in ,

O que faz um auxiliar de creche?

O que faz um auxiliar de creche

O auxiliar de creche é uma excelente opção de trabalhar para quem gosta de estar com crianças. As creches e escolas infantis precisam de pessoas dar suporte às professoras durante as atividades.

Por lidarem diretamente com crianças de 0 a 5 anos, o dia a dia é mais trabalhoso e há uma enorme necessidade em contar com pessoas que possam ajudar os educadores.

As creches não são espaços onde os pais deixam seus filhos apenas para que alguém cuide deles. Nestes locais, são realizadas atividades educativas formuladas pedagogicamente para ensinar algo às crianças.

Por isso, o auxiliar de creche não é uma pessoa que vai apenas olhar os pequenos, mas também compartilhar momentos de aprendizado com eles. 

Logo, é necessário ter uma especialização e curso adequados para exercer essa profissão.

As escolas infantis, tanto particulares quanto públicas exigem uma formação específica para a área, uma vez que o dia a dia de aprendizado das crianças só se constrói em cima de muito preparo e de profissionais qualificados.

Por isso, neste artigo, vamos abordar a função do auxiliar de creche, como se qualificar na área e quais são as possibilidades de trabalho.  

O que faz um auxiliar de creche

Função do auxiliar de creche

O auxiliar de creche pode trabalhar em escolas de educação infantil, numa média de 8 a 10 horas diárias, realizando atividades bem específicas, como organizar porta etiquetas para gondolas para organização do ambiente escolar e o preparo da alimentação das crianças.

Além disso, ele é responsável por ajudar a promover a autonomia delas, de acordo com as necessidades de cada uma, além de acompanhá-las durante a alimentação, por exemplo. 

Eles ficam responsáveis por oferecem cerca de 3 refeições por dia, sendo café da manhã, almoço e café da tarde.

Outro papel desse profissional é cuidar da higiene dos pequenos, ensinando-os bons hábitos para que possam adquiri-los. É o auxiliar quem ensina hábitos como:

  • Escovar os dentes;
  • Lavar as mãos antes das refeições;
  • Manter as unhas limpas;
  • Ensinar a importância da roupa limpa;
  • Entre outros.

Outras lições são passadas no dia a dia, para que a criança a importância da higiene e como cultivá-la todos os dias.

Esse profissional é quem estabelece as rotinas de sono dentro da creche, conforme a idade de cada criança. Também é o auxiliar que vai estar atento às condições de saúde dos pequenos e possíveis alterações que possam aparecer.

Quando isso acontece, é ele quem mede temperatura, avisa aos pais para que eles sejam levados para o médico, e se for o caso, medica a criança.

O auxiliar também realiza um trabalho importante de prevenção de acidente nas escolas, além de socorrer a criança da maneira adequada.

Também promove atividades focadas na vivência infantil, que são ricas do ponto de vista sensorial, cognitivo, motor, social e afetivo. 

Atua como um modelo de bons hábitos, atitudes e comportamentos, para incentivar as crianças.

O auxiliar também reforça o aprendizado da criança, oferecendo segurança, estímulo e apoio para que elas possam aprender e desenvolver sua capacidade da melhor maneira possível.

Esse profissional também busca materiais e recursos tecnológicos que sejam úteis para o desenvolvimento da criança e suas atividades, promovendo jogos, brincadeiras, atividades plásticas, literárias e musicais que sejam do interesse dos pequenos.

Atividades de animação também contam com a participação do auxiliar de creche, dentro do contexto escolar e também em atividades livres.

Isso garante o desenvolvimento saudável da criança, principalmente aquelas em situação de risco social ou com necessidades educativas especiais.

É um participante proativo nas escolas, como pessoa que organiza eventos com telão home theater na creche, elemento fundamental da equipe educativa, assegurando uma melhor atenção à família e à criança.

Trata-se de um profissional que apoia toda a equipe educativa em suas tarefas, oferecendo uma resposta adequada às necessidades da criança e sua família. 

Podem trabalhar em muitos tipos de instituições, empresas, órgãos públicos ou privados.

Possibilidades de trabalho

Quando falamos em auxiliar de creche e suas possibilidades de trabalho, logo imaginamos alguém que vai trabalhar em uma creche com muitas de criança, em período integral.

Realmente, está é a principal possibilidade de trabalho para esse profissional, no entanto, ele também pode ser o responsável pela limpeza do painel de ar condicionado para garantir a saúde das crianças.

Não que ele vá limpar o painel, mas é papel dele comunicar a coordenação ao perceber a necessidade de limpeza e manutenção deste e de outros equipamentos, visando preservar a saúde e a integridade física das crianças.

Instituições do tipo ONG que se dedicam a trabalhar com crianças de regiões mais carentes, também precisam desse profissional.

O objetivo desses locais é oferecer uma educação de qualidade com um pensamento diferente das instituições públicas.

Por isso, eles entendem a importância do auxiliar de creche no cotidiano das crianças em várias idades, mais precisamente da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Toda a estrutura desses locais é bem construída, geralmente usando perfil para forro pvc e outros materiais de qualidade. Para isso, contam com bons profissionais em todos os seus setores.

Um exemplo são professores qualificados, com formação específica em Pedagogia. Também trabalham com nutricionistas que desenvolvem um cardápio nutritivo que é oferecido para as crianças.

Tudo de maneira equilibrada, em ambiente limpo e apropriado, contando com o trabalho do auxiliar para a educação alimentar das crianças, posturas na mesa, dentre outras necessidades.

Nas salinhas de descanso, onde as crianças menores dormem durante o dia, costumam usar persiana double vision para que o sono seja mais tranquilo para os pequenos.

Isso ajuda a promover o trabalho do auxiliar, uma vez que esse descanso é importante para o crescimento e desenvolvimento de crianças pequenas.

As atividades pedagógicas do cotidiano também são pensadas de maneira a impactar positivamente o desenvolvimento físico e intelectual dos alunos. São elaboradas pelos professores, mas contam com a participação do auxiliar para colocá-las em prática.

Isso se dá, principalmente, pelo fato de essas instituições e também muitas creches em regiões mais pobres lidarem com crianças nas mais diversas realidades.

Além de todo um trabalho pedagógico e, em muitos casos, psicológico, é o auxiliar quem vai prestar um atendimento mais focado em crianças com dificuldades, limitações e até certos tipos de traumas.

Só que para atuar nesse meio, as pessoas que desejam trabalhar auxiliando creches, professores e demais profissionais envolvidos, precisam de uma formação específica que acompanha o desenvolvimento desses ambientes, como uso de sistema sat e outras ferramentas úteis para a educação.  

Como se qualificar para ser auxiliar de creche

Para trabalhar com o ensino de crianças em creches e escolas voltadas para o ensino infantil, é necessário mais do que “o perfil” e conhecimentos sobre as atividades realizadas ou a rotina desses ambientes.

O conhecimento técnico por meio de cursos traz reconhecimento profissional e permite que essas pessoas exerçam suas funções com excelência em uma creche escola particular ou em qualquer instituição que trabalhe.

Por isso, é recomendável fazer um curso online de auxiliar de creche, para ter a qualificação necessária e ainda obter um certificado.

Este pode variar de 10 a 280 horas, a depender da necessidade de quem quer atuar nessa área. A modalidade online é mais flexível, pois o aluno pode estudar em qualquer horário e local.

No entanto, ele assume a responsabilidade de sua escolha e pode concluir o curso a qualquer momento. O curso é legalizado conforme e Lei nº 9.394, Decreto Presidencial nº 5.154, Normas da Resolução do Conselho Nacional de Educação 04/99 MEC.

É um curso direcionado para jovens que desejam entrar no mercado de trabalho, pessoas que buscam uma recolocação e até profissionais que já atuam na área de educação.

Tem como objetivo capacitar os profissionais e pessoas de modo geral, até músicos especializados e que utilizam bag violão folk, aumentando seu conhecimento sobre o tema, tudo por meio de conteúdos como:

  • Surgimento da creche no Brasil;
  • Creche nos dias de hoje;
  • Rotinas da creche;
  • Sugestões de atividades;
  • Adaptação do berçário à creche;
  • Atividades para berçário;
  • O que fazer quando a criança chora;
  • Contação de histórias.

Além disso, não existe idade mínima para participar do curso, podendo ser feito por pessoas de várias idades e graus de instrução, desde que alfabetizadas.

Como se qualificar para ser auxiliar de creche

Conclusão

Trabalhar com crianças é um prazer para muitas pessoas, não apenas para os profissionais da área, como pedagogos e docentes.

Só que os pequenos precisam aprender e se desenvolver, por isso, precisam contar com a ajuda de bons profissionais que sejam capacitados para atender suas necessidades.

Sendo assim, os auxiliares de creche podem contar com um curso online que irão prepará-los para essa função, permitindo que façam parte da rotina das crianças de maneira produtiva e educativa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

O que é a educação inclusiva

O que é a educação inclusiva?

Passo a passo sobre como um curso de auxiliar de creche pode te ajudar

Passo a passo sobre como um curso de auxiliar de creche pode te ajudar