in ,

O yoga como você nunca viu

yoga como você nunca viu

A prática do yoga foi, por muito tempo, deixada de lado por pessoas que não sabiam do que ela se tratava, de modo que o tema era sempre cheio de tabus e desconfianças.

Porém, esse cenário vem mudando constantemente, mostrando que o yoga é uma ótima aposta para quem quer colher uma vida mais saudável, ao mesmo tempo em que conhece uma nova filosofia de vida. 

O cuidado com a saúde sempre foi uma prioridade na vida de muitas pessoas, que reconhecem a importância de se praticar uma atividade física regularmente. 

A alimentação também contribui para isso, de modo que a compra de produtos naturais atacado pode ser uma boa oportunidade para preparar refeições saudáveis de maneira econômica.

A saúde psíquica é outro elemento de grande influência no bem-estar do ser humano, e deve ser trabalhada e cuidada para garantir uma rotina tranquila e harmônica. 

Se antes só se considerava exercícios físicos como a musculação ou a dança para trazer benefícios para o corpo, hoje o yoga é tido como uma das práticas milenares que proporcionam melhora significativa na qualidade de vida das pessoas. 

Isso porque a yoga é composto por uma série de exercícios, que tem como objetivo a integração do corpo e da mente, além de ser capaz de promover uma centralidade muito maior para os praticantes.

Para quem tinha receio sobre a eficiência e sobre os métodos utilizados, este artigo foi desenvolvido para apresentar o yoga de uma forma bastante clara, como você nunca viu. Quer saber mais? Então siga na leitura deste conteúdo. 

O que é o yoga e quais são os seus benefícios?

que é o yoga

O yoga é uma prática bastante conhecida mundialmente, e que vem ganhando cada vez mais adeptos. 

Apesar de ser alvo de preconceito da parte de algumas pessoas que o consideram um tipo de ciência espiritual, o yoga pode ser uma excelente atividade física, contribuindo para momentos de relaxamento e de conquista de maior tranquilidade mental. 

O seu principal objetivo é trabalhar o corpo e a mente, interligando-os. Ao realizar os exercícios próprios da prática, é possível colher vantagens como:

  • Controle do estresse;
  • Diminuição da ansiedade;
  • Redução das dores no corpo;
  • Maior equilíbrio emocional;
  • Ganho de consciência corporal.

Esses são apenas alguns dos principais elementos que são melhorados ao serem trabalhados durante o yoga. 

Esses benefícios são diretamente sentidos, aumentando o bem-estar e a disposição. Isso porque a atividade promove maior consciência corporal, de modo que o controle adquirido pode influenciar no organismo, trazendo maior harmonia e equilíbrio. 

O yoga para diminuir estresse e ansiedade

O yoga estimula a concentração no presente, ajudando a mente a se desocupar de problemas anteriores e até futuros. Essa atitude ajuda a promover o equilíbrio emocional, trazendo a sensação de tranquilidade. 

Justamente por causa dessa possível paz interior, a tensão que causa estresse e estimula a ansiedade diminui, e dá lugar ao otimismo e autoconfiança, trazendo benefícios também para o relacionamento com outras pessoas.

O yoga para melhorar o condicionamento físicoyoga-1812695_640

Os exercícios presentes no Yoga podem ser diretamente responsáveis pelo aumento do condicionamento físico.

Há diferentes tipos de yoga, que podem ser modalidades mais ou menos intensas. A escolha depende dos objetivos do praticante, mas todos eles contribuem positivamente para aumentar a resistência muscular. 

Essa também é uma das vantagens de quem utiliza os aparelhos de pilates de um studio, que possibilita a realização de exercícios que tonificam a musculatura. 

Justamente porque o yoga melhora o condicionamento físico, o praticante pode sentir mais disposição e manter o corpo em forma. 

O yoga para reduzir dores no corpo

Obter maior consciência corporal pode ser a melhor maneira de diminuir dores no corpo, geralmente causadas pela postura errada, tanto ao caminhar quanto quando se senta para trabalhar. 

Algumas atividades cotidianas causam contraturas musculares, tal como quando se vai ao dentista e o paciente fica impressionado ao ouvir o som da broca de tungstênio, utilizada para procedimentos odontológicos. 

Outro exemplo disso é realizar uma atividade de difícil complexidade no trabalho, onde o profissional se sente pressionado, o que rende dores no pescoço e na coluna, no final do dia. 

O yoga vem auxiliar também nesses casos, pois consegue proporcionar um bom relaxamento, além de corrigir a postura e influenciar na respiração. 

Todos esses recursos são importantes para quem possui quadros como fibromialgia, escoliose, ou hérnia de disco, diminuindo o desconforto causado por essas doenças. 

Como praticar o yoga?

Como praticar o yoga

Para começar a praticar o yoga, você não precisa ter conhecimentos prévios sobre ele. Isso porque, ao comparecer e se matricular em um estabelecimento especializado em yoga, é possível ter o suporte necessário para começar.

Você contará com um profissional devidamente capacitado na área, que possui conhecimentos técnicos sobre o yoga, do mesmo modo que um médico tricologista é formado para atender aos seus pacientes. 

Se você deseja começar a praticar o yoga na sua casa, não é preciso investir uma grande quantia para comprar equipamentos. Isso porque a grande maioria das posições são feitas sem a necessidade desses itens.

No yoga, existem várias posições bastante conhecidas. Elas não contam com uma tradução técnica, mas são conhecidas como:

  • Anjali mudra (Posição de prece);
  • Ardha Uttanasana (Postura do alongamento intenso);
  • Adho Mukha Svanasana (Postura do cachorro olhando para baixo);
  • Ashwa Sanchalanasana (Postura do corredor);
  • Urdhva Hastasana (Postura dos braços para cima);
  • Entre outas.

Anjali Mudra

A Anjali Mudra é uma das posições mais icônicas do yoga. Para fazê-la, é necessário deixar a coluna ereta e olhar para frente, mantendo os braços na lateral do seu corpo. 

Ao inspirar, deve-se levantar os braços para cima, e descer as palmas das mãos juntas em direção ao peito, tal como em uma prece.

Ardha Uttanasana

De pé, com os pés alinhados e a coluna ereta, olhe para a frente e mantenha os braços ao lado do corpo. Inspire, levantando os braços como em um alongamento. 

Depois, coloque as mãos no chão e mantenha a cabeça na direção do joelho. Expire, puxando o umbigo “para dentro”. Então, levante-se, até suas mãos alcançarem os joelhos. 

Adho Mukha Svanasana

Na posição de quatro apoios, mantenha-se olhando para a frente, com as palmas das mãos no chão. 

Depois, eleve os quadris, tirando os joelhos do chão. O pescoço deve ficar relaxado, de modo que a cabeça se incline para baixo. 

Respire de modo profundo por três vezes e retorne para a posição inicial devagar. 

Ashwa Sanchalanasanaposições de yoga

Para a posição Ashwa Sanchalanasana, você deve afastar os pés e mantê-los alinhados à largura do quadril. 

Então, é preciso esticar a perna esquerda para frente de modo amplo, como se fosse dar um passo, e flexionar o joelho. 

Mantenha a perna direita para trás, esticada, e apoiada apenas na ponta dos dedos. Para se apoiar, coloque os mãos no chão.

Urdhva Hastasana

De pé, com a coluna ereta e braços na lateral do corpo, volte as palmas das mãos para dentro e olhe para frente. 

Inspire e levante os braços para o lado, depois para cima, em direção ao céu, juntando as palmas das mãos.

É preciso alongar as mãos, pressionando uma contra a outra, com os dedos retos. Os cotovelos também devem ficar estendidos. 

Mantenha a postura ereta, sem deixar o tronco se projetar para frente ou para trás. Quando expirar, desça os braços até a lateral do corpo como na postura inicial. Depois, finalize o exercício inclinando o corpo para a frente, como em um alongamento.

Como mencionado, você pode fazer esses exercícios na sua casa. Outra alternativa é recorrer a um estabelecimento com professores de yoga para auxiliar na atividade. 

Algumas academias possuem espaços específicos para a realização do yoga, mas também há locais especializados, que contam com uma infraestrutura completa com equipamentos especiais, vestiário, instalação de CFTV para segurança, etc.

O importante é escolher uma opção que possa ser incluída na sua rotina de modo simples, para que você adquira a prática e invista no yoga para colher benefícios para a saúde.

Curiosidades sobre o yogaCuriosidades sobre o yoga

O Yoga tem algumas curiosidades bastante interessantes, que ajudam a trazer pessoas interessadas na atividade. Se você tem um amigo que pratica, pode ser bacana pedir algumas dicas para ele, ou mesmo sugestões de onde ir para se matricular. 

É possível conhecer mais sobre a prática e descobrir algumas das principais características do yoga com as curiosidades abaixo.

  1. O Yoga tem a sua origem na Índia, assim como o algodão hidrófilo. Ele possui diversos tipos de práticas, mais intensas ou mais leves, e podem ser escolhidas de acordo com o desejo do participante. 
  2. Você não precisa ter um determinado padrão corporal para começar a praticar o yoga. A flexibilidade para fazer as posições com maior facilidade são adquiridas com o tempo.
  3. Os resultados do yoga são mais percebidos depois de cerca de três meses de prática, por isso, não desista logo no ínicio. 
  4. Para começar, você não precisa estar em um espaço diferenciado, revestido com barita mineral como no caso de algumas salas especiais. Compre um colchonete macio, e inicie o quanto antes na sua casa. 
  5. Os mantras entoados não são obrigatórios. Por isso, você pode fazer os exercícios que quiser em silêncio, e alcançar os resultados desejados. 
  6. O Yoga foi introduzido no SUS (Sistema Único de Saúde), como uma terapia complementar, graças aos benefícios oferecidos para a saúde. 

O yoga é uma prática que precisa ser considerada se você deseja colher benefícios para o corpo e para a mente. 

Por isso, agende um horário em um estabelecimento próximo da sua residência, ou comece a praticá-lo na sua casa, e conheça as vantagens do yoga diretamente no seu corpo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AULAS DE EXCEL AVANÇADO

Aulas De Excel Avançado 2016 – Completo e GRÁTIS

curso online porque fazer

Entenda o porquê optar por fazer um curso online