in

O que é marketing de influência e como se beneficiar dessa estratégia?

O que é marketing de influência e como se beneficiar dessa estratégia?

O que é marketing de influência e como se beneficiar dessa estratégia

O marketing de influência é uma estratégia potente que ajuda a alcançar um público, por meio de parcerias com influenciadores digitais, que é segmentado. A ação é muito benéfica, porque eles são muito mais influentes do que as celebridades.

Antigamente, ser famoso era para poucos, visto que uma pequena quantidade de pessoas conseguia alcançar a fama com algum trabalho artístico por meio da mídia tradicional.

Ao longo de suas carreiras, esses indivíduos faziam propagandas de produtos e serviços das mais variadas marcas. Só que, desde que as redes sociais surgiram, com o surgimento dos smartphones e a popularização da internet, essa história mudou.

A web, em suas mais variadas plataformas, possibilita o surgimento de talentos praticamente todos os dias, e eles são conhecidos como influencers (influenciadores).

São usuários comuns, mas que alcançaram a fama por conta da qualidade de seus conteúdos, voltados para os mais variados nichos e que conseguiram juntar uma grande quantidade de fãs e seguidores.

Logo o mercado percebeu o potencial dessas pessoas, e então surgiu o marketing de influência. Para aplicá-lo, é necessário conhecer sua definição, a relação que possui com as redes sociais, suas vantagens, como executá-lo e os tipos de influenciadores.

Entendendo o que é marketing de influência

Marketing de influência é uma estratégia usada para aproveitar a reputação e a popularidade de um influenciador para, assim, divulgar produtos e serviços. É uma ação inteligente, porque essa parceria influencia a decisão de compra.

Os influencers geram impacto na jornada de compra, assim como no conteúdo gerado pelo usuário. Isso porque essas pessoas compartilham as experiências que viveram com marcas, produtos e serviços com os demais seguidores.

Por exemplo, ao falar sobre aplicação bona piso madeira, o influenciador vai falar de maneira autêntica e franca, e é isso que influencia a decisão de compra das pessoas.

A única diferença entre essa estratégia e o conteúdo gerado pelo cliente é que a marca vai combinar com o influenciador quais os produtos que vai divulgar e a maneira como isso vai ser feito. Não obstante isso, a opinião sincera prevalece.

Vários outros pormenores podem ser combinados entre ambos dentro da parceria para fazer a divulgação das soluções. Os aspectos, neste caso, que são importantes:

  • Horários de publicação;
  • Formato de conteúdo;
  • Hashtags usadas;
  • Canal de divulgação.

Mas mesmo diante disso, continua sendo uma maneira autêntica de divulgar produtos e serviços para possíveis clientes, e é, por isso, que o marketing de influência ganhou tanta relevância nos últimos anos.

Relação entre marketing de influência e redes sociais

Essa estratégia costuma ser veiculada nas redes sociais, uma vez que o público está interessado em seguir e acompanhar os influenciadores nessas plataformas.

Justamente por isso é tão comum ver parcerias entre uma empresa de instalação ar condicionado lg dual inverter e o influencer nas redes sociais.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 67% dos usuários seguem pelo menos um influenciador no Instagram e 55% já comprou alguma coisa indicada por essas pessoas.

Outra pesquisa realizada pelo YouTube mostrou que 69% dos inscritos em canais de influenciadores já compraram algum produto ou adquiriram algum serviço indicado por eles.

Até mesmo o LinkedIn está relacionado a essa estratégia, porque também existem muitos influenciadores por lá. Isso tanto é verdade que 21% dos usuários usam a plataforma para, de acordo com o levantamento realizado pela Opinion Box, acompanhá-los.

Vantagens do marketing de influência

O marketing de influência traz muitas vantagens para as empresas, e elas surgem em curto, médio e longo prazos, o que otimiza o negócio de várias formas.

Uma das vantagens que mais se destacam é a possibilidade de alcançar um público maior para o negócio, tendo em vista que será divulgado por meio dos influenciadores.

Para uma empresa de motoboy delivery comida é uma forma de obter um aumento no número de impressões por parte de pessoas, que, muitas vezes, nem mesmo conhecem a organização e suas soluções.

Vários outros benefícios se destacam, como o aumento no retorno sobre os investimentos, aumento no número de vendas, crescimento da base de leads, ampliação dos canais de comunicação e melhora na percepção da marca.

Como executar o marketing de influência?

Para executar o marketing de influência, é muito importante seguir algumas etapas. A primeira delas é definir os objetivos, assim como acontece com qualquer outra ação publicitária.

A marca deve definir o que pretende alcançar por meio dessa ação e considerar as características de seu público-alvo e de sua persona.

Outra etapa fundamental é escolher o influenciador, mas sem considerar a quantidade de seguidores que ele possui. Na verdade, é fundamental que ele tenha um público semelhante à audiência da marca.

Por exemplo, uma empresa de remoção de máquinas pesadas deve fazer parcerias com influenciadores que falam sobre assuntos relacionados ao seu setor, como no caso de um engenheiro de produção.

Depois disso, é imprescindível definir uma mensagem, pois ela será responsável por estabelecer uma comunicação e passar o briefing para o influenciador.

Por fim, a quarta etapa do marketing de influência é mensurar os resultados e se certificar de que eles estão de acordo com o objetivo inicial. Também é assim que a empresa vai definir se a mensagem foi transmitida como deveria.

Tipos de influenciadores

Existe uma maneira de dividir os influenciadores e, assim, identificar a melhor opção para a empresa. Um deles são os midiáticos, e, neste grupo, estão presentes jornalistas, investidores, analistas e autores.

Em linhas gerais, são pessoas relevantes e que possivelmente tenham criado seu nome ainda na era offline.

Uma marca de relógio de ponto digital com comprovante pode fazer parceria com outro grupo conhecido como especialistas. Estes são influenciadores on-line, como no caso de blogueiros e youtubers.

Também entram nessa lista os fashionistas, especialistas de mercado e outras pessoas que compartilham suas opiniões na internet e são ouvidas.

Por fim, existem os fãs e influenciadores, que nada mais são do que usuários que se destacam em grupos específicos e menores, mas que, mesmo assim, garantem uma boa audiência.

Como usar o marketing de influência?

Para usar o marketing de influência do jeito certo, é necessário seguir alguns passos importantes, que são:

Definir um objetivo

A primeira coisa é estabelecer os objetivos da ação, que pode ser aumentar as vendas, conquistar novos clientes, divulgar produtos e serviços ou simplesmente tornar a marca mais popular.

Ao definir esses objetivos, fica mais fácil direcionar esforços e ajustar o investimento de acordo com os resultados esperados.

Conhecer o público

Uma empresa de venda de bateria 24 horas também precisa conhecer muito bem seu público para saber qual o tipo de conteúdo digital que essas pessoas costumam consumir e os influenciadores que seguem.

Assim, vai ficar muito mais fácil encontrar alguém que se encaixa à ação, encontrar as plataformas que devem ser trabalhadas e os formatos de conteúdo que mais geram engajamento.

Escolher o influenciador

Depois de saber quais são as características do público, fica mais fácil escolher o influenciador que vai trabalhar na estratégia. O erro mais comum nesse processo é encará-lo como uma compra de mídia, ou seja, considerar o número de seguidores.

Para um fabricante de gerador de energia para casas o que realmente importa é a qualidade do relacionamento entre o influenciador e sua audiência.

O engajamento não é algo que deve ser medido por meio do número de seguidores, mas pela interação do público com seus conteúdos.

O primeiro passo é analisar as características e estilo de vida do influenciador, e, assim considerar se está tudo de acordo com o perfil da empresa e os objetivos da estratégia.

É elementar estar sempre atento às postagens orgânicas nas redes sociais dessas pessoas para saber as informações necessárias e fazer uma boa escolha.

Definir a parceria

Por fim, é necessário seguir os termos da parceria, algo que pode ser feito direto com o criador de conteúdos ou com uma agência que o represente.

Uma marca de produtos de limpeza institucional deve alinhar todos os pontos, desde o pagamento pelos serviços prestados até o modo como a produção de conteúdo vai acontecer.

Algumas empresas preferem enviar um briefing que será seguido pelo influencer, enquanto outras oferecem mais liberdade de criação.

Considerações finais

Os influenciadores digitais são pessoas comuns, mas que criam conteúdos interessantes e engajadores para os usuários nas redes sociais.

Eles sabem conversar com o público e possuem uma audiência fiel, por isso são ótimos parceiros para divulgar produtos e serviços.

Tudo o que a marca precisa fazer é encontrar um influenciador compatível com seu segmento e que possua um público semelhante ao seu, assim a audiência do criador de conteúdos vai conhecer a marca e se interessar por suas soluções.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

O que são cookies e qual seu objetivo em um site?

Tecnologia

Como a tecnologia quebra barreiras como a do tempo e a do espaço?