in ,

Os benefícios da massoterapia

Os benefícios da massoterapia

O procedimento da massoterapia consiste em uma série de técnicas de manipulações corporais terapêuticas, feitas somente por especialistas da área, que visam promover o relaxamento, alívio de dores e bem-estar em geral dos pacientes.

Por meio do toque em partes estratégicas do corpo, o terapeuta é capaz de trabalhar tanto o físico quanto o âmbito mental das pessoas.

Geralmente, além das mãos, os massoterapeutas costumam utilizar óleos essenciais, óleos corporais e aromaterapia.

O que é e para quê serve a massoterapia?

O verdadeiro diferencial da massoterapia é promover uma experiência que vai muito além de somente aliviar tensões pontuais.

O paciente que procura por um tratamento desse tipo passará por algumas horas ou minutos de completa desconexão com o mundo.

Além disso, a massoterapia é separada por alguns tipos específicos que atendem às necessidades, características e estado em que se encontra cada indivíduo. Além do conhecido shiatsu, podemos encontrar as seguintes:

  • Massagem terapêutica;
  • Massagem estética;
  • Massagem relaxante;
  • Reflexologia podal;
  • Drenagem linfática.

Na massagem terapêutica, o principal objetivo é eliminar anomalias e atrofias, sempre prezando também pelo tratamento de dores e contusões musculares.

Com a aplicação de forças sobre determinadas partes do corpo, a sensação de alívio é devolvida.

A massagem estética proporciona a oportunidade de ter um corpo modelado, sem precisar se submeter a um procedimento cirúrgico.

São usados produtos e técnicas que auxiliam no emagrecimento e na redução de medidas de homens e mulheres, de diversas idades.

Como o próprio nome diz, na massagem relaxante o foco é o relaxamento físico e mental do paciente. Ela auxilia no combate a tensões, estresse, ansiedade e até mesmo insônia. É uma ótima alternativa para o dia a dia ou para mais de uma vez na semana.

A reflexologia podal nada mais é do que a aplicação de pressão em determinados pontos do pé de uma pessoa, com o objetivo de equilibrar a energia do corpo e até mesmo evitar o aparecimento de futuras doenças que possam comprometê-la no futuro.

Muito popular há alguns anos, a drenagem linfática é voltada à capacidade de drenar líquidos do corpo e ativar a circulação sanguínea.

Além disso, a técnica auxilia na eliminação ou amenização das celulites e inchaço corporal em qualquer região.

Todas as técnicas são voltadas a qualquer faixa etária, porém, há algumas pequenas contraindicações importantes a serem mencionadas. Gestantes, por exemplo, não podem ter a barriga massageada, e hipertensos também precisam de precauções.

Com esses cuidados básicos, é possível conquistar muitos benefícios para o corpo, para a mente e para a saúde.

Basta estar atento à escolha do profissional que seja capaz de atender plenamente às necessidades pontuadas em um dado momento.

Como a massoterapia pode ajudar?

Por intermédio das técnicas de deslizamento, amassamento, fricção, drenagem e percussão, os massoterapeutas conseguem atingir os mais diversos objetivos, proporcionando alívio e bem-estar de acordo com a necessidade de cada paciente.

Como a massoterapia pode ajudar?

Com isso, muitos benefícios são conquistados, tanto para a saúde física, quanto para a saúde mental de homens e mulheres que procuram pela massoterapia e que não se enquadram no quadro de contraindicações, como os mencionados a seguir:

1 – Alívio do estresse

Assim como uma camisola feminina algodão é relaxante e pode promover o alívio do estresse, a massoterapia atua da mesma forma. Para os pacientes que se encontram com altos níveis de estresse, essa é a alternativa perfeita para aliviar tais sintomas.

O estresse costuma afetar tanto a mente da pessoa quanto o corpo, provocando dores de cabeça, musculares e até prejudicando as noites de sono.

Por isso, ter um momento para se desconectar das obrigações diárias, pessoais e profissionais, é essencial.

Em casos como esse, o massoterapeuta saberá exatamente quais os pontos do corpo que deverão ser explorados e trabalhados, para que haja um relaxamento pleno e para que, pelo menos por algumas horas, a pessoa atendida se sinta mais equilibrada.

2 – Diminuição da ansiedade

Quando estamos ansiosos, costumamos ficar com a mente acelerada e, muitas vezes, até mesmo realizar várias compras e aderir a prestação de diversos serviços, como uma lavagem de sofá a domicílio, entre outros. Por isso, é primordial controlar a ansiedade.

A massoterapia é recomendada justamente para cumprir essa ação. O toque das mãos de um profissional no corpo de um homem ou mulher diminui o cortisol, hormônio da ansiedade, e proporciona bem-estar, equilíbrio das emoções, e melhora do humor.

Pensar em uma possibilidade de controlar a ansiedade é algo que deve ser constantemente considerado pela sociedade, pois pessoas emocionalmente alinhadas são capazes de alcançar uma qualidade de vida e tranquilidade muito maiores.

3 – Relaxamento muscular

Trabalhadores especializados em serviços específicos, como o de limpeza de carpete comercial, que exige movimentos repetitivos e uma grande demanda por dia, acabam chegando ao final do expediente diário com dores musculares e algumas tensões.

Nem sempre um medicamento relaxante é capaz de solucionar as dores, somente o toque de um massoterapeuta conseguirá trazer os músculos ao estado natural, proporcionando uma melhor sensação às pessoas necessitadas e afetadas.

Os músculos do pescoço e das costas costumam ser os mais afetados, entretanto, com massagens nos pontos certos, que somente um profissional formado na técnica consegue identificar, é possível se livrar do desconforto provocado pelo dia a dia.

4 – Melhora da circulação sanguínea

Ficar muito tempo sentado ou de pé pode influenciar na circulação sanguínea do corpo humano. Além disso, o aumento de peso é um fator agravante para quem já sofre do mau funcionamento das válvulas venosas, o que acaba ocasionando as temidas varizes.

Buscar um coach feminino para emagrecimento, seguir uma dieta balanceada e contar com o auxílio da massoterapia é fundamental para a conquista de ótimos resultados para a circulação de sangue das pernas, dos pés e de todo o corpo.

Quando o massoterapeuta massageia a pele de alguém, ele estimula a circulação sanguínea do local, por conta da dilatação dos vasos causada pelo calor da fricção das suas mãos.

Esse é o tratamento ideal para se prevenir de possíveis problemas.

4 - Melhora da circulação sanguínea

5 – Alívio de dores

A contração dos músculos é capaz de provocar dores inimagináveis e que nem sempre conseguem ser solucionadas com uma pomada ou um medicamento via oral.

Às vezes, é necessário desfazer os nós dos músculos com as mãos de uma pessoa capacitada.

A massoterapia, em conjunto com uma agulha acupuntura 18×8, pode devolver aos pacientes o bem-estar e a sensação de não ser afetado mais pelas fortes dores causadas pelo estresse, pela ansiedade e por situações pontuais de desequilíbrio.

A massagem terapêutica proporciona um efeito analgésico muito melhor do que os oferecidos pelos comprimidos.

Além disso, os terapeutas saberão trabalhar exatamente nos pontos de dores mencionados por seus pacientes, o que é bem mais assertivo.

5 – Sensação de bem-estar

Além de sentir o bem-estar causado pelas técnicas usadas pelas mãos dos especialistas em massoterapia, é possível viver a experiência de um ambiente com pouca exposição de luz, devido ao uso de uma cortina blackout sob medida, além do aroma do ambiente.

A massagem terapêutica também pode ser considerada um tipo de autocuidado, portanto, para pacientes que se encontram em um quadro depressivo, investir em um procedimento desse tipo é uma ótima forma de se cuidar e ter atenção pessoal nesse processo.

As diversas técnicas de pressão sobre a pele são capazes de trabalhar as funções anatômicas, de forma que seja causado um efeito calmante no corpo, semelhante ao proporcionado pelos momentos de meditação então para adquirir mais conhecimento sobre o assunto faça nosso curso de massagem.

6 – Diminuição da insônia

Mesmo que se submeta a uma aula de parto humanizado, pode ser que uma gestante ainda sofra com a insônia causada pela preocupação excessiva a respeito do momento em que conhecerá o seu tão esperado bebê.

Para que essa sensação seja controlada e o seu sono seja regularizado, mesmo em meio à tensão, é recomendável que ela procure ajuda de um massoterapeuta, que a auxiliará a controlar suas emoções, por meio do contato físico.

7 – Equilíbrio do sistema intestinal

O trânsito intestinal pode vir a ficar lento ou mesmo ter dificuldades de funcionamento em algumas pessoas, devido a problemas no organismo ou relacionados às emoções e situações estressantes.

Para casos como esse, investir na massoterapia abdominal é uma ótima forma de estimular o funcionamento do intestino e a eliminação de fezes que estejam retidas há alguns dias.

Considerações finais

A medicina do trabalho ou qualquer outro tipo de área medicinal consegue identificar problemas em nossos corpos que, muitas vezes, de acordo com os profissionais, só conseguem ser controlados ou tratados com medicamentos e procedimentos técnicos.

Entretanto, há possibilidades alternativas que podem ser exploradas pelas pessoas que sofrem de alguma enfermidade, como a massoterapia, que trata questões físicas e psicológicas apenas com métodos específicos de toque nas regiões corporais afetadas.

Ficou com interesse de conhecer mais sobre a área da massoterapia ou de massagista?

Então não perca mais tempo e se inscreva em nosso curso de massoterapia profissionalizante ou curso de massagista.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por onde começar uma pesquisa de mercado

Por onde começar uma pesquisa de mercado?

 O que é Curso de Administração - Definição, matérias, valores e muito mais!

 O que é Curso de Administração? – Definição, matérias, valores e muito mais!