in

O que é Ergonomia no Trabalho e Qual Sua Importância!

o que é ergonomia no trabalho

Quando se trata de “o que é ergonomia no trabalho” e a “importância da ergonomia no trabalho”, é preciso ter uma atenção especial. Porque a ergonomia no local de trabalho é algo vital para o sucesso dos negócios, não importa qual seja o segmento.

Afinal, ela é responsável por garantir conforto, segurança e saúde dos funcionários e colaboradores. Além disso, a ergonomia no trabalho afeta diretamente nos resultados das atividades diárias. Portanto, afeta nos resultados da empresa como um todo.

O que é Ergonomia no Trabalho e Qual Sua Importância!

Agora vamos compreender melhor o que é ergonomia no trabalho, e qual é a sua importância tanto para a empresa, quanto para o trabalhador. Ainda mais, vamos apresentar suas modalidades e algumas dicas para implementá-la na sua rotina de trabalho.

Então continue comigo, porque no artigo de hoje veremos:

  • O que é ergonomia no trabalho;
  • A importância da ergonomia no trabalho;
  • Tipos de ergonomia no trabalho;
  • Dicas de ergonomia no trabalho;
  • Curso grátis de ergonomia!

O que é Ergonomia no Trabalho e Qual Sua Importância

O que é Ergonomia no Trabalho?

Ergonomia é a relação entre uma pessoa e seu ambiente de trabalho. O termo “ergonomia” em inglês “ergonomics”, vem do grego: “ergon” que quer dizer “trabalho”, e “nomos” que significa “preceitos, leis”.

Portanto, trata-se de um campo de conhecimento que analisa as condições do local de trabalho. Em outras palavras, tem o objetivo de verificar se as empresas contribuem para a saúde e o bem-estar dos funcionários. 

Ou seja, tudo relacionado à interação do funcionário com seu local de trabalho, engloba a ergonomia. Bom, isso explica melhor o que é ergonomia no trabalho e, basicamente, qual a sua origem.

Qual a Importância da Ergonomia no Trabalho?

Já sabendo o que é ergonomia no trabalho, agora vamos saber qual a sua importância. Promover a ergonomia no local de trabalho é essencial para manter não apenas o bem-estar do trabalhador. Também é imperativo para que a empresa siga os pré-requisitos legais.

Ou seja, se a empresa não atender aos requisitos, a Justiça do Trabalho poderá notificá-la, multá-la ou até interditá-la. No entanto, além dos requisitos legais, por que a ergonomia se faz tão importante?

É importante por que ela permite melhorar as condições de trabalho dos funcionários de uma empresa. Como resultado, a empresa terá uma equipe mais satisfeita, motivada e ainda mais eficaz: o sonho de todo gerente. Basicamente, essa é a importância da ergonomia no trabalho.

Tipos de Ergonomia no Trabalho

Existem sete tipos principais. Mas um não exclui o outro, pelo contrário, só são obtidos os melhores resultados quando todos são colocados em prática juntos. Por isso, é essencial saber o que é ergonomia no trabalho.

Confira quais são os tipos de ergonomia no trabalho:

Ergonomia Física

Essa área está associada à anatomia. Ou seja, aos atributos físicos do funcionário e como ele se adapta às suas condições de trabalho. Essa modalidade visa garantir postura ao exercitar a profissão.

Ergonomia de Correção

Nessa modalidade são discutidos assuntos como iluminação, ruído, temperatura, design de móveis e como isso afeta o funcionário. Daí a importância da ergonomia no trabalho.

Ergonomia de Concepção

Esse conceito visa o desenvolvimento de ambientes de trabalho com foco em se tornarem mais profissionais. Ou seja, seu objetivo é que esses locais sejam montados ou construídos da melhor forma.

Ergonomia de Conscientização

Esse tipo de ergonomia de conscientização não foca no local de trabalho. Essa modalidade se concentra nos funcionários e no comportamento que eles devem adotar para melhorar a ergonomia. Portanto, suas ações englobam palestras, treinamentos e seminários.

Ergonomia Participativa

Também é focado nos funcionários. Mas somente em um pequeno grupo responsável pela organização e controle das atividades ergonômicas da empresa.

Ergonomia Operacional

Seu foco é não sobrecarregar os profissionais, projetar estruturas e circuitos orientados para seu desempenho. Mas com desempenho de qualidade, afim de evitar possíveis problemas. Portanto é fundamental saber qual é a importância da ergonomia no trabalho.

Ergonomia Cognitiva

O estresse e a fadiga, quando controlados, fazem parte do trabalho de resolução de conflitos. Essas reações se intensificam quando os processos de trabalho causam mais ansiedade, exaustão e pressão excessiva.

Tipos de Ergonomia no Trabalho

3 Dicas de Ergonomia no Trabalho!

É necessário criar alguns hábitos que possam melhorar a sua experiência no trabalho e reduzir possíveis lesões no futuro. Então, agora que sabemos o que é ergonomia no trabalho, aqui estão 3 dicas que podem te ajudar:

1. Escolha um Local Adequado Para o Trabalho

É essencial saber a importância da ergonomia no trabalho e escolher um ambiente adequado para trabalhar. E se você trabalha em um escritório, saiba que a cadeira e a mesa são perfeitas para evitar possíveis dores musculares.

2. Faça Exercícios de Alongamento

Deve-se enfatizar aqui que é necessário tomar algumas precauções para analisar os exercícios realizados. Da mesma forma, é preciso verificar as qualificações do especialista que transmite as informações afim de evitar lesões.

3. Esteja Atento à Postura

Em terceiro lugar, uma dica bem importante sobre a importância da ergonomia no trabalho. Você deve sempre se atentar a como está sua postura enquanto trabalha. Portanto, evite muito relaxamento para que a coluna permaneça sempre ereta.

Conheçam Nosso Curso Grátis de Ergonomia!

Nosso curso online de ergonomia é essencial para quem deseja ficar livre de dores e doenças, geradas por comportamento e posturas incorretas. Isso e muito mais é demonstrado durante o conteúdo do curso que foca na importância da ergonomia no trabalho.

Buscar conhecimento é a melhor forma de manter a saúde sempre em dia. Portanto, tente sempre aprimorar seu conhecimento sobre esse contexto. O que você pode fazer por meio do nosso curso de ergonimia online.

Finalizando

Acima vimos o que é ergonomia no trabalho, sua importância e muito mais. Espero que tenham gostado. Manter ergonomia no trabalho é importante não só para o seu desempenho, mas também para a sua saúde mental e física. 

Além disso, essa atividade foca no autocontrole do seu bem-estar, que geralmente requer uma mudança de hábitos. Portanto, sabendo a importância da ergonomia no trabalho, não deixe de dar uma atenção a mais para essa questão, combinado?

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

o que é PNL e para que serve

O que é PNL e Para que Serve?

como aprender inglês sozinho confira 6 dicas

Como Aprender Inglês Sozinho? Confira 6 Dicas!