in

O que é Yoga e Quais Seus Benefícios?

o que é yoga

O que é Yoga? E os benefícios da Yoga, quais são? Desde movimentos flexíveis até aqueles que requerem mais força, a Yoga pode fornecer um condicionamento físico invejável para seus praticantes.

Ainda mais, essa é uma prática que engloba todas as partes do corpo e, por conta disso, é tida como uma atividade física bem ampla e completa.

Portanto, se você quer começar a praticar essa atividade, mas não sabe como fazer ou por onde começar, fique tranquilo! No artigo de hoje, vamos conhecer os benefícios da Yoga e entender melhor seu fundamento. Confira!

O que é Yoga e Quais Seus Benefícios?

A Yoga é uma atividade que combina benefícios para o corpo, mente e espírito. Esse conceito é milenar e seu objetivo principal é fazer com que o praticante entre em um estado de paz e tranquilidade. Assim ele entra em contato consigo mesmo.

Portanto, hoje abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é Yoga?
  • Os principais benefícios da Yoga;
  • Quais são os tipos de Yoga?
  • Algumas posições de Yoga;
  • Curso de introdução a Yoga.

o que é yoga

O que é Yoga?

O termo Yoga vem do sânscrito yuji, que significa união ou jugo, e refere-se à prática indiana milenar, que combina corpo e mente. Patanjali foi um dos primeiros a reunir os conceitos da Yoga em sua obra nomeada como Yoga Sutras, possivelmente escrita no século II d.C.

O livro contém aforismos sobre a atividade e o conceito da Yoga. E no seu segundo sutra o autor estabelece a Yoga como “Citta Vrtti Nirodhah”, a cessação de flutuações mentais. Bom, isso responde o que é Yoga.

3 Principais Benefícios da Yoga

Para obter todas as vantagens e benefícios da Yoga, você precisa de cerca de 3 meses praticando. Portanto, alguns dos benefícios que a Yoga pode gerar para nossa saúde, são:

1. Mais Condicionamento Físico

Os exercícios, métodos e posturas da Yoga podem aumentar a resistência e a força muscular. No entanto, mais ou menos intensamente, dependendo do tipo e estilo de Yoga que você optar por seguir.

2. Diminui o Estresse e Ansiedade

A Yoga leva a um estado de concentração no momento presente, libertando a mente dos problemas do passado ou do futuro. Portanto, ela proporciona equilíbrio emocional, uma sensação de paz, bem-estar nas situações cotidianas.

3. Alivia Dores Corporais

Outro dos benefícios da Yoga. Ao praticar Yoga, a pessoa começa a se tornar mais consciente de seu corpo. Ou seja, ela terá uma melhor percepção de postura, forma de caminhar, como se porta e se há tensão muscular.

Assim, problemas como contraturas podem ser corrigidas para que quaisquer alterações sejam resolvidas. Além disso, dessa forma a estrutura muscular relaxa sem danificar a coluna e as articulações do corpo.

Quais São os Tipos de Yoga

Quais São os Tipos de Yoga?

Agora que sabemos o que é Yoga, vamos às suas vertentes. A Yoga tem vários estilos, e cada tipo possui sua própria técnica. Os estilos com concentração física podem gerar uma perda de até 500 calorias por sessão. 

A seguir estão os principais tipos de Yoga:

Hatha Yoga

Este é o estilo clássico que uni equilíbrio e força. Porque sua metodologia exige que as posturas permaneçam por alguns minutos. 

Este método reduz a ansiedade, melhora a concentração, ajuda na qualidade do sono, melhora a flexibilidade e tônus ​​muscular. Essa modalidade engloba diversos benefícios da Yoga.

Iyengar Yoga

Esse tipo de Yoga Iyengar yoga  promove o alinhamento da postura e é um dos melhores para aqueles que estão começando na prática. Por isso que é importante saber o que é Yoga e suas modalidades.

Ashtanga Yoga

A Ashtanga Yoga e uma modalidade que atua no corpo como um todo, pois uni a respiração ao movimento. Este é um estilo mais difícil, porque sua base é resistência, força e flexibilidade.

Yoga Dance

Esse estilo combina a antiga prática de Yoga com diversos ritmos de dança. Além disso, como essa é uma modalidade muito dinâmica e divertida, também ajuda a queimar calorias. Como você pode ver, são muitos os benefícios da Yoga.

Hot Yoga

Essa modalidade é perfeita para emagrecer! Porque ela é realizada em um ambiente aquecido, em cerca de 40°C. Ou seja, enquanto o calor age para relaxar os músculos e as articulações, também promove a transpiração, o que ajuda a remover as toxinas do corpo.

Algumas das Principais Posições de Yoga

Agora que já vimos o que é Yoga e alguns de seus aspectos, que tal conferirmos algumas posições e começar a praticar em casa? Vamos lá:

1. Respiração Ujjayi

Essa é uma prática bem simples e fácil. É caracterizada por uma respiração lenta e profunda, juntamente com um “sussurro” emitido quando o ar passa através da glote quando contraída.

2. Flexão Para a Frente – Uttanasana

Essa posição abre a parte de trás das pernas. Assim, possibilita que a coluna se expanda e mova o sangue fresco do coração para a cabeça. Um dos melhores benefícios da Yoga.

3. Postura da Montanha – Tadasana

Ela foca na firmeza e estabilidade. Portanto, promove uma melhor postura para caminhar e ficar de pé. Consiste em permanecer de pé, com a coluna ereta, olhando para a frente, pés paralelos e os dedões dos pés unidos (se tocando).

Curso de Introdução a Yoga

O Curso de Introdução ao Yoga é gratuito, realizado na Internet e possui um Certificado válido em todo o território brasileiro. Ainda mais, o certificado de conclusão deste curso é válido de acordo com a (Lei nº 9.394) e pode ser utilizado para:

  • Horas extracurriculares;
  • Atividades adicionais;
  • Enriquecer o currículo;
  • Classificações de empresas;
  • Processo de seleção e recrutamento;
  • Concursos públicos;
  • Provar títulos;
  • E muito mais

Conclusão

Em suma, hoje vimos o que é Yoga e quais são seus benefícios. Diversos estudos confirmaram muitos dos benefícios físicos e mentais da Yoga. Ou seja, incorporar a atividade ao seu cotidiano pode melhorar sua saúde, aumentar a flexibilidade e força. 

Acima de tudo, pode reduzir os sintomas de ansiedade, depressão e estresse. São muitos os benefícios da Yoga. Portanto, encontrar um tempo para a Yoga somente algumas vezes na semana, pode melhorar significativamente a nossa saúde e qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dinâmicas de grupos divertidas ! As 7 melhores

o que é PNL e para que serve

O que é PNL e Para que Serve?