in

O que é Alimentação Saudável? Qual a Sua Importância?

o que é uma alimentação saudável qual é sua importância

O que é alimentação saudável? Qual a importância de ter uma alimentação saudável? Como esse é um assunto bem interessante, é sobre ele que falaremos no artigo de hoje. Manter uma dieta saudável aumentará sua imunidade e, assim, você pode evitar muitas doenças.

Portanto, saber quais alimentos o ajudarão nesse processo, pode ajudá-lo a lidar com doenças que reduzem as defesas do corpo.

Refletindo sobre isso, nós resolvemos compartilhar um pouco mais sobre o que é alimentação saudável. Ainda mais, vamos saber melhor qual a sua importância para a nossa saúde. Então, vamos ao conteúdo de hoje!

O que é Alimentação Saudável? Qual a Sua Importância?

Transformar a alimentação em sua principal aliada para ter a saúde em dia, é bem simples. Ou seja, requer apenas uma mudança de hábitos para fazer melhores escolhas. 

Assim, você terá muito mais bem-estar, por que esse também é um dos grandes benefícios da alimentação saudável. Portanto, a decisão de seguir uma dieta mais nutritiva, é algo que traz diversos benefícios a curto e longo prazo.

Portanto, vamos ao conteúdo de hoje:

  • O que é alimentação saudável?
  • Qual a importância de ter uma alimentação saudável?
  • O que uma alimentação não saudável pode causar?
  • Como pode ser uma alimentação saudável? 4 dicas!

o que é alimentação saudável qual a sua importância

O que é Alimentação Saudável?

Simplificando, podemos afirmar que a alimentação saudável é uma rotina alimentar que possui as seguintes características:

  • Fornece todos os nutrientes (proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais) que o organismo precisa para seu funcionamento normal;
  • Foca na melhor opção de alimento em relação a como foi processado e preparado;
  • Reduz ou elimina significativamente os alimentos não saudáveis.

Diferente do que muitos pensam, manter uma alimentação saudável é muito mais simples e barato do que usar alimentos comuns.

Um conceito interessante é desembalar cada vez menos, e descascar mais. Ou seja, utilizar menos industrializados e, por exemplo, restaurar o costume de ingerir frutas e legumes frescos.

Qual a Importância de Ter uma Alimentação Saudável?

É fundamental manter uma dieta saudável e equilibrada no dia a dia. Porque nossos tecidos e órgãos precisam de uma boa nutrição para funcionar corretamente. Além disso, sem uma boa alimentação, o organismo fica sujeito a doenças, fadiga, infecções e mau desempenho.

Isso responde qual a importância de ter uma alimentação saudável. O grande aumento do diabetes e obesidade nos Estados Unidos são bons exemplos das consequências da má alimentação e da falta de exercícios.

Manter uma alimentação equilibrada não é tão difícil. Basta selecionar alimentos de todos os grupos principais de alimentos. 

Ou seja, alimentos como legumes, frutas, fontes de proteína, fontes de cálcio, grãos e cereais, gorduras saudáveis, etc. Agora que sabemos o que é alimentação saudável e qual a sua importância, no tópico a seguir vamos saber: 

O que uma Alimentação Não Saudável Pode Causar?

Acima vimos qual a importância de ter uma alimentação saudável, e a alimentação não saudável? Já não é de agora que sabemos que uma nutrição inadequada está associada a várias doenças, não é? 

Os principais problemas de saúde associados a dietas não saudáveis ​​incluem obesidade, hipertensão, diabetes e até alguns tipos de câncer.

Não devemos esquecer que a má nutrição é a causa da desnutrição. Ainda mais, todos esses problemas são muito graves e podem até mesmo levar à morte. Como resultado, isso faz da alimentação saudável um sinônimo de boa saúde.

o que uma alimentação não saudável pode causar

Como Pode Ser uma Alimentação Saudável? 4 Dicas!

Agora que sabemos qual a importância de ter uma alimentação saudável, vamos as dicas. Para manter uma dieta saudável, você precisa saber o que é alimentação saudável e tomar algumas medidas importantes. 

Para auxiliar as pessoas interessadas em melhorar seus hábitos alimentares, vou listar 4 dicas para seguir uma dieta saudável. 

Essas são dicas bem fáceis de seguir. Confira:

  • Consuma frutas e legumes todos os dias;
  • Elimine alimentos processados;
  • Substitua gorduras trans por gorduras saudáveis;
  • Adicione mais ômega-3 a sua dieta.

1. Consuma Frutas e Legumes Todos os Dias

Como se trata de o que é alimentação saudável e sua importância, não podíamos deixar de falar nisso. Colocar porções de legumes, vegetais e frutas à sua dieta diária pode aumentar seu nível de felicidade. Por isso que é bom saber qual a importância de ter uma alimentação saudável.

Estudos mostraram que pessoas que praticamente não consumiam frutas ou legumes, e começaram a comer cerca de 8 porções ao dia, obterão um aumento significativo da felicidade. Além disso, uma das pessoas dessa pesquisa conseguiu um novo emprego.

2. Elimine Alimentos Processados

Aqueles que sabem qual a importância de ter uma alimentação saudável, também sabem que eliminar alimentos processados é muito importante. Alimentos com alto nível de processamento ​​contêm muitas gorduras e açúcares, mas poucos nutrientes.

E muitos desses nutrientes não encontrados nos alimentos ultra processados, ​​são aqueles que o nosso cérebro precisa para se desenvolver, ter saúde e funcionar corretamente.

3. Substitua Gorduras Trans Por Gorduras Saudáveis

Nem todas as gorduras fazem mal, e nem todas são iguais, como grande parte das pessoas pensam. No entanto, o dano fisiológico que as gorduras trans podem causar ao nosso organismo já está bem documentado.

Mas também existem estudos mostrando que as gorduras saudáveis podem ser muito benéficas para nossa saúde mental e para nossa felicidade. Daí a importância em se saber o que é alimentação saudável e como segui-la.

4. Adicione Mais Ômega-3 a Sua Dieta

Ainda com foco na dica anterior, existem gorduras essenciais em uma dieta saudável. Portanto, em vez de descartá-las, devemos fazer um esforço para incluí-las conscientemente em nossa alimentação. Essas gorduras, em particular, são aquelas ricas em ômega-3, ácidos graxos, DHA e EPA.

Finalizando…

Hoje vimos o que é, e qual a importância de ter uma alimentação saudável. Estes são os conceitos básicos de uma dieta saudável. Em suma, espero que este conteúdo o tenha ajudado a conhecer os hábitos para aumentar seu nível de energia e bem-estar.

O segredo mais valioso é o entendimento e a compreensão de que não há segredos para manter uma nutrição adequada. São as atitudes do dia a dia que criam um hábito alimentar saudável e um estilo de vida mais agradável.

Saiba mais sobre alimentação saudável conhecendo nosso Curso Online Gratuito Sobre Alimentação Saudável CLICANDO AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Música Gospel Para Ouvir

Música Gospel Para Ouvir! As 5 Mais Tocadas!

Dinâmicas de grupos divertidas ! As 7 melhores