in ,

O que é Glúten? Saiba Mais!

o que é glúten

Você sabe o que é glúten? Sabe quais são os alimentos sem glúten para incluir na sua dieta? Abordaremos muitos aspectos sobre o glúten no artigo de hoje. A dieta sem glúten é mais indicada para pacientes com doença celíaca ou pessoas com sensibilidade ao mesmo. 

No entanto, aqueles que não se enquadram nesses grupos também podem se beneficiar com a redução dos níveis de glúten em sua dieta. Ainda mais se o objetivo for a perda de peso.

De acordo com os especialistas, para emagrecer, não é necessário excluir todo o glúten da dieta. Ou seja, o indicado é reduzir a quantidade desse nutriente, eliminar açucares, carboidratos simples e adotar uma alimentação saudável.

Mas o emagrecimento não ocorre pela redução do glúten, mas porque é reduzida a ingestão de calorias na dieta. Ou seja, o glúten em si não é rico em calorias. 

Portanto, o indicado é procurar o aconselhamento de um endocrinologista ou nutricionista sobre alimentos sem glúten e para que indiquem a dieta mais apropriada.

O que é Glúten? Saiba Mais!

Existem casos em que indivíduos não possuem doença celíaca, mas também são sensíveis ao glúten por outros motivos que os especialistas não conhecem. Assim, os médicos nomeiam essa situação de sensibilidade não celíaca ao glúten.

Confira o conteúdo de hoje:

  • O que é glúten?
  • O glúten engorda?
  • Benefícios o glúten;
  • Alimentos sem glúten são mais saudáveis?
  • Pode-se cortar o glúten da dieta?
  • Doença Celíaca.

o que é glúten

O que é Glúten?

Afinal, você sabe o que é glúten? O glúten é uma proteína que é encontrada naturalmente em cereais como cevada, centeio e trigo. Assim, diferentemente da gordura trans, o glúten não é uma criação da indústria alimentícia.

Ainda mais, esse nutriente também é usado para preparar diversas receitas que precisam de maior elasticidade dos alimentos.

Por exemplo, o uso desse tipo é feito na produção de pães, para fazer massas maiores e mais macias. Nesse sentido, o glúten auxilia a sovar a massa e evita a liberação do dióxido de carbono pelas leveduras. Essa foi uma descrição bem breve sobre o que é glúten.

O Glúten Engorda?

Apesar de ser constantemente tido como o causador do ganho de peso, os especialistas afirmam que não há um estudo convincente de que o glúten realmente engorde.

O glúten não contém calorias. No entanto, os produtos que contêm glúten são mais ricos em calorias, fontes de gorduras e carboidratos presentes em alimentos industrializados.

Mas devemos enfatizar que também há alimentos com glúten que são bons para a saúde. Ou seja, o que faz ganhar peso são alimentos e conservantes ricos em calorias. Portanto, sempre busque saber a quantidade de glúten nos alimentos que você consome.

Benefícios do Glúten

Sabendo o que é glúten, quais são seus benefícios? Acima de tudo, pesquisas cientificas já descobriram que indivíduos que consomem glúten regularmente correm um risco menor de desenvolver doenças. 

Ou seja, correm menos riscos de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e até problemas intestinais. Isso em comparação com o grupo de pessoas que excluíram o glúten da dieta.

Ainda mais, também ocorre um grande erro entre as pessoas que excluem o glúten da dieta. Que é escolher alimentos ultra processados ​​com o rótulo indicando que eles não possuem glúten.

Além disso, estudos realizados para examinar a composição nutricional de produtos sem glúten mostram que os mesmos têm maiores níveis de gordura saturada, mais sal, mais carboidratos e alto teor calórico.

Alimentos Sem Glúten São Mais Saudáveis?

Alimentos sem glúten são melhores? A resposta para essa pergunta pode variar. Com base em pesquisas da Universidade de Houston, nos EUA, os alimentos que contêm embalagens indicando “sem glúten” não necessariamente significa que são mais saudáveis.

Porque apesar da falta do glúten, esse produto pode ser muito calórico e prejudicial à saúde dos consumidores. 

Portanto, o indicado é você ler toda a tabela nutricional da embalagem do alimento para determinar se ele pode ser incluído em sua dieta. Então, muita atenção quando for comprar alimentos sem glúten.

alimentos sem glúten são mais saudáveis

Pode-se Cortar o Glúten da Dieta?

Agora que sabemos mais sobre alimentos sem glúten, devemos cortá-los da nossa alimentação? De forma alguma, porque o glúten pode oferecer várias vantagens quando incluído em uma alimentação equilibrada. 

Ainda mais, de acordo com os especialistas, ele não só ajuda a controlar a glicose e triglicérides, mas também:

  • Melhora a função intestinal;
  • Eleva a absorção de minerais e vitaminas;
  • Fortalece o sistema autoimune.

Portanto, sabendo que o glúten é um tipo de proteína e como ele funciona, não o remova da sua dieta, esse pode ser um grande erro. 

No entanto, essa decisão só pode ser tomada sob a orientação de um médico especializado. Por isso que é fundamental saber o que é glúten.

Doença Celíaca

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 1 milhão de indivíduos sofrem de doença celíaca. Essa é uma doença autoimune associada à intolerância a alimentos que contenham glúten. 

Com isso, devem buscar apenas alimentos sem glúten. Portanto, esses indivíduos não podem consumir alimentos com glúten. 

Porque seu consumo desencadeia a formação de anticorpos no intestino delgado, isso pode causar inflamações nas paredes intestinais e impede a absorção de nutrientes. Também pode causar dificuldades em emagrecer, constipação, enxaquecas e cólicas abdominais. 

Ainda mais, causa dores nas articulações e nos músculos, alterações de humor, depressão, hiperatividade, formigamento nas extremidades, etc. Então, nesse caso o foco deve ser em alimentos sem glúten.

Finalizando…

Em suma, hoje vimos o que é glúten, mas a maioria das pessoas saudáveis ​​não tem motivos para evitar o glúten. Porque não há evidências convincentes de que uma alimentação sem glúten seja melhor para nossa saúde.

No entanto, para pessoas com certas doenças, como intolerância ao glúten, a eliminação do glúten é essencial para reduzir possíveis inflamações no intestino, e para controlar os sintomas gastrointestinais.

Em outros episódios de doenças que parecem aliviar seus sintomas com alimentos sem glúten, ainda não existem estudos conclusivos. Então, a única maneira de descobrir se o glúten faz mal é eliminando-o da sua dieta e observar como o seu organismo reage a isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

o que é resiliência

O que é Resiliência? Qual a Sua Importância?

como excluir conta do instagram

Como Excluir Conta do Instagram?