in

O que é Educação Ambiental? Qual Sua Finalidade?

o que é educação ambiental qual sua finalidade

Buscar entender o que é educação ambiental é fundamental para a sociedade. Portanto, hoje abordaremos assuntos sobre o conceito de educação ambiental, qual a sua finalidade, como você pode fazer sua parte e muito mais!

A educação ambiental tem como objetivo despertar a consciência ambiental em cada pessoa. Ou seja, ela tem o objetivo de gerar oportunidades para a obtenção de conhecimentos que permitam mudar o comportamento associado à proteção da natureza.

O desenvolvimento sustentável também deve ser combinado com a educação ambiental. Além disso, família e escola tem o dever de educar as crianças com relação a preservação do meio ambiente. Então, vamos ao conteúdo de hoje:

O que é Educação Ambiental? Qual Sua Finalidade?

O conceito de educação ambiental vem com o objetivo de informar a população mundial sobre os problemas ambientais causados pelas atividades humanas.

É sobre a educação ambiental que vamos falar no artigo de hoje, confira:

  • O que é educação ambiental?
  • Qual a finalidade da educação ambiental?
  • Educação ambiental: faça sua parte!

o que é educação ambiental

O que é Educação Ambiental?

A educação ambiental é um campo da educação que visa conscientizar as pessoas sobre os problemas ambientais. Assim, busca encontrar formas de solucioná-las com a preservação de reservas naturais, prevenindo a poluição do meio ambiente, etc.

O conceito de educação ambiental se baseia em um processo usado para preservar nosso patrimônio ambiental. Ainda mais, tem como foco a criação de modelos de desenvolvimento usando soluções sustentáveis. 

E isso não só do ponto de vista ambiental, mas também do ponto de vista político, social, econômico e ético. De forma breve, essa foi a definição sobre o que é educação ambiental.

Qual a Finalidade da Educação Ambiental?

Já sabendo o que é educação ambiental, qual sua finalidade? A educação ambiental é fundamental para assegurar o desenvolvimento sustentável das nações. 

Além disso, esse é um mecanismo que leva as pessoas a se preocuparem com a prática de ações que podem causar impacto ambiental, por exemplo:

  • Poluição de rios e do ar;
  • Pesca predatória;
  • Degradação do solo;
  • Produção de energia com combustíveis poluentes;
  • Desmatamento;
  • Despejo de lixo, etc.

Educação Ambiental: Faça Sua Parte!

A educação ambiental é algo atualmente presente em todos os países. Ou seja, está presente em todas nações que buscam se desenvolver tecnologicamente sem esgotar os recursos naturais da Terra. 

Portanto, além de entender o conceito de educação ambiental, é essencial fazer sua parte:

  • Cuide do seu meio;
  • Não desperdice alimentos;
  • Economize água;
  • Separe o seu lixo;
  • Apague as luzes.

educação ambiental faça sua parte

Cuide do Seu Meio

Ter cuidado com o ambiente em que você vive é extremamente importante para um relacionamento saudável com seu meio. 

Então, limpe seu quarto, arrume a cama, estabeleça o hábito de cuidar da sua casa. Dessa forma, você pode transferir esse hábito para outros lugares que costuma visitar.

Não Desperdice Alimentos

Mais uma forma de utilizar o conceito de educação ambiental fazendo sua parte. O consumo consciente também é essencial para um relacionamento saudável com os alimentos

Então, caso sobre algo, use para compostagem. Porque este é um recurso perfeito para reutilizar sobras de alimentos, transformando-os em fertilizantes para suas plantas.

Economize Água

Não basta só saber o que é educação ambiental, também é preciso economizar água. Então, feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou ensaboando a louça. 

Porque apenas com essa atitude, você evita gastar entre 50 e 80 litros de água. Além disso, tente reutilizar a água para lavar pátios e automóveis.

Separe o Seu Lixo

Separe o lixo reciclável do lixo comum, como garrafas pet, metal, papel, latas de refrigerante, recipientes de plástico, revistas e jornais. 

Em seguida, basta verificar quando o caminhão de recicláveis passa em sua rua. Essa é uma ótima forma de exercitar o conceito de educação ambiental.

Apague as Luzes

Não deixe luzes acessas caso não seja preciso. Ou seja, abra as janelas durante o dia para aproveitar a luz do sol. Estamos falando não só de economia financeira nas contas de energia, mas também de consciência no uso de recursos, matérias-primas e bens naturais.

Concluindo…

No artigo de hoje, vimos o que é educação ambiental. A educação ambiental é um instrumento de grande importância para que haja um desenvolvimento sustentável. Porque ela foca em um amplo processo de conscientização e alfabetização ecológica.

Ainda mais, ela constantemente busca mudar a atitude do homem, onde ele deve estar plenamente consciente de que também faz parte do meio ambiente. Assim, o conceito de educação ambiental nos faz agir racionalmente, contribuindo para a preservação da natureza.

Saiba mais sobre Educação Ambiental conhecendo nosso curso gratuito de Educação Ambiental CLICANDO AQUI.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

O que é Logística? Quais os Tipos?

Programação orientada a objetos

Programação orientada a objetos em JavaScript