in , , ,

O que é empreendedorismo ?

O que é empreendedorismo

Você sabe o que é empreendedorismo e como isso funciona? Esse é um dos assuntos mais comentados dos últimos tempos, mas poucas pessoas sabem o que isso representa.

Pensando nisso, separamos um guia completo para mostrar o que é empreendedorismo, quem pode empreender, quais as principais características de um empreendedor e muito mais. 

O que significa empreendedorismo 

O empreendedorismo é uma atividade que está relacionada com o segmento comercial. É a capacidade de pensar ideias de negócio, traçar estratégias e desenvolver projetos práticos, visando principalmente o lucro.

Dessa forma, para responder em poucas palavras o que é empreendedorismo, podemos dizer que se trata da atividade empresarial. O empreendimento é o negócio criado, a ideia comercializada ou até mesmo os acordos realizados.

Um empreendedor identifica uma necessidade que nenhuma empresa existente atende e pensa em uma solução para essa necessidade. A atividade empreendedora inclui o desenvolvimento e o lançamento de novos negócios.

No entanto, também é possível empreender fazendo algo que já existe no mercado. Por exemplo, se existe pouca concorrência em uma determinada região, é possível crescer oferecendo produtos e serviços já consolidados no mercado.

O que é empreendedorismo: a importância de empreender

Todos os anos milhares de empresas são abertas no mundo todo, em diferentes segmentos. Ao mesmo tempo, milhares de outros estabelecimentos fecham as portas, por diversas razões.

Isso faz com que sempre exista espaço para que novos empreendedores gerem resultados. O empreendedorismo é uma atividade indispensável para a vida humana, tendo em vista que as empresas oferecem bens e serviços que são úteis.

Todas as necessidades humanas, como a alimentação, o transporte, a segurança e o lazer podem ser satisfeitas por empresas privadas. Elas geram lucro através da venda de produtos ou serviços.

Assim, podemos dizer que o empreendedorismo é indispensável. Ele contribui para a sociedade e para os empreendedores.

O que é empreendedorismo a importância de empreender

Benefícios do empreendedorismo

O empreendedorismo oferece uma grande variedade de benefícios para as pessoas. Os empreendedores podem ser donos do próprio negócio, o que resulta em liberdade e autonomia financeira e profissional. 

Esse é com certeza um dos principais objetivos de começar uma empresa. Com as oportunidades modernas, muitas pessoas estão traçando ideias de negócio, em busca do sucesso.

Outro benefício do empreendedorismo é a possibilidade de gerar grandes lucros. Em um trabalho convencional geralmente os trabalhadores estão limitados e recebem o mesmo salário por longos períodos.

Já no empreendedorismo os ganhos podem aumentar de forma considerável à medida em que o negócio cresce. Isso significa que o empreendedor pode expandir, alcançar mais clientes e gerar mais receita.

Boas ideias de negócio podem ser facilmente replicadas. Imagine, por exemplo, uma rede de produtos que começa a crescer até atingir todas as regiões do país. Uma pequena ideia pode se tornar um negócio multimilionário.

Existem ainda outros benefícios, como a possibilidade de realizar um objetivo social, ajudar a comunidade através da geração de empregos e trazer inovação para o mercado. Tudo isso graças a ideias interessantes de negócio.

O que é empreendedorismo: quem pode ser empreendedor

Já que estamos falando sobre o que é empreendedorismo, vale a pena entrar em um dos tópicos mais requisitados: quem pode ser empreender. Muitas pessoas imaginam que para empreender é preciso ser muito inteligente, rico ou influente. 

Mas a grande verdade é que o empreendedorismo é um campo muito democrático, que permite a participação de todos os interessados. Existem negócios de todos os tamanhos, dos pequenos aos grandes, dos locais aos multinacionais. 

Isso significa que um pequeno negócio no bairro é considerado empreendedorismo. Se alguém tem uma ideia e consegue ganhar dinheiro com isso, ele estará empreendendo. Dessa forma, qualquer pessoa pode começar um negócio.

No entanto, apenas os empreendimentos que são planejados e organizados conseguem se destacar no mercado. Assim como muitas empresas são criadas todos os anos, muitas outras fecham as portas, algumas por não conseguirem gerar lucro.

Assim, para atuar no empreendedorismo é preciso muito mais do que apenas uma ideia de negócio. É fundamental saber implementar essa ideia, organizar as questões financeiras, formar parcerias de mercado e liderar times.

As características de um empreendedor

Para que uma pessoa seja capaz de empreender, ela deve apresentar algumas características básicas. Apesar de essa não ser uma regra, a experiência prática revela que os melhores empreendedores são aqueles que demonstram essas competências. 

 

  • Liderança

 

Uma das principais características de um empreendedor é a liderança. O profissional é capaz de motivar uma equipe de pessoas, fazer com que outros sejam atraídos para o seu negócio e “vender” a sua ideia. 

Os maiores empreendedores do mundo são grandes líderes. São pessoas que inspiram confiança, seja perante os seus colaboradores, seja perante os seus clientes. Dessa forma, podem alcançar resultados incríveis no mercado em que atuam.

  • Inovação

Outra característica de um empreendedor é a capacidade de inovar no mercado. Com o aumento do número de empresas existentes, apenas as mais inovadoras podem sobreviver com o passar do tempo. 

Inovar significa fazer algo diferente. Pode ser algo completamente novo, que ninguém pensou antes, ou algo que já existe, mas com outro olhar e outra abordagem. 

O empreendedor deve ser capaz de analisar as necessidades dos consumidores e criar ideias inteligentes para satisfazer essas necessidades. Esse é o segredo para a geração de competitividade de mercado. 

  • Capacidade para tomar decisão

O empreendedor deve tomar decisões importantes no dia a dia. As decisões podem envolver diversos assuntos, desde a criação de uma empresa até o valor de comercialização dos produtos e serviços.

Saber tomar as decisões certas, no momento certo, é o que define o futuro de um empreendimento. O bom empreendedor é capaz de aproveitar as melhores oportunidades.

As características de um empreendedor

Conclusão

Nesse guia falamos sobre o que é empreendedorismo, quais são as vantagens de empreender, qual a importância, quem pode ser empreendedor e muito mais. Como você pode ver, o empreendedorismo é um segmento muito importante. 

Todos os dias milhares de pessoas desenvolvem projetos de negócio, muitos deles viáveis. A decisão certa pode ser o caminho para a criação de um negócio altamente lucrativo. O empreendedorismo está repleto de oportunidades.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Como fazer contas de porcentagem

Como fazer contas de porcentagem ?

5 motivos para fazer um curso de secretariado escolar

5 motivos para fazer um curso de secretariado escolar