in ,

Odontologia: o que você precisa saber para iniciar o curso

Odontologia o que você precisa saber para iniciar o curso

O profissional de odontologia é bastante requisitado no mercado de trabalho, afinal, a saúde bucal é uma das áreas responsáveis para manter todo o organismo funcionando bem.

Os dentes são muito fundamentais para o ser humano, não apenas por questão estética, mas também porque são eles que garantem a mastigação adequada dos alimentos e podem até mesmo afetar o modo como respiramos.

Quem se forma em odontologia se transforma em um dos profissionais mais importantes da área da saúde. Mas é preciso estudar muito para chegar lá.

Essa formação é o sonho de boa parte das pessoas e a maioria delas faz alguma especialização para atender a uma necessidade específica de seus pacientes. Só que isso pode gerar muitas dúvidas, uma vez que todas as áreas de odontologia são úteis.

Para resolver esse problema, primeiro é necessário saber algumas informações e aí sim tomar a decisão certa, afinal, estamos falando do seu futuro profissional, certo?

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre os benefícios do curso de odontologia, o que você precisa saber antes de iniciar a especialização e como escolher essa carreira.

Munido de todas essas informações, temos certeza de que você saberá qual caminho escolher e atender os seus pacientes com competência e amor ao que faz.

Como escolher o curso ideal?

Para quem ainda está buscando uma graduação e pensa em odontologia, é importante levar em consideração alguns aspectos que vão além de saber usar lima dental, por exemplo.

Estamos falando de um profissional essencial para a saúde das pessoas, uma vez que dentes e boca bem cuidados evitam o desenvolvimento de diversas patologias no organismo.

Um bom dentista deve acompanhar seus pacientes em tratamentos de prevenção precoce para problemas que, no início, são fáceis de resolver, como cáries e gengivites.

Quando não são tratadas, essas doenças podem levar a outras mais graves, como a periodontite, perda de dentes e diversas outras.

O dentista também é o profissional responsável por melhorar a autoestima das pessoas, permitindo que elas possam se comunicar e sorrir. Tudo isso implica em mais qualidade de vida.

Assim como as demais profissões, os profissionais de odontologia também podem contar com recursos tecnológicos, como o uso de um notebook novo, equipamentos de raio x de última geração, softwares dentre outros.

Trata-se de um mercado que oferece amplas possibilidades de atuação, mas que exige algumas habilidades do profissional, como:

  • Boa coordenação motora;
  • Empatia;
  • Boa comunicação;
  • Ser flexível.

Se você se encaixa nessas características, então está pronto para saber os benefícios de optar pelo curso de odontologia. Conheça mais sobre essas vantagens no tópico a seguir.

Benefícios do curso de odontologia

Existem muitas razões que levam uma pessoa a escolher determinada profissão, como o salário, vocação, exigência familiar, afinidade, entre outras.

O curso de odontologia, no entanto, está entre as profissões mais prestigiadas do mercado, afinal, ser dentista confere até mesmo status. Mas o que atrai os estudantes são, de fato, os seus benefícios, tais como:

1 – Boa remuneração

Essa profissão está em um mercado de trabalho muito próspero, principalmente no Brasil, um país onde as pessoas se preocupam muito com a saúde bucal.

É comum encontrarmos dentistas que se especializaram em determinada área, isso porque quanto mais especializado ele for, mais oportunidades de trabalho aparecem. 

Com isso, fica mais fácil alcançar a tão sonhada especialidade financeira, sendo possível até conseguir alugar uma sala comercial pequena para construir seu próprio consultório.

1 - Boa remuneração

2 – Melhorar a saúde das pessoas

Quem deseja contribuir com a sociedade deve investir na carreira odontológica. Os conhecimentos adquiridos ao longo do curso permitem que o profissional garanta uma saúde bucal de qualidade para seus pacientes.

Isso significa que, ao longo do curso, o estudante poderá desempenhar um importante papel para a sociedade, contando com os melhores recursos de aprendizado, como instalação de internet, equipamentos modernos e materiais de última geração.

Inclusive, praticamente todas as universidades de odontologia prestam atendimento gratuito ou de baixo custo, para que todas as pessoas tenham acesso ao tratamento dentário que precisam.

3 – Ampla oferta de trabalho

É possível ter a sua própria clínica ou trabalhar para terceiros, incluindo empresas de vários segmentos e grande porte, como uma de gestão patrimonial, que oferecem esse benefício à saúde de seus colaboradores.

Trata-se de um campo de atuação bastante amplo que possibilita ao profissional sair da faculdade e começar a trabalhar imediatamente.

Para aqueles que ainda têm dúvida ou estão procurando uma especialização, no próximo tópico, vamos mostrar o que você precisa saber para escolher o melhor curso.

O que saber antes de iniciar a especialização?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o curso de odontologia, vamos falar sobre as suas especializações. Dentre as mais procuradas estão:

1 – Odontopediatria

Assim como os médicos, os dentistas também precisam se especializar para prestar atendimento às crianças, uma vez que trabalhar com elas é bem diferente de trabalhar com pacientes adultos.

É preciso distraí-las e ter paciência nesse tipo de atendimento, pois elas costumam ser curiosas e se interessar por vários objetos do consultório, como carimbo para empresa, seus materiais de trabalho, etc.

Além do mais, a anatomia dentária infantil também é bem diferente da adulta, por isso, requer alguns cuidados especiais.

2 – Dentística

Os profissionais dessa área são responsáveis pelos cuidados estéticos dos dentes, realizando procedimentos como restaurações, clareamentos, entre outros.

É uma área da odontologia importante para se atuar, uma vez que a autoestima é valiosa para as pessoas e as impulsiona sorrir mais.

3 – Ortodontia

Estes profissionais são muito procurados, pois a maioria das pessoas precisa corrigir os dentes com ajuda de aparelho ortodôntico. Uma arcada dentária torta prejudica a autoestima e também a saúde de um paciente.

Os profissionais dessa área são os responsáveis por tratar o alinhamento dos dentes com aparelhos fixos e móveis, analisar toda a situação e as necessidades do paciente, para encontrar o melhor tratamento.

Essas são as principais áreas de atuação dos profissionais dentistas, mas existem muitas outras, como Periodontia, Implantologia, Cirurgia Bucomaxilofacial, entre outras.

Independentemente de qual especialidade você escolha, o mercado de trabalho é bastante amplo e os dentistas são extremamente valorizados no Brasil.

Em suas áreas de abordagem, podemos encontrar profissionais trabalhando em clínicas, empresas e hospitais, além de atuar em políticas públicas e na área da educação.

Aqueles que preferem montar sua própria clínica precisam contar com uma série de itens e equipamentos, como receituário odontológico para prestar um atendimento de qualidade.

Conjunto de equipamentos odontológicos

Trata-se de um equipamento básico em qualquer consultório e é formado por acessórios indispensáveis, como a cadeira odontológica.

Elas precisam ser confortáveis e funcionais, possuir sistema antiesmagamento, estofamento sem costuras e braços anatômicos.

Também é preciso ter o pedal de comando, que pode possuir duas variações, sendo multifuncional joystick e multifuncional. É o pedal que aciona as funções da cadeira, a rotação dos instrumentos e o refletor.

Os profissionais também precisam contar com uma mesa de esquipo, um suporte de instrumentos integrado à mesa. O melhores são os modelos ergonômicos e que se encaixam precisamente, evitando a queda dos instrumentos.

A suctora possui sugador de alta potência e cuba autoclável. Quanto ao refletor, o ideal é que ele seja equipado com lâmpada de LED porque é mais econômica e não aquece o rosto do paciente.

Para esterilizar os instrumentos, o ideal é usar a esterilização em autoclave, visto que ela trabalha sob pressão, o que torna o processo de desinfecção mais rápido e seguro.

Todo tipo de material usado no consultório deve passar por esse processo, como caneta de alta-rotação, instrumentos metálicos, vidro, plásticos, contra-ângulo, algodão, tecido e papel.

No entanto, é importante dizer que todos esses materiais só podem ser esterilizados em autoclave, portanto, a estufa serve apenas para os objetos metálicos.

O compressor odontológico silencioso é necessário para fornecer o ar comprimido que permite o funcionamento de equipamentos, como micromotor e sugador a jato.

Conjunto de equipamentos odontológicos

O modelo silencioso pode ser instalado na sala, porém, os que emitem ruídos devem estar localizados longe do ambiente de trabalho.

De qualquer forma, os dois modelos precisam estar em ambiente limpo, com boa ventilação e em um espaço livre de, pelo menos, 30 centímetros.

Levar o local de instalação do compressor é importante para evitar a sua contaminação por ar atmosférico, umidade e outros gases.

Conclusão

A profissão de dentista exige uma constante atualização, mas também não perde sua importância para a saúde das pessoas. Uma sociedade que conte com bons profissionais tem a boca e os dentes mais saudáveis.

Quando cuidamos bem de nossa arcada dentária, todo o organismo agradece. Portanto, se você está pensando no curso de odontologia ou em uma especialização, saiba que fez uma boa escolha.

Agora que já conhece as principais informações sobre o curso e a profissão em si, decida-se entre uma boa instituição para ter acesso a um ensino de qualidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por que fazer um curso de Estética

Por que fazer um curso de Estética?

Mercado financeiro quais são as áreas de atuação

Mercado financeiro: quais são as áreas de atuação?