in

O que é Educação Inclusiva? ENTENDA tudo 2020

o que é educação inclusiva

Você já ouviu falar o que é Educação Inclusiva? Existem várias escolas em nosso país, cada uma delas trabalha com um método,  cada uma com um estilo de pedagogia, cada uma delas tem sua maneiras de incluir ou não o aluno.

Antes de começarmos este artigo, com as respostas sobre  o que é Educação Inclusiva, qual é a diferença da educação inclusiva especial, o que é educação inclusiva na escola e o que é uma escola inclusiva, você precisa entender a diferença de uma escola inclusiva e uma escola especial.

A escola inclusiva, tem como compromisso um processo educativo que é considerado também um processo social onde todas as pessoas tendo algum tipo de deficiência ou não, tem o mesmo direito de escola.

Já a escola especial, tem como compromisso desenvolver as habilidades de pessoas com algum tipo de deficiência, ela é responsável, no atendimento de pessoas com algum tipo de deficiência, ou seja ela é especializada em pessoas com deficiência.

O que é educação inclusiva? ENTENDA tudo 2020

Agora que você já sabe qual é a diferença, entre escola inclusiva e escola especial, sendo assim fica mais fácil entender o que é educação inclusiva, existem pontos de vista diferentes de uma educação para a outra.

Mas certamente todos estão lutando por um bem em comum, que é a inclusão de seres e o direito a todos de aprendizagem, crescimento pessoal de pessoas em formação, seja na escola inclusiva ou na escola especial.

Hoje veremos neste artigo os seguintes tópicos:

  • O que é educação inclusiva?
  • Qual a diferença da educação inclusiva para especial?
  • O que é educação inclusiva na escola?
  • O que é uma escola inclusiva?

o que é educação inclusiva entenda tudo 2020

O que é educação inclusiva?

A educação inclusiva pode ser considerada uma mudança bastante importante na área da educação, ela consiste basicamente nos princípios de que todos devemos ter direito a uma escola regular.

Na educação inclusiva não existem seres diferentes, ela prioriza trazer uma educação global, livre de preconceitos, plena, reconhecendo e valorizando as diferenças, os termos, iguais, diferentes, normais e deficientes não existem na educação inclusiva.

Valorizar é a chave da educação inclusiva, as diferenças sempre iram existir, ninguém é igual somos todos diferentes, nesta educação as diferenças tem que ser valorizadas, reconhecidas sem nenhum tipo de preconceito.

Todos os alunos devem frequentar a mesma escola, a mesma sala de aula, aprendendo cada um dentro do seu tempo e aprendendo a conviver, conhecer, respeitar e valorizar o que cada um de tem de diferente sem distanciamentos.

Na educação inclusiva todos fazem parte da escola regular, da escola comum, sem diferença nenhuma.

Qual a diferença da educação inclusiva para especial? 

E quais as diferenças entre a educação inclusiva e a educação especial, como podemos diferenciar uma educação da outra? Entenda a diferença entre uma educação e a outra, somente assim você saberá como escolher entre uma e outra quando precisar.

Educação Inclusiva

Esta é considerada uma modalidade de ensino para todos, onde o processo de educação deve ser entendido também como um processo social, onde crianças com qualquer distúrbio de aprendizagem e crianças que são portadoras de necessidades especiais tem direito a uma escola regular.

Ou seja elas têm direito a uma a escolarização o mais próximo do normal, sendo uma modalidade de ensino que inclui a todos.

Educação Especial

Esta é considerada uma modalidade de ensino para as crianças com alguma deficiência, promovendo e desenvolvendo as habilidades das crianças com deficiências, é uma educação que visa um atendimento especializado para quem é portador de necessidade especial, que tenha algum distúrbio de aprendizagem e também habilidades superdotadas.

Ou seja é um ensino exclusivo para pessoas com deficiências, distúrbios e altas habilidades.

educação especial

O que é educação inclusiva na escola? 

E o que é educação inclusiva na escola, como vai funcionar a educação inclusiva dentro de uma escola? Veremos agora como está sendo adaptada em algumas escolas a educação inclusiva, o que os pedagogos, professores e diretores fazem para que esta escola tenha uma educação inclusiva.

Primeiramente professores e pedagogos devem estar sempre trabalhando de mãos dadas, para que juntos consigam fazer com que a educação inclusiva na escola cresça e consiga alcançar os melhores resultados para todo o grupo.

Sem esta parceria de profissionais e escola a Educação Inclusiva não será possível!

A educação inclusiva na escola, tanto regular, como comum tem como princípio acolher todos os alunos sem fazer diferenças entre eles, no momento de aprendizagem, dentro desta escola devem ser criadas atividades que favoreçam e respeitem todos os alunos.

Valorizando e compreendendo o tempo e estilos diferentes na aprendizagem de cada aluno, isto sempre é feito em uma sala de aula para todos, um segundo professor deve estar em sala, realizando ações, para que assim possa se concretizar realmente a educação inclusiva na escola.

Este professor ou estagiário estará ali para prestar um apoio também a equipe pedagógica, e também será muito importante que este professor seja acompanhado sempre recebendo um suporte, conseguindo assim realizar seu trabalho.

O que é uma escola inclusiva? 

A escola inclusiva é aquela que aceita todos os tipos de alunos, independe de suas diferenças todos serão aceitos na escola inclusiva, nela este aluno e sua família vão encontrar uma equipe que está pronta para atender e compreender todas as suas necessidades.

Esta escola deve fornecer recursos indispensáveis para que todos consigam realizar seu processo de aprendizado dentro da suas capacidades de entendimento, fornecendo conhecimento em todas as áreas de aprendizado assim como para os outros.

Também devem ter adaptações físicas no ambiente escolar, que possam auxiliar o aluno em suas necessidades,professores especializados são fundamentais dentro de uma escola inclusiva e a socialização entre os alunos em todos os momentos.

Em alguns casos a escola inclusiva poderá ainda indicar para a família que este aluno tenha acompanhamento em paralelo com a escola inclusiva de uma escola especial complementando e apoiando ainda mais a etapa de sua formação, através  de mais profissionais especializados.

o que é uma escola inclusiva

Conclusão 

Podemos concluir através deste artigo sobre, o que é educação inclusiva que está, é uma educação que vai garantir, o direito para que todos possam ter acesso a uma educação de qualidade, incluindo todos em um mesmo ambiente.

Fazendo assim também com que todos aprendam a respeitar, valorizar e principalmente entender que todos querem e merecem ter o seu espaço onde quiserem, livre de preconceitos e assim cada vez mais conseguirem conquistar espaço.

Aqui no Brasil a educação inclusiva ainda esta sendo implementada, ainda encontramos muitos desafios pela frente, principalmente pela falta de professores capacitados.

Quer saber mais sobre o que é educação inclusiva? Conheça nosso Curso Gratuito De Educação Inclusiva CLICANDO AQUI.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

o que é bolsa de valores

O que é Bolsa de Valores | DESCUBRA | 2020

o que é marketing pessoal

O que é marketing pessoal? O SEGREDO 2020