in , ,

O que é design gráfico e porque ele é importante?

O que é design gráfico e porque ele é importante

Quanto mais tempo passamos nas redes sociais, mais percebemos como elas estão repletas de imagens. 

São vídeos, fotos, colagens, desenhos, pinturas, montagens e etc. Mas você já parou para pensar que algumas delas são mais agradáveis ao olhar do que outras? 

Isso acontece porque alguns fatores visuais determinam o que chama mais atenção do olhar.

Um contraste, um equilíbrio entre objetos, uma certa combinação de cores, todos esses e mais outros são princípios que encontramos no Design Gráfico. E hoje é sobre esse tema que falaremos! 

Esse é um artigo escrito pela Afiliart

Esperamos que goste e qualquer dúvida manda para a gente!

Mas o que é o Design Gráfico? 

O design gráfico é uma área do design que se preocupa com a criação de peças gráficas para reprodução, com o objetivo de passar uma mensagem. 

Ou seja, essa área tem a ver com a criação visual como as artes plásticas, mas tem um objetivo comunicacional. É isso que diferencia o design gráfico das artes, por exemplo. 

Em uma obra de arte, as interpretações estão abertas ao público, cada pessoa terá uma forma de enxergar e sentir a obra.

Já no design gráfico, a mensagem é só uma (ou até mais de uma, isso vai depender de quem criou a peça). 

Por exemplo, quando vemos o logo do Dropbox logo entendemos que se trata de uma caixa. Apesar de as interpretações poderem ser subjetivas, a mensagem é clara. 

Por isso, não basta ser só visualmente interessante, o design gráfico também requer a habilidade de saber passar uma mensagem de forma compreensível, seja por um meio textual ou não-textual. 

Para isso, essa área conta com alguns princípios, são eles que nos ajudam a criar peças interessantes e acessíveis. 

E quais são esses princípios? 

Os princípios do design são algumas regras (que podem ser quebradas) que nos auxiliam a construir peças visualmente interessantes. Isto é, que atrairão o olhar das mais diversas pessoas. 

Porém, não existe um consenso do número exato de princípios. Dessa forma, vamos falar aqui dos 4 mais importantes, que aparecem na maioria das referências bibliográficas. 

Contraste 

Esse princípio ocorre quando dois ou mais elementos possuem uma diferenciação clara entre eles. 

Essa diferença pode ser de tamanho, de cor, de formato, de textura e etc. Serve para quando queremos dar ênfase em algo na nossa peça. 

Contraste 

Hierarquia 

Quando utilizada, a hierarquia direciona o nosso olhar. Ela se refere à organização dos elementos em uma peça, levando em conta o tamanho entre eles. 

Normalmente, o maior elemento de uma imagem é o que chama mais atenção, é o que vemos primeiro. Logo depois, nosso olhar se direciona para as outras partes.

Utilizar a hierarquia é saber organizar as partes de acordo com a importância delas. Em um notícia, por exemplo, a manchete sempre é maior que o texto, por que é o que chamará atenção primeiro. 

Simetria

Esse princípio, por sua vez, ocorre quando os elementos são iguais nos dois lados de um eixo. 

Se traçarmos uma linha no meio da peça, veremos que as duas ou mais partes são iguais ou similares. Dessa forma, a simetria pode ser bilateral ou radial. 

Essa regra gera equilíbrio na peça, criando uma harmonia visual que agrada ao olhar do espectador. 

Repetição 

A repetição nada mais é que a recorrência de um mesmo elemento. Esse princípio cria uma unidade de composição à peça. 

A consistência alcançada pela repetição de um mesmo elemento gera harmonia visual e reitera a identidade de uma arte. 

Você pode utilizá-la para dar ênfase e importância a um elemento. Além disso, juntar o contraste com a repetição pode ser uma ótima ideia para criar realce em seu trabalho. 

Mudar a cor de um só elemento que se repete em uma página, dessa forma, irá gerar um destaque quase que automático para essa unidade. 

Mas porque o Design Gráfico é importante? 

Como falamos no início desse artigo, em um mundo cada vez mais visual, é preciso que uma peça gráfica chame atenção. Mas é justamente isso que pode se tornar um desafio: chamar atenção do espectador. 

É aí que o design gráfico e seus princípios entram. Utilizando as regras que o design propõe, é possível criar artes gráficas que sejam cativantes. 

Se você possui uma marca e quer que seu produto se destaque, é necessário criar uma identidade visual que seja atrativa e única. E é aí que a importância do design gráfico se mostra presente. 

Produtos e marcas que não fazem um estudo extenso sobre identidade acabam por apresentar mais do mesmo. E em um mar de peças gráficas, mais do mesmo nunca atrai o olhar ou gera interesse. 

O Branding, por exemplo, tem a identidade visual como um tópico de desenvolvimento e o design gráfico é utilizado para elaborar essa identidade da melhor forma possível. 

Se quiser saber mais como esses temas se relacionam, é só acessar esse artigo que escrevemos sobre. 

Mas porque o Design Gráfico é importante 

Conclusão

De acordo com o que apresentamos, pode parecer fácil criar peças atrativas, mas não é só entendendo quais são os princípios do design que saberemos como fazer uma boa arte. 

É necessário prática! Por isso, nunca deixe de criar identidades, posts ou anúncios. É só aplicando no dia a dia que saberemos a melhor forma de desenvolver uma peça. 

Além disso, sempre mantenha suas referências atualizadas. Quanto mais você pesquisar e olhar trabalhos visuais, mais você treinará seu olhar para entender o que te atrai e o que passa despercebido. 

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado! E se quiser aprender mais sobre design, sobre anúncios ou até mesmo sobre marketing digital, dá uma olhada nos nossos outros conteúdos

Até uma próxima! 

Artigo escrito por Isabela Aguiar – Analista de Audiovisual da Afiliart 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entenda sobre os benefícios das redes sociais no seu negócio

Entenda sobre os benefícios das redes sociais no seu negócio

Aprenda a divulgar a sua clínica veterinária na internet

Aprenda a divulgar a sua clínica veterinária na internet