in ,

O que é Marketing Digital? Para que serve? Quais vantagens?

O que é Marketing Digital? Para que serve? Quais vantagens?

O avanço da tecnologia, o uso da internet e das diversas mídias sociais deram origem ao marketing moderno, que atualmente conhecemos como Marketing Digital.

Mas nem sempre foi assim, ao longo dos anos esse marketing recebeu outros termos como marketing na internet, e-marketing, marketing na web entre outros.fneg

Desde então muita coisa mudou e pudemos acompanhar essa transformação digital acontecendo.

No lugar de outdoors, panfletos, propagandas na televisão foi substituído por anúncios na internet e redes sociais, e-mail marketing e etc..

E em vista de acompanhar as tendências do mercado para alcançar mais rapidamente seus objetivos, muitas empresas, pessoas autônomas e negócios físicos têm recorrido ao Marketing Digital.

Mas afinal, o que o Marketing Digital é?

De forma bem simples, o Marketing Digital é uma forma de alcançar os objetivos de marketing por meio da aplicação de tecnologias e mídias digitais.

E para isso são utilizadas estratégias digitais por meios diversos, como e-mail, mídia paga, anúncios no Facebook, Youtube e outros para se conectar com o público desejado para assim ter resultados.

Muitas pessoas confundem o marketing digital com o negócio digital, e é bem comum.

O marketing é digamos que um braço de um negócio de uma empresa. De modo geral uma empresa (de porte médio a grande) possui vários setores: setor administrativo, produção, comercial e marketing.

Essa “ponte” que conecta o seu cliente potencial com o seu produto, é o marketing e o setor de vendas é quem efetiva essas vendas a partir das oportunidades geradas pelo marketing.

Na verdade, o marketing é o processo de promoção do seu produto. Descubra como promover seu produto com esse método.

Vantagens do Marketing Digital

O Marketing Digital mudou a forma de empresas e consumidores fazerem marketing.

Vantagens do Marketing Digital

E existem alguns vantagens que precisam ser levadas em consideração em seu negócio:

Interatividade

A interatividade com o público é um diferencial bem importante pois permite a aproximação e contato direto com as pessoas.

Saber a opinião, ter um feedback, ouvir críticas e sugestões para melhorar ainda mais o atendimento ao cliente.

Obtenção e Análise de dados

Por meio do Marketing Digital fica muito mais fácil obter dados e analisar se a estratégia é efetiva.

Essa é uma vantagem muito útil para manter a melhoria contínua da estratégia para o seu negócio.

Alcance e Direcionamento

É possível alcançar as pessoas certas, no lugar certo.

Por exemplo, se você divulga produtos femininos é possível criar estratégias e anúncios para alcançar as pessoas corretas.

Assim você conseguirá economizar dinheiro, segmentar e conhecer melhor o seu público.

Baixo Custo

Uma das vantagens de utilizar o Marketing Digital como estratégia em seu negócio online é que é uma modalidade com um custo muito mais baixo do que o marketing tradicional.

Anúncios em jornais, outdoors, horários publicitários na TV tem um custo alto para as empresas.

E através do Marketing Digital possibilita tanto a empresas de grande porte quanto a pequenos empreendedores divulgarem suas marcas e negócios gastando pouco.

Para que serve o Marketing Digital?

O Marketing Digital pode ajudar autônomos, profissionais liberais, microempresas, empresas de pequeno, médio e grande porte a conquistarem mais oportunidades de negócio. 

Todo mundo atualmente quer ter sua presença online, principalmente porque várias portas são abertas e permite que as empresas consigam:

  • compreender seu público;
  • conquistar mais clientes;
  • capturar leads;
  • receber feedbacks;
  • melhorar o relacionamento com os clientes;
  • fidelizar os consumidores;
  • gerar oportunidades de venda;
  • reforçar os diferenciais competitivos;
  • aumentar a rentabilidade da empresa;
  • acelerar e potencializar os resultados.

Principais estratégias de Marketing Digital

Já o marketing digital possui várias estratégias que auxiliam na sua missão de encontrar seu cliente ideal e promover o seu produto.

As principais são:

  • Marketing de Conteúdo, é a criação e distribuição de conteúdo. Tem o objetivo de fazer com que as pessoas conheçam, de gerar visitas para seu site/blog, gerar cadastro na sua lista de e-mails e atrair clientes em potencial;
  • Marketing nas redes sociais, basicamente é promover a sua marca e conteúdo nos seus canais de mídia social. Tem os mesmos objetivos de gerar visitas, cadastros e atrair clientes em potencial;
  • E-mail Marketing, é o responsável por criar uma comunicação mais pessoal, gerando um relacionamento seu ou da sua empresa com clientes potenciais que se cadastraram na sua lista através do e mail;
  • Anúncios pagos, é uma forma de atrair clientes potenciais pagando por cliques ou visualizações em seus anúncios. As plataformas mais usadas no marketing digital para fazer anúncios pagos são Facebook e Google Ads;
  • Marketing de afiliados, é uma forma de promover o produto de outra pessoa ou de outra empresa com o objetivo de ganhar uma comissão pelas vendas que realizar;
  • SEO, significa otimização para mecanismos de buscas. É otimizar o seu site/blog para aparecer nas buscas do Google e Yahoo e ter mais visitantes de forma gratuita no seu site;
  • Análise de dados da web é uma forma de acompanhar os resultados das suas estratégias, por meio do Google Analytics. E pode ser feito em tempo real, o que pode ajudar a corrigir os erros mais rápido.

Principais estratégias de Marketing Digital

Essas são basicamente as principais e mais importantes estratégias do marketing digital e não terminam aí.

Existem outras, por exemplo: Podcasts, canal no Youtube, Ferramentas e Apps, Notificações em Push, Blog, Chatbots e muito mais.

Conclusão

É importante que se você está começando no marketing digital, você estude e aprenda as estratégias que vão te levar a ter resultados.

Aos poucos você vai se aprofundando, conectando os pontos, escolhendo as estratégias que mais se adaptam ao seu negócio.

Embora pareça difícil e cheio de termos e conceitos novos e não habituais, vale muito a pena aprender e aprofundar os conhecimentos desse marketing que veio para ficar.

Se você gostou desse artigo e tem interesse em trabalhar na internet e não tem noção de como começar, recomendo a leitura desse artigo para que você possa iniciar seu negócio online da forma correta.

Espero que essas informações te ajudem e que você utilize o Marketing Digital para aumentar ainda mais seus resultados, mesmo que você já possua um negócio físico.

Até o próximo artigo!!

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

O que atrapalha o sono da criança

O que atrapalha o sono da criança?

Como aplicar a metodologia 5s em seu dia a dia

Como aplicar a metodologia 5s em seu dia a dia