in ,

Nicho de mercado: entenda para que serve e seus benefícios

Nicho de mercado entenda para que serve e seus benefícios

Ter definido um nicho de mercado é essencial para o crescimento de qualquer empresa, uma vez que isso ajuda o negócio a ter um maior foco na produção daquilo que a fará crescer e atrair um público. 

É de extremo interesse de qualquer companhia que tenha como objetivo o lucro, encontrar o seu público-alvo ideal e entender a forma como eles pensam e agem, para que assim crie produtos que despertem a atenção deles e que, de fato, eles acabam comprando.

Porém, essa tarefa nem sempre é tão fácil, principalmente quando paramos para refletir a quantidade de empresas e pessoas no meio digital todos os dias, inovando e trazendo novas soluções criativas, desde um notebook novo até um produto para o público vegano.

Por esses e muitos outros motivos, tem se tornado bastante comum que muitas empresas foquem os seus esforços em nichos de mercado, trazendo algumas vantagens e benefícios tanto para as estratégias de venda, quanto para a divulgação.

Então, para que você entenda o que significa o nicho de mercado e compreenda o conceito por trás de tudo isso, abordaremos neste artigo o que é o nicho de mercado e para que serve, seja na venda de bolo caseiro de laranja ou outro produto. Acompanhe a leitura!

Afinal, o que é o nicho de mercado?

O conceito de nicho de mercado consiste em uma segmentação ou pequena parcela de público com interesses específicos, se identificando com assuntos e temas diferentes da maioria das pessoas, independentemente do grupo onde é aplicado.

É uma ótima oportunidade para qualquer perfil de empreendedor, por ser um público carente de conteúdo único, onde normalmente são bem mais fiéis a empresas que conseguem trazer o material que eles gostam, sendo então uma chance ideal de lucro.

Seja um brinquedo estimulação sensorial ou algum jogo de tabuleiro, com a tecnologia atual e as estratégias e práticas de marketing, ficou bem mais fácil encontrar e definir estilos de nichos de mercado, sendo o principal agente dessa “divisão” a internet.

Nos dias atuais, com tanta concorrência e novas formas criativas de se atrair o público e chamar cada vez mais atenção, saber encontrar e diferenciar o nicho de mercado pode ser a diferença entre o êxito e o fracasso de uma companhia.

É interessante que não só empresas procurem investir em nichos de mercado. Por ser uma segmentação e parcela menor da população, é comum que alguns artistas invistam nesse estilo de negócio e consigam apoiar pequenas iniciativas também.

Desde um serviço de delivery de medicamentos até o investimento em serviços digitais, quando pensamos em nicho de mercado, é importante ter em mente alguns critérios pré-estabelecidos, que são:

  • Conhecer muito bem o seu público-alvo;
  • Entender a fundo os interesses do público;
  • Analisar bem os resultados obtidos com as vendas;
  • Saber criar conteúdo interessante para este nicho.

Por ser um grupo de pessoas que não tem os seus interesses muito bem explorados, é fundamental entender um pouco melhor sobre a importância dessa prática de mercado e algumas dicas de como encontrar o seu público ideal.

Qual a importância de se estabelecer em um nicho?

Qualquer empresa ou pessoa que invista em um nicho de mercado bem específico consegue agregar muito mais valor para a sua empresa, além de expandir a sua autoridade e relevância no mercado sobre aquele tema em específico.

Pensemos em todo o planejamento que é necessário para se aplicar as estratégias de marketing em uma empresa que não tenha o nicho de mercado como foco.

Mesmo que o modo como se chega ao resultado seja diferente, o objetivo é o mesmo: lucrar e crescer.

Qual a importância de se estabelecer em um nicho?

Portanto, seja na na criação de novas formas de fazer hidratação para cabelos cacheados ou qualquer outro nicho, é necessário direcionar os esforços não no público-alvo como a maioria das empresas fazem.

Mas sim, nas personas que representam o seu consumidor ideal.

A partir do momento em que o cliente se torna uma persona e não um número, com vontades, desejos, vida própria, interesses e defeitos, se torna mais fácil de criar tanto um conteúdo quanto um produto e estratégias que despertem a atenção dos leads.

Essa é a principal vantagem do marketing de nicho: atender os desejos e interesses de um público menor e específico, fazendo assim com que seus clientes sejam mais agradecidos e que valorizem mais a sua empresa.

Vantagens de definir o seu nicho de mercado

Apesar de ser direcionado para um grupo menor, investir nesse tipo de marketing pode ser bastante vantajoso para as empresas, principalmente pelos benefícios que eles oferecem para aqueles que buscam crescer dentro desse mercado.

Portanto, seja na decoração de um espaço de coworking ou em trazer um jogo de cozinha importado para o país, veja agora alguns exemplos das vantagens de definir o conceito de nicho de mercado na sua empresa:

1 – A concorrência é bem menor

Independentemente se a sua empresa é pequena ou grande, se é nova ou antiga no mercado, quando se começa a investir em um determinado ramo, se encontra diversos concorrentes de peso.

Por exemplo, caso uma companhia nova decida abrir uma fábrica que produza refrigerantes, encontrará grandes concorrentes de nível mais elevado no mercado e terá que batalhar muito até conseguir seu espaço.

Quando trazemos essa mesma realidade para o nicho de mercado, o crescimento e expansão da empresa acontece de forma muito mais rápida, natural e orgânica.

Isso ocorre independentemente se o foco da empresa é cardápio marmita fit congelada ou qualquer outro determinado produto ou serviço.

Ao se investir em um nicho de mercado, existe menos concorrência e, por sua empresa ser um dos pioneiros ou os únicos que dão atenção para aquele grupo em específico, é muito mais fácil se tornar relevante perante um mercado tão competitivo.

Além disso, seu negócio tem a possibilidade de se destacar muito mais facilmente, alcançando o olhar do público e, como consequência, maiores lucros.

2 – Maior facilidade em fazer possíveis parcerias

Empresas que focam em investir em nichos de mercado tem uma facilidade muito maior em conseguir possíveis parcerias para o seu produto ou para as iniciativas que a empresa possa ter para atrair mais público ou consolidar a temática do mercado de vez.

Para que isso seja possível, é necessário um bom trabalho no meio digital e se tornar cada vez mais conhecido, o que pode ser um desafio quando pensamos que o seu mercado é bem menor e menos influente que os demais.

Porém, para a sorte e tranquilidade de muitos investidores, existe uma ferramenta nos dias atuais que ajuda a impulsionar qualquer iniciativa empresarial ou projeto próprio que alguém pense em expandir, que são as redes sociais.

Um bom trabalho e investimento nessas plataformas é um elemento de extrema importância para qualquer empresa, como uma creche infantil, que busca o crescimento próprio e expansão da marca. 

2 - Maior facilidade em fazer possíveis parcerias

No caso de uma organização que investe em nicho de mercado, esse investimento é praticamente obrigatório, isso porque o público já é bastante específico e o alcance tende a ser menor. 

Caso a empresa não consiga expandir e se tornar relevante apenas com seus produtos, as redes sociais serão necessárias para que outras pessoas não só conheçam o seu produto, mas sim, o nicho.

Com mais pessoas conhecendo o seu trabalho, mais você chamará a atenção de outras empresas e mais fácil se tornará a possível parceria com elas, afinal, você é um dos únicos que investe nesse pequeno e específico mercado.

Considerações finais

Com o artigo de hoje, foi possível entender o que é o nicho de mercado, para que serve, alguns benefícios e como ele pode impactar o dia a dia de uma empresa.

Além de alguns motivos do porquê sua empresa ou quaisquer outros investidores poderiam começar a enxergar possibilidades neles.

É de extrema importância que se utilize da internet e todas as facilidades que a tecnologia nos oferece para promover suas ideias e entender como o seu público-alvo funciona, criando conteúdo de qualidade e que gere interesse nos seus clientes e atraia leads.

Uma boa alternativa para se tornar mais relevante e criar autoridade no mercado é investir em estratégias de inbound marketing (ou marketing de atração), criando conteúdo qualificado e fazendo com que as pessoas venham até seu negócio, e não o contrário.

De qualquer forma, é bastante importante ter iniciativas de nicho de mercado por trazerem produtos interessantes para todos e, de fato, girar a economia. Portanto, não tenha medo de se aprofundar nesse novo estilo de comércio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SWOT como essa estratégia pode te auxiliar na gestão empresarial

SWOT: como essa estratégia pode te auxiliar na gestão empresarial

Gestão de dados os benefícios para a sua empresa

Gestão de dados: os benefícios para a sua empresa