in

O que é Feedback? Confira 3 Dicas!

o que é feedback

Você sabe o que é feedback? Porque é exatamente sobre isso que vamos falar no artigo de hoje, “o que significa feedback”. Feedback, uma palavra do idioma inglês, significa uma opinião, revisão, comentário ou avaliação.

No entanto, também é um termo incluído na língua portuguesa, usado especificamente para expressar o ponto de vista de alguém. Por exemplo, essa é uma maneira de opinar e avaliar sobre uma tarefa.

Assim, ele se concentra não apenas no resultado. Mas também na produtividade, aprofundando a análise no que foi realizado. Por isso que é importante saber o que significa feedback.

Para que, ao repetir ou em oportunidades futuras, as lições aprendidas possam ser usadas para outro e melhor desempenho. Daí a importância em se saber o que é feedback.

Num mercado sempre competitivo, não é de se surpreender que a ênfase principal esteja nos profissionais e nas empresas que encontram fraquezas e oportunidades para melhorar. Ou seja, eles compreendem a importância do feedback para ganhar impulso e se desenvolver ainda mais.

o que é feedback

O que é Feedback? 

O que é feedback? O termo “feedback” vem do idioma inglês e é uma combinação de feed (alimentar) e back (de volta). Portanto, essa tradução pode ser considerada como um ato de realimentar, responder à um comportamento ou atitude.

Do mesmo modo, o conceito de feedback é tido como a comunicação entre dois ou mais indivíduos. Assim, um deles é avaliado pelos demais em relação a seu comportamento, suas ações, tarefas, etc… Ao saber o que significa feedback, isso fica bem mais simples de se entender.

Em geral, esse conceito é utilizado quando um indivíduo diz a outro o que pensa sobre seu trabalho e como ele pode melhorá-lo. Ou seja, isso aumenta a produtividade e faz com que pessoa descubra algo que nunca notou. Basicamente, isso é o que é feedback.

Para que Serve o Feedback?

O que significa feedback? Para que serve? O feedback é usado para avaliar o desempenho de uma pessoa, grupos ou mesmo de uma empresa. Portanto, nada mais é do que uma análise do trabalho que foi feito ou que acabou de ser concluído.

Além disso, em um ambiente de negócios, essa é uma ferramenta extremamente importante para o gerenciamento de equipes.

Ainda mais, é importante para medir o desempenho e fazer otimizações para possíveis melhorias. Ou seja, uma relação ganha-ganha, que, como tal, precisa gerar vantagens para ambas as partes: quem passa e quem recebe. Por isso é essencial saber o que significa feedback.

Em outras palavras, essa é uma oportunidade para vocês compartilharem opiniões, sugestões e críticas para melhoria. Então, também é interessante notar que o feedback tem a função não só de incentivar uma pessoa a atingir todo o seu potencial.

Importância de dar Feedbacks Para os Funcionários

Saber o que é feedback é muito importante. Os feedbacks geralmente são construtivos se você souber como passá-los, e podem ser a chave para o desenvolvimento da sua equipe e, portanto, do seu negócio.

  • Conflitos reduzidos;
  • Aprendizado gerado;
  • Colaboradores motivados.

Conflitos Reduzidos

O feedback mal elaborado pode tornar o relacionamento entre líderes e equipes muito prejudicial e criar conflitos. Para evitar isso é essencial saber o que significa feedback.

Ou seja, quando você conseguir passar feedbacks da maneira correta, os profissionais tendem a receber críticas de maneira mais racional e não de forma emocional.

Aprendizado Gerado

Porque essa é uma medida propícia a mudanças positivas, fazendo com que os funcionários compreendam os motivos da produtividade não tão alta e comecem a melhorar suas ações. Com isso podemos perceber a importância em se saber o que é feedback.

Colaboradores Motivados

A motivação é uma das possibilidades que levam à produtividade. No caso de feedbacks bem preparados, mas ainda negativos, como as pessoas precisam manter seu trabalho e continuar seu plano de carreira, o desempenho de cada funcionário pode melhorar.

importancia de dar feesbacks para os funcionarios

Confira 3 Dicas Para Passar Seus Feedbacks!

Então, agora que você entende a importância, e o que significa feedback adequado para os funcionários, vamos prosseguir. 

Veja nossas dicas sobre como passar feedbacks:

  • Não faça críticas pessoais;
  • Use a regra de três para o feedback;
  • Aplique o feedback positivo e o negativo.

1. Não Faça Críticas Pessoais

É importante compreender que o feedback também é uma ferramenta profissional. Então, em um ambiente corporativo, você, gerente, nunca faça críticas pessoais a seus profissionais. Porque este é um dos maiores erros que existem hoje em dia.

Além disso, tente não passar feedbacks quando estiver irritado. O calor das emoções pode fazer você falar coisas desagradáveis ​​e destruir o relacionamento entre gerente e empregado. 

Ainda mais, você deve se basear nas atividades profissionais do funcionário, em como ele realiza suas funções e o que pode fazer melhor. Como você pode ver, saber o que significa feedback, pode fazer toda a diferença.

2. Use a Regra de Três Para o Feedback

Nossa segunda dica sobre o que é feedback, para passar feedbacks com confiança sobre seus funcionários, siga estas 3 regras:

  • Busque mostrar o contexto do caso;
  • Cite o procedimento ou comportamento que foi observado;
  • Exponha as consequências e tire conclusões sugerindo melhorias.

3. Aplique o Feedback Positivo e o Negativo

Bom, os feedbacks nem sempre focam em coisas positivas, por isso que é importante saber o que significa feedback. Portanto, haverá um momento em que você vai precisar aplicar comentários negativos, mas com o objetivo de melhorar.

Então, busque motivar sua equipe a sempre melhorar. Além disso, destaque também os pontos positivos para que percebam que há momentos na sua jornada que estão sendo executados corretamente.

Conclusão

Em suma, hoje vimos o que é feedback. O feedback para funcionários pode ser desafiador, mas é possível. Ainda mais, devo lembrar que é importante estar apenas você e quem vai receber o feedback. 

Ou seja, longe das outras pessoas. Então, seja claro, também fale sobre bons resultados e deixe que a pessoa fale também.

Assim, sabendo o que significa feedback, e ao criar um cenário positivo, você sem dúvida lidará bem com essa avaliação. Além disso, aproveite essa conversa para saber mais sobre seu próprio desempenho!

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Primeiros passos para quem deseja iniciar a vida profissional

Primeiros passos para quem deseja iniciar a vida profissional

os melhores filmes da netflix

Melhores Filmes Netflix 2020!