in , ,

O que é marketing multinível?

O que é marketing multinível

Marketing multinível, também conhecido como marketing de rede, é um modelo de vendas onde o vendedor consegue participar dos lucros obtidos. 

Portanto, os ganhos podem ser provenientes de vendas diretas ou recrutamento de novos vendedores.

Essa prática também é considerada uma das variações mais polêmicas do marketing, e isso acontece porque, geralmente, quem trabalha com ele, costuma defender o modelo de qualquer tipo de crítica.

Inclusive, existem profissionais que chegam a ser insistentes na hora de apresentar um plano de marketing multinível e convidar outras pessoas para participar dele.

Tudo isso, junto com o desconhecimento e a desconfiança, pode acabar aumentando a rejeição do trabalho, mas conhecê-lo é a melhor forma de compreender seu funcionamento e saber se ele serve ou não para você.

Muita gente já conversou com revendedores engajados de diferentes marcas, principalmente de fabricantes de cosméticos, e é justamente isso que pode causar uma impressão um pouco negativa.

Mas, antes de dar o veredicto final, é fundamental conhecer como essa prática realmente funciona, e é justamente sobre isso que vamos escrever aqui.

Você vai entender o que é marketing multinível, como funciona e quais são as vantagens trazidas por ele. Confira.

Entenda o conceito e o funcionamento

Marketing multinível, também conhecido como marketing de rede, é um modelo de vendas onde o revendedor ganha uma comissão pelos produtos vendidos por ele e por sua rede de revendedores.

Funciona como as vendas diretas, que se baseiam no contato entre vendedores e clientes para comercializar os produtos, a exemplo de muitas marcas de cosméticos que vendem por catálogo.

Mas, existem muitas outras empresas que trabalham nesse formato, desde um fabricante de equipamentos para clínica de proveta laboratório até bijuterias.

Esse modelo de vendas foi criado nos Estados Unidos, na década de 1940, por Carl Rehnborg, mas o marketing multinível se posiciona como uma evolução das vendas diretas, pois garante ganho individual das comissões.

Na verdade, ele surgiu para incentivar os revendedores a venderem mais e atrair outros distribuidores para o negócio.

É como se toda vez que alguém se aproximasse de uma pessoa, enxergasse uma oportunidade de promoção.

O revendedor precisa se esforçar para vender os produtos aos clientes, o que gera lucro direto, mas ele também deve trabalhar para atrair novos vendedores, o que gera lucro indireto.

O trabalho é muito mais complexo porque também existe o objetivo de formar a própria equipe, o que exige esforço para garantir todo o suporte que essas pessoas precisam.

Isso envolve treinamento, premiação, orientação e outros esforços que ajudam a manter os vendedores sempre engajados.

Você pode trabalhar com ferramentas para montagem de bancada de trabalho para oficina, produtos de beleza, roupas, dentre muitas outras opções.

Embora o esforço seja um pouco maior, acaba sendo compensador, principalmente se a equipe for bem preparada, pois isso melhora ainda mais os lucros.

Entenda o conceito e o funcionamento

Não confunda pirâmide com marketing multinível

Uma das principais dúvidas de quem ouve falar sobre o marketing multinível pela primeira vez é se ele funciona ou é a mesma coisa que pirâmide.

Tendo em vista que uma parte do lucro do vendedor é gerada por meio de distribuidores recrutados por ele mesmo, a primeira coisa que as pessoas acreditam é que se trata de uma pirâmide, mas não é verdade.

Tenha em mente que os esquemas de pirâmide são ilegais no Brasil e possuem características muito diferentes do marketing multinível.

Em primeiro lugar, nesses esquemas, não existe nenhum produto ou serviço sendo comercializado. Se houver alguma mercadoria, não possui valor de mercado que realmente vale o investimento inicial.

Sendo assim, trata-se apenas de algo usado como pretexto para ganhar dinheiro. Além disso, o lucro da pirâmide só acontece quando novos integrantes entram no esquema.

É diferente, por exemplo, de trabalhar com um fabricante de sonda nasogástrica tubo de alimentação, pois assim que a venda acontece, o vendedor ganha sua parte de comissão.

Por outro lado, dentro da pirâmide, quem investe só consegue sobreviver se outras pessoas entrarem, gerando muito lucro para quem está no topo e pouco lucro para si mesmo.

Além disso, as pirâmides acabam rapidamente, pois chega um momento onde é impossível recrutar mais pessoas, o que interrompe o fluxo de dinheiro e quem está no topo não consegue mais sustentar a base.

Esses esquemas também não oferecem nenhum tipo de treinamento para os vendedores e os processos são descontinuados ao longo do tempo.

Se você quer trabalhar com uma empresa de marketing multinível, mas mesmo assim, está com dúvidas ou receio, pode consultar o site da ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas).

Se for trabalhar para um fabricante de peças para compressor de ar manual, outra dica é verificar se seu foco está no ganho por meio das vendas ou apenas no recrutamento de novos integrantes.

Quando o foco da companhia é vender e não apenas recrutar, então pode ter certeza de que se trata de marketing multinível, por outro lado, se o objetivo é apenas trazer cada vez mais pessoas para o grupo, pode ser um esquema de pirâmide.

Fique longe das pirâmides porque são fraudulentas e trazem muitos prejuízos para os envolvidos.

Mesmo que uma pessoa entre nesse esquema totalmente se em hoje de que se trata de algo errado, pode sofrer alguns danos.

Vantagens do marketing multinível

Muitas pessoas se interessam pelo marketing multinível porque é uma oportunidade de conseguir uma renda extra ou até mesmo aumentar consideravelmente os ganhos e mudar a realidade financeira.

Muitas pessoas conseguem se destacar, mas para conseguir o que elas fizeram, não basta apenas vender e convidar pessoas, como os colegas de trabalho em uma empresa de laudo de AVCB.

O primeiro passo para chegar lá é enxergar todos os benefícios que esse trabalho traz, e dentre os que mais se destacam estão:

Traz mais autonomia profissional

Hoje em dia, algo que incomoda muito as pessoas é ficar preso em uma rotina de trabalho estressante. Horários inflexíveis e a obrigação de passar, pelo menos, 8 horas dentro do mesmo lugar chega a ser um incômodo para muitos.

Quem quer ter mais independência e autonomia em seu trabalho precisa encontrar outras maneiras de trabalhar, e o marketing multinível traz muitas vantagens nesse sentido.

Traz mais autonomia profissional

Quem escolhe essa prática profissional, mesmo que passe um tempo improdutivo, consegue administrar o negócio, de acordo com suas necessidades e com os resultados que deseja obter.

Os horários podem ser organizados de acordo com a preferência de quem trabalha, o que aumenta ainda mais a produtividade e melhora a disposição.

Um casal, por exemplo, pode dividir melhor as tarefas de casa, pois enquanto um trabalha em uma oficina credenciada tokio marine, o outro, que trabalha com marketing multinível, pode passar mais tempo com os filhos.

Baixo valor de investimento

Muitas pessoas sonham em ter o próprio negócio, mas simplesmente não sabem como começar. O marketing multinível ajuda o empreendedor a se tornar mais independente, com base em valores iniciais mais baixos.

Em outras palavras, enquanto a abertura de um negócio próprio pode ser inviável financeiramente, trabalhar com marketing multinível é acessível para qualquer pessoa, mesmo quem está totalmente sem dinheiro.

Pode ser uma forma de acumular uma quantia para realizar um sonho, como uma comemoração de casamento com locação de limousine para festas.

Sendo assim, se você tem um objetivo e precisa de dinheiro para alcançá-lo, qual é o de pensar em adotar o marketing multinível como renda extra ou fonte de renda para concretizar seus planos, mesmo sem precisar investir nada.

Não possui gastos fixos

Para investir nesse modelo de negócios, o profissional não precisa arcar com o pagamento de despesas fixas de negócios tradicionais, como:

  • Água;
  • Luz;
  • Salários;
  • Encargos trabalhistas.

Essas e outras despesas não fazem parte de um negócio baseado em marketing multinível. Tudo o que o profissional precisa é de vontade de trabalhar e cumprir suas funções.

É válido ressaltar a necessidade de uma conexão com a internet, algo muito importante para qualquer tipo de negócio, inclusive uma empresa de retirada de entulho residencial.

Considerações finais

Portanto, existe muita gente que precisa trabalhar, principalmente profissionais que já passaram dos 50 ou 60 anos.

São pessoas que têm mais dificuldades para se encaixar no mercado de trabalho, mas encontram no marketing multinível uma excelente opção.

Com pouco investimento, a única coisa que seu modelo de negócios exige é muita dedicação, foco, esforço e paciência. Isso porque o objetivo do vendedor é vender os produtos e serviços e formar sua própria equipe.

Dessa forma que essas marcas conseguem crescer e se fortalecer no mercado e com esse modelo de negócios, transformaram a vida profissional de muitas pessoas que alcançaram o sucesso.

Gostou do conteúdo? então não deixe de se inscrever em nosso curso de marketing digital gratuito.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra os segredos para ter sucesso nas vendas

Descubra os segredos para ter sucesso nas vendas

Por que contratar um auxiliar administrativo 

Por que contratar um auxiliar administrativo?