levou a Uber a pensar em novos mercados.

Um deles foi o de alimentos, como uma forma de delivery de comida, um serviço que aumentou consideravelmente nos últimos anos por conta de outros aplicativos. 

Para a empresa, levar e trazer pedidos de comida seria tão ou até mais interessante que passageiros, e traria menos investimentos em outras questões, como espelhamento automotivo, por exemplo.

Foi com esse pensamento que há pouco mais de três anos a Uber lançou a modalidade Uber Eats, onde motoristas iam até restaurantes e lanchonetes para pegar pedidos de clientes e entregá-los em suas casas ou locais de trabalho, também utilizando GPS.

A popularidade do aplicativo foi tão grande que pouco tempo depois a Uber lançou o próprio aplicativo da Uber Eats, que embora ainda possa ser acessado pelo aplicativo de corridas, chegou no mercado de forma individual, concorrendo com empresas tão populares quanto.

Muitas pessoas passaram a utilizar o serviço, também atraídas pela forma personalizada que a Uber passou a trabalhar, disponibilizando em embalagens de suas entregas etiqueta adesiva grande com o nome da marca, trazendo algo inédito no mercado.

Quais os serviços oferecidos

Hoje em dia, qualquer restaurante que tenha autoridade possui um cadastro na Uber Eats, já que grande parte dos usuários de delivery acessam a plataforma diariamente, o que impulsionou não só as ações da empresa, mas trouxe o surgimento de um novo trabalho.

Trabalhar com a Uber vem, ano após ano, sendo uma fonte de enriquecimento e sustento de inúmeras famílias em todo o mundo, pois se mostra como um trabalho vantajoso para diferentes tipos de profissionais, que convivem com suas distintas realidades.

Trabalhar com a Uber

A Uber é uma empresa que trabalha com a facilidade no serviço que os clientes acessam, tendo como foco o comando por smartphone. Mas não só isso: ela também oferece boas vantagens para aquelas pessoas que trabalham por trás das corridas e entregas.

Uma das principais vantagens de trabalhar com a Uber é a facilidade de construir seu próprio dia a dia de trabalho, bem como seus planejamentos pessoais atrelados às metas de ganho.

Por exemplo, é possível que o colaborador de uma gráfica de placas informativas personalizadas utilize seus fins de semana livres para oferecer serviços como motorista do aplicativo, atendendo em horários determinados em seu plano pessoal.

Por ser um serviço pontual, ou seja, que é realizado na hora, um motorista pode interromper seu trabalho como motorista no momento que quiser, bem como entrar para trabalhar no horário que considerar mais apropriado.

Isso é semelhante à rotina de profissionais que trabalham como autônomos.

Esse estilo de trabalho difere totalmente com aquele visto em empresas e corporações de rotinas tradicionais, onde se deve prestar notificações de entradas e saídas de trabalho rigorosas, além de manter um uso constante de crachá de empresa.

Uma outra vantagem bastante pontuada por quem trabalha com a Uber é a facilidade de recebimento, em comparação com trabalhos onde o pagamento costuma ser mensal. Assim que uma corrida é feita, os motoristas recebem o crédito da Uber.

Esse crédito, com o valor das corridas, fica disponível em uma espécie de conta do motorista da Uber, onde ele pode retirar, utilizar para pagar as taxas de trabalho relacionadas ao funcionamento do aplicativo, dentre outras burocracias.

Com tamanho sucesso da Uber no mundo inteiro, muitas pessoas vêm procurando aulas de volante para habilitados, essenciais para quem não dirige há um tempo, uma vez que trabalhar como motorista na Uber pode ser uma ótima alternativa de ganhos.

Principais requisitos para ser um motorista

Ainda que essa forma de trabalho vista na Uber seja interessante e altamente enriquecedora, do ponto de vista financeiro, é necessário que alguns requisitos sejam preenchidos para que um motorista possa iniciar na corporação.

Pensando em padronizar normas de segurança, já que atua em todo o mundo, o aplicativo de corridas estabeleceu uma série de pedidos para aqueles que se interessam em ser motoristas, levando em conta a segurança dos passageiros e a dos profissionais.

A primeira delas, que diz respeito à conduta do motorista, é a comprovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a declaração legal nacional de que uma pessoa está apta para dirigir um veículo, adicionando ainda a questão da atividade remunerada (EAR).

Outra questão de máxima segurança dentro da Uber é a comprovação por parte dos motoristas de que o veículo utilizado pertence àquele trabalhador, sendo necessário então um Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

A terceira principal burocracia que deve ser apresentada antes da entrada de profissionais na corporação digital é uma cópia que comprove seus antecedentes criminais, o que é essencial para a segurança de passageiros, que não conhecem os motoristas.

Esses três documentos, muitas vezes, são colocados à disposição dos passageiros dentro do veículo, como uma forma de cartão de visita colorido que prove que aquele carro está sendo conduzido por um indivíduo de confiança, apesar de não ser conhecido.

Principais requisitos para ser um motorista

Passadas as burocracias iniciais, os motoristas que entrarem no aplicativo para viabilizar seus cadastros, devendo cumprir as seguintes questões pedidas pelo sistema:

  • Ser maior de 21 anos;
  • Ter um aparelho celular;
  • Possuir seguro do automóvel;
  • Ter passado em um teste psicológico;
  • Estar em posse dos veículos exigidos.

Sobre esses veículos, é interessante dar uma olhada no site da própria Uber para verificar as condições ideais. Basicamente, a empresa só aceita motoristas que dirijam carros considerados como atuais, ou seja, que sejam mais novos e modernos.

Além disso, algo que se faz necessário para um motorista é o investimento constante em higienização interna automotiva, já que a limpeza e condição interna do carro é uma forma de avaliação dada pelos clientes após as corridas.

Sobre essas avaliações, é importante dizer que motoristas dependem de notas entre médias e altas para continuarem conduzindo e trabalhando normalmente, em qualquer que seja a modalidade disponível e desejada.

O comportamento do motorista, o estilo de condução e a maneira como atende o cliente também são avaliações recorrentes, quesitos esses que são espelhados de uma forma similar em avaliações feitas à passageiros.

Conclusão 

Ainda que existam requisitos para que um profissional se torne um motorista da Uber, é inegável que essa ferramenta seja uma forma interessante de investimento profissional, visto que permite rotinas maleáveis e trabalhos pensados para cada estilo de vida.

A Uber é uma das principais empresas de transporte do mundo atualmente, e é responsável por ajudar no sustento de empresas e famílias, algo que transforma essa ferramenta em uma potente forma de ganho, de maneira constante e garantida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Gestão de pessoas Entenda a importância na pandemia

Gestão de pessoas: Entenda a importância na pandemia

Por que prestar concurso público?

Por que prestar concurso público?