in , , ,

Estude sobre nutrição e invista na carreira

Estude sobre nutrição e invista na carreira

O estudo da nutrição é muito importante para guiar o ser humano em relação às escolhas alimentares que faz no dia a dia. 

São os nutricionistas que conscientizam a população em relação aos alimentos que fazem bem à saúde.

Eles também alertam e orientam contra hábitos alimentares que não trazem benefícios para o corpo e podem até mesmo afetar o funcionamento do organismo de alguma maneira, por exemplo, o consumo de alimentos gordurosos.

A sobrevivência do ser humano depende de sua alimentação, e é por meio dela que mantemos a saúde do corpo e aumentamos a longevidade.

Os alimentos fornecem as energias necessárias para as atividades do dia a dia e mantém os órgãos em perfeito funcionamento.

Muito além de oferecer equilíbrio para o corpo, uma boa dieta é essencial para alguns profissionais, como no caso dos atletas, cantores e até astronautas.

O nutricionista consegue elaborar o cardápio ideal para cada indivíduo porque estudou a ciência dos alimentos, e compreende quais são os ingredientes que formam uma boa dieta.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, vamos explicar quem é o nutricionista, os benefícios que ele oferece e dar algumas dicas para seguir a carreira.

O que faz o nutricionista?

Nutricionista é um profissional que se dedica a promover, recuperar e manter a saúde dos indivíduos, por meio de uma boa alimentação. 

Seu trabalho consiste na realização de diferentes tarefas, como:

  • Desenvolver e avaliar produtos alimentícios;
  • Controlar a qualidade dos alimentos nos estabelecimentos;
  • Prescrever dietas;
  • Prescrever suplementos;
  • Elaborar diagnóstico nutricional.

Esse profissional também pode atuar em diferentes áreas, como nutrição clínica, marketing nutricional, indústria alimentícia, nutrição esportiva, além de poder atuar em hospitais, academias, indústrias de alimentos, dentre outros locais.

O nutricionista que trabalha em um fabricante de vinho tinto doce precisa ser bacharel em nutrição, por meio de uma instituição reconhecida pelo MEC, além de ter seu registro no Conselho Nacional de Nutricionistas (CRN).

O mercado de trabalho na área da nutrição traz inúmeras possibilidades de atuação.

O profissional pode ter seu próprio consultório ou atuar em diferentes lugares, como padarias, restaurantes, supermercados, lanchonetes, clínicas, hospitais, indústria, entre outros.

Até mesmo as ONG procuram profissionais da área para atuar em programas de combate à desnutrição.

Pelo fato de as pessoas estarem cada vez mais atentas aos seus hábitos alimentares, os nutricionistas são cada vez mais requisitados.

Um exemplo disso são as empresas que se preocupam com a qualidade dos alimentos que servem aos funcionários, e contratam esse profissional para controlar a qualidade dos alimentos preparados.

O que faz o nutricionista?

Benefícios dos nutricionistas

A quantidade de macro e micronutrientes que cada pessoa precisa é um assunto individual, ou seja, cada organismo precisa de um tipo de alimentação para seu correto equilíbrio e funcionamento.

Os alimentos que compramos em aplicativos de serviço de busca e entrega de comida, no supermercado, em um restaurante, dentre outros locais, geram impactos no corpo.

As escolhas diárias influenciam em nossa saúde e bem-estar, e o papel do nutricionista é auxiliar o indivíduo para que ele faça escolhas inteligentes, podendo manter sua saúde e prevenir doenças.

E dentre as principais vantagens estão:

Melhora o processo de envelhecimento

Em cada fase da vida, precisamos de alimentos específicos para cuidar da saúde. O envelhecimento provoca muitas alterações fisiológicas e elas acontecem de maneira individual.

São alterações que provocam situações comuns, como fadiga muscular, perda de peso, enfraquecimento do sistema imunológico, dentre outras situações.

Quando uma pessoa chega à terceira idade, seu corpo passa pelo processo de envelhecimento celular, por essa razão, é necessário fazer algumas mudanças e adaptações no cardápio.

Melhora o funcionamento do intestino

O intestino é um dos órgãos mais importantes do corpo, pois é o responsável pela absorção dos nutrientes e o funcionamento correto do sistema imunológico, podendo até mesmo influenciar o nosso humor.

Uma pessoa que consome muita gordura e açúcar favorece o surgimento de bactérias ruins no intestino, levando a problemas dos mais variados tipos, como a disbiose intestinal.

Ao visitar uma clínica gastro diagnostico, o médico pode solicitar ao paciente que procure um nutricionista para equilibrar sua alimentação.

Ele também pode receitar probióticos, dentre outros cuidados para equilibrar o funcionamento do intestino.

Previne doenças

Seguir o cardápio passado pelo nutricionista é a melhor maneira de consumir todos os carboidratos, proteínas e minerais que ajudam a aumentar a resposta imune e prevenir doenças.

O devido acompanhamento do profissional garante a dieta ideal para o corpo, tanto para pessoas saudáveis quanto para aquelas que possuem algum tipo de distúrbio, sendo esta a melhor maneira de prevenir e tratar doenças.

Controla o peso

Ao visitar uma clínica nutrição personalizada, a pessoa também consegue reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados. Esse tipo de alimentação é ruim porque possui uma grande quantidade de açúcar, corantes, trigo e sal.

Também é por meio das orientações desse profissional que conseguimos reduzir a quantidade de gorduras e calorias do cardápio.

É dessa forma que as pessoas conseguem perder peso e controlar a quantidade de gordura do corpo. Isso, inclusive, potencializa os resultados na academia.

Aumenta a disposição

A escolha dos alimentos que comemos influenciam diretamente na saúde e no bem-estar, e quanto mais equilibrada é a alimentação, mais saudável e bem nutrido estará o organismo.

Por outro lado, uma pessoa que não come bem está sempre cansada e indisposta, afinal, faltam várias substâncias importantes em seu organismo.

Quando o indivíduo consegue equilibrar sua alimentação, percebe que está mais produtivo no trabalho e disposto para exercer as atividades do cotidiano.

Melhora a qualidade do sono

Um kit lanche empresarial elaborado por um nutricionista para os colaboradores colabora com todos os nutrientes que essas pessoas precisam consumir ao longo do dia.

Ter uma alimentação correta é fundamental para ter uma noite de sono tranquila, fazendo com que o momento do sono seja muito mais agradável. Isso acontece porque o organismo equilibra as suas funções.

Por outro lado, uma alimentação de baixa qualidade pode impactar diretamente no metabolismo, podendo até mesmo afetar o mecanismo que regula o apetite, fazendo com que a pessoa consuma mais comida.

Melhora a qualidade do sono

Dicas para a carreira do nutricionista

O objetivo de qualquer profissional é ter uma carreira de sucesso, e não é diferente com quem estuda ou se forma em nutrição. E algumas dicas para te ajudar nesse sentido são:

Divulgar o próprio trabalho

Dificilmente o profissional vai conseguir crescer sozinho, sem divulgar o seu trabalho. Uma boa divulgação é importante desde o dia da formatura, aliás, até mesmo para conseguir um estágio é necessário divulgar o seu trabalho.

Nutricionistas mais experientes, como os que atuam em produções de frutas secas para dieta, conseguem atingir posições privilegiadas ao longo do tempo.

Mas, quem está começando agora, precisa conhecer um pouquinho de marketing.

As redes sociais, por exemplo, são excelentes aliadas na divulgação do nutricionista, pois são ferramentas simples e práticas e que permitem que qualquer pessoa consiga se comunicar com o seu público.

Por meio delas, fica mais fácil construir uma imagem profissional positiva e conquistar o prestígio em longo prazo.

Fazer uma especialização

O mercado está cada vez mais competitivo, independentemente do seu segmento de atuação, e a melhor maneira de se destacar é ter um diferencial.

Por exemplo, um profissional especializado em medicina esportiva e treinamento atlético consegue se destacar em seu setor justamente por atender um nicho específico.

Todo profissional precisa continuar os estudos e fazer uma especialização para ampliar as oportunidades de trabalho e diferenciar o seu currículo.

Os nutricionistas podem investir em uma pós-graduação de diferentes áreas, como nutrição esportiva, nutrição infantil, comportamento alimentar, nutrição hospitalar, fitoterapia nutricional, saúde coletiva, dentre outros.

Conhecer bem a área

Por fim, mas não menos importante, procure conhecer bem sua área de atuação, mesmo depois de ter se formado.

Pense nas empresas, como no caso de um fabricante de vinho seco importado. Ele procura conhecer a fundo seu mercado de atuação para encontrar novas possibilidades e oportunidades.

Ao fazer isso, o nutricionista encontra outros profissionais, participa de eventos, encontra oportunidades de trabalho, chega ao conhecimento de pessoas que possam se interessar, dentre outras possibilidades.

Ter proximidade com a profissão é muito importante para começar a atuar com o pé direito e construir uma carreira de sucesso.

Considerações finais

O nutricionista é um profissional muito importante para a saúde das pessoas, pois ele elabora cardápios compatíveis com as necessidades de cada um, ajudando os indivíduos a preservar em sua saúde, se recuperarem de algum problema e prevenir doenças.

Estudar nutrição é uma carreira promissora porque você poderá atuar em diferentes áreas, tanto em um escritório particular quanto dentro de uma empresa, sempre promovendo a saúde e o bem-estar de todos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como fazer uma boa gestão de empresa

Como fazer uma boa gestão de empresa?

Marketing x Vendas Entenda essa junção para bons resultados

Marketing x Vendas: Entenda essa junção para bons resultados