in , , ,

O que são nutrientes e quais são os essenciais para o corpo?

O que são nutrientes e quais são os essenciais para o corpo

Com toda certeza, alguma vez na vida você já deve ter ouvido falar sobre os nutrientes, uma vez que é algo essencial para o corpo e uma boa saúde.

Porém, nem todas as pessoas sabem ao certo o que são nutrientes, ou pra que eles servem, e quais são aqueles essenciais para a nossa saúde.

Sendo assim, é muito importante conhecer o que são nutrientes, para que você consiga entender ao certo o porque que ele é tão comentado.

Portanto, nesse artigo, citaremos tudo sobre os nutrientes, mostrando o que são, e os seus tipos essenciais que você não pode deixar faltar no seu corpo, para garantir o seu bom funcionamento.

  • O que são nutrientes?

Certamente você já tenha ido alguma vez a um médico, e ouvido falar muito na palavra “nutrientes”, como algo muito importante para o funcionamento do seu corpo.

Dessa forma, nutrientes são substâncias requeridas pelo organismo para desempenhar suas funções básicas.

Ou seja, eles são os responsáveis por praticamente todas as funções do nosso corpo, como: mover-se, excretar resíduos, respirar, crescer, reproduzir e dentre outros.

Assim, eles se tornam muito comentados, pois, como o corpo humano não sintetiza nutrientes, eles precisam ser obtidos da dieta, tornando-os essenciais.

Logo, existem duas classificações principais para os nutrientes, que são:

  • Micronutrientes: são nutrientes que uma pessoa precisa em pequenas doses, onde se resumem em grande parte as vitaminas e minerais. Embora o corpo precise apenas de pequenas quantidades, uma deficiência pode causar problemas de saúde.
  • Macronutrientes: são aqueles nutrientes que uma pessoa precisa em maiores doses. Os principais incluem: água, proteínas, carboidratos e gorduras.

Em resumo, o corpo necessita de ambos, para garantir o seu bom funcionamento.

Portanto, se faz necessário conhecer o que são nutrientes, para garantir que venhamos a consumir alimentos que fazem bem a nossa saúde.

Lembrando que, os alimentos também contêm não-nutrientes que podem ser prejudiciais (como colesterol, corantes e conservantes) ou benéficos (como ácidos graxos e ômega-3).

O que são nutrientes

6 nutrientes essenciais para o funcionamento do corpo

Se torna bastante importante conhecer sobre cada um dos principais nutrientes, para conhecer o que são, e onde você consegue encontrar cada um na sua alimentação.

Portanto, falaremos sobre os 6 nutrientes essenciais para o corpo, que são: vitaminas, minerais, proteínas, gorduras, água e carboidratos.

Confira:

  • Vitaminas

As vitaminas são um dos micronutrientes essenciais para o funcionamento do corpo, onde oferecem uma série de benefícios a saúde. 

Dessa forma, os principais benefícios incluem:

  • Pele saudável
  • Auxílio no funcionamento do cérebro
  • Fortalecimento dos ossos e dentes
  • Prevenção de doenças
  • Impulsionamento do sistema imunológico

Sendo assim, é muito importante, agora que você sabe o que são nutrientes, buscar adaptar as vitaminas as suas refeições.

Basicamente, existem 13 tipos de vitaminas, que são: Lipossolúveis (A, D, E e K) e solúveis em água (Complexo B completo e C).

Logo, você consegue encontrar em diversos alimentos, principalmente em: vegetais, frutas, grãos, cereais e laticínios integrais.

No entanto, aqueles que comem menos essas classes de alimentos, ou que possuem problemas digestivos, podem precisar tomar um suplemento vitamínico para reduzir ou evitar uma deficiência.

  • Minerais

Outro micronutriente que é essencial para o bom funcionamento do corpo humano, são os minerais.

Desse modo, os minerais ajudam diretamente nas seguintes coisas:

  • equilibrar os níveis de água no corpo
  • manter a pele, cabelos e unhas saudáveis
  • melhorar a saúde óssea

Ou seja, ele se torna essencial, principalmente, para o funcionamento dos órgãos do corpo humano.

Os minerais são nutrientes separados de acordo com a necessidade do corpo, sendo os mais essenciais, os macrominerais, como: cálcio, magnésio, potássio, sódio e fósforo.

Sendo assim, você consegue encontrar minerais em praticamente todos os alimentos, sendo os mais indicados: Produtos lácteos (leite e derivados), carne vermelha, frutos do mar e vegetais.

  • Proteínas

A proteína é um macronutriente que todas as células do corpo precisam para funcionar corretamente.

Logo, as suas principais funções são:

  • Garantir o desenvolvimento e crescimento dos músculos, ossos, cabelo e pele
  • Formação de anticorpos, hormônios e dentre outros
  • Combustível para células e tecidos

Sendo assim, você consegue encontrar as proteínas em boas quantidades, principalmente em: carne, laticínios, legumes, nozes, frutos do mar e ovos.

Além disso, embora carnes e peixes tendam a conter os mais altos níveis de proteína, veganos e vegetarianos podem obter proteína suficiente de vários produtos vegetais.

Proteínas

  • Gordura

Provavelmente você esteja sem entender o porque as gorduras podem ser nutrientes, uma vez que ela geralmente é associada à problemas na saúde.

No entanto, uma pessoa precisa de certas gorduras para ajudar a manter a saúde ideal, ajudando o corpo a fabricar energia e desempenhar uma série de funções específicas.

Porém, é essencial consumir gorduras saudáveis, como gorduras insaturadas, limitando ou evitando gorduras saturadas e trans.

Você pode encontrar gorduras boas em vários alimentos, como: nozes, sementes carnes, frutos do mar e óleos vegetais (azeites e dentre outros).

  • Carboidratos

Os carboidratos são nutrientes essenciais para o funcionamento do corpo, pois são eles que fornecem energia para todas as células e tecidos do corpo.

Dessa forma, existem dois tipos de carboidratos, sendo os simples (pães, macarrão, arroz e dentre outros), que devem ser limitados, e os complexos, que são importantes para diversas funções.

Sendo assim, você pode encontrar carboidratos complexos nos seguintes alimentos: Aveia, frutas, massas integrais, cevada e dentre outros.

Dependendo da dieta, estudos afirmam que é essencial o consumo de 40% a 60% de carboidratos complexos em uma alimentação.

  • Água

A água é com toda certeza um dos nutrientes mais importante para o nosso corpo, uma vez que uma pessoa não consegue passar mais de 3 dias sem consumir ela.

Desse modo, é extremamente importante para você que está conhecendo o que são nutrientes, buscar entender a função da água no corpo.

Assim, ela vai ajudar em diversas funções, como:

  • Hidratação
  • Liberação de toxinas
  • Lubrificação
  • Transporte de outros nutrientes

Logo, a melhor fonte de água é beber água natural e sem açúcar da torneira ou de fontes engarrafadas.

Entretanto, para pessoas que não gostam do sabor da água pura, podem adicionar um pouco de limão ou outras frutas cítricas.

O chá para emagrecer pode ser uma ótima opção de hidratação para o corpo também, deixando sempre um sabor agradável pois  geralmente é feito com frutas , que deixam o chá delicioso.

  • Considerações finais

Entender o que são nutrientes e aqueles essenciais para o funcionamento do nosso corpo é essencial, uma vez que são eles que nos mantêm vivos.

Portanto, o que você está esperando para encaixar na sua vida uma alimentação mais nutritiva e assim garantir o bom funcionamento de todas as funções do seu corpo?

Espero que tenha gostado.

Nos vemos em breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entenda a importância da qualificação profissional no mercado de trabalho

Entenda a importância da qualificação profissional no mercado de trabalho

Posicionamento orgânico dicas para atingir seu público alvo

Posicionamento orgânico: dicas para atingir seu público alvo