in , , ,

Entenda como otimizar as vendas com o marketing digital

Entenda como otimizar as vendas com o marketing digital

O marketing digital é uma das estratégias mais utilizadas no mercado atual, uma vez que possibilita uma maior aproximação com o público, principalmente se considerarmos o comportamento do consumidor atual. 

Com o crescimento da internet, o marketing digital se tornou muito mais importante para os negócios, visto que a audiência passou a se concentrar no ambiente web, exigindo das empresas um maior conhecimento sobre seus gostos e estreitamento do relacionamento. 

Afinal, qual a definição de marketing digital?

O marketing digital se refere ao conjunto de estratégias com o objetivo de promover um produto ou marca através das mídias digitais, garantindo uma forma de comunicação direta, personalizada e assertiva com seu público.

De uma maneira mais prática, trata-se de todas as ações de marketing através do mundo online, com auxílio dos canais digitais, como os blogs, páginas da web, buscadores, redes sociais, e-mail marketing e uma série de outras alternativas. 

O foco, nesse momento, passa a ser o cliente em potencial e a garantia de uma experiência de compra de qualidade, através de meios capazes de diminuir suas dores, suprir suas necessidades e satisfazer os seus desejos. 

Sendo assim, o marketing digital pode ser realizado por empresas, influenciadores digitais, empresários, universidades, ONGs, associações e qualquer um que esteja envolvido com uma audiência e divulgação de serviço online. 

É possível definir alguns objetivos para a aplicação dessa estratégia, como aumento da rede, fortalecimento da marca, realização de vendas mais assertivas e outras ações relacionadas à obtenção de resultados com o mundo digital.

Por dentro das principais estratégias de marketing digital

Nesse sentido, é importante saber quais são as estratégias de marketing digital que conseguem ajudar a melhorar os resultados de diversas maneiras, de acordo com os diferentes objetivos. Algumas das principais são:

  • Inbound Marketing;
  • Search Engine Optimization (SEO);
  • Outbound Marketing;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Blog e site institucional;
  • Redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Publicidade;
  • Marketing de Afiliados.

Como visto, cada um tem foco em alguma ação, assim, se uma empresa de funilaria e pintura deseja aumentar o seu alcance e credibilidade, ela pode investir no SEO, em que há melhora do posicionamento nos buscadores, ganhando destaque.

Como vender mais com essas estratégias?

Nesse contexto, surge a necessidade de conhecer as principais ações capazes de otimizar as vendas de uma organização e auxiliá-la, conforme ficará mais claro a seguir. 

1 – Defina a estratégia a ser aplicada

É preciso ter em mente que, para uma estratégia funcionar e um objetivo ser alcançado, primeiramente, deve-se realizar um planejamento, o qual servirá como um guia para as próximas ações e um meio de definir claramente o que deve ser feito.

Dessa maneira, a empresa precisa criar metas objetivas, lembrando sempre de que elas devem ser possíveis, claras e mensuráveis. É a primeira característica porque, não adianta insistir em um conjunto de ações, se elas não se adequarem ao cenário da sua empresa. 

Depois, elas devem ser claras para que o trabalho possa ser efetivo e de acordo com o desejado, sem confusões e problemas. Para isso, uma alternativa é estabelecer responsáveis por cada passo.

1 - Defina a estratégia a ser aplicada

Ou seja, se um negócio de aluguel de escritórios sabe que quer aumentar suas vendas em 20% em 2 meses, poderá entender mais facilmente o que precisa ser feito, sem a subjetividade do ponto final a ser alcançado.

Por fim, ele deve ser mensurável para que os funcionários sejam capazes de entender a evolução de suas ações, podendo se localizar sem dificuldades e partir para os próximos objetivos quando o primeiro for completado.

Isto é, para que uma empresa compreenda completamente o que deve ser feito é importante dar valores, como um mecânico 24 horas que deseja aumentar seu lucro, deve-se colocar em 40% nos próximos 3 meses.

Dessa forma, eles conseguem acompanhar o andamento de suas estratégias e compreender se as ações não estão sendo efetivas de acordo com a meta final estabelecida e os passos realizados, a partir de uma análise profunda a respeito. 

Para isso, é importante considerar o conceito de funil de vendas, o qual avalia todas as etapas do momento de compra do cliente, definindo os melhores canais para entrar em contato com o lead e o tipo de abordagem de acordo com a fase em que ele se encontra.

2 – Crie um cronograma para as redes sociais

Quando se trata de marketing digital, as redes sociais são fontes ricas de resultados, uma vez que o local de maior concentração dos consumidores, além de ser o ambiente em que eles mais passam tempo. 

Assim, é possível levar material até os interessados, ao mesmo tempo que cria uma interação direta com a audiência, encontrando formas de obter feedbacks e conhecer mais a fundo os seus gostos, desejos e problemas. 

Portanto, é imprescindível que seu negócio estabeleça um cronograma sobre as ações a serem feitas e todas as informações relacionadas a esse meio de comunicação e divulgação. 

Isso servirá como um meio de criação de estratégias mais assertivas e que gerem resultados, aumentando a atração de clientes, a satisfação de ambas as partes, o engajamento, o compartilhamento e a manutenção da audiência. 

Portanto, para isso, é essencial buscar compreender as necessidades e demandas de quem acompanha a página, assim como os potenciais, para que seja possível apostar na criação de um conteúdo que os afete diretamente e de maneira positiva.

Isso leva à segunda necessidade desse planejamento, que deve ser a produção de conteúdos úteis e relevantes, capazes de auxiliar os usuários. 

Logo, um profissional formado que compreende que os seus seguidores o procuram por muitas dores de cabeça pode produzir um vídeo explicando sobre os benefícios da acupuntura para enxaqueca, garantindo auxílio dos usuários e eficiência.

Além disso, uma ótima opção é criar parcerias com influenciadores digitais, possibilitando o compartilhamento mútuo de público similar e, consequentemente, aumentando o seu alcance, além da divulgação de conteúdos adicionais, como ebooks

3 – Não esqueça do e-mail marketing

Mesmo que as redes sociais tenham se tornado febre e excelentes meios de comunicação, o e-mail ainda é uma ferramenta fundamental para o marketing digital, pois ajuda no processo de nutrição de leads e divulgação da empresa. 

Os leads são usuários que demonstraram interesse na marca e em seu conteúdo a partir do fornecimento de informações pessoais em troca de algum material da empresa. 

Isto é, se um usuário visitou o site de uma loja de bolsas personalizadas e preencheu um formulário, compartilhando o seu endereço de e-mail para receber um cupom de desconto, significa que ele é um lead, estando mais preparado para a compra do que o visitante. 

Isso mostra como esse é um processo essencial, uma vez que trata-se da oportunidade de fazer negócios. 

Para isso, deve-se realizar a captação desses leads a partir de alguns recursos específicos, como landing pages ou os formulários pop-ups que aparecem na tela, oferecendo material útil e desejável em troca.

Com essa coleta de contatos, é imprescindível que seja realizado o processo de nutrição, que será o responsável por manter a empresa em contato com os leads até que se sintam prontos para a compra, lembrando-se automaticamente dela.

Assim, um usuário que se interessou por uma empresa e a bateria de carro que é vendida, forneceu seu número de telefone, mas ainda não descobriu um problema que necessite a compra, ele se torna uma oportunidade de negócio futura.

Se a marca enviar conteúdo com certa frequência de e-mail marketing, em algum momento que ele precisar do produto, já terá a marca em mente, devido a esse contato contínuo, optando por comprar dela, ao invés de buscar na concorrência. 

3 - Não esqueça do e-mail marketing

4 – Crie anúncios patrocinados

Por fim, os anúncios patrocinados servem como um ótimo meio de alavancar as vendas de um negócio, abrangendo o uso de diversas plataformas e redes sociais, dependendo da forma de produção de conteúdo e das características do público, devendo ser analisadas.

A partir desses recursos, é possível realizar a segmentação do público a receber os anúncios, baseando-se nas informações analisadas sobre o seus consumidores, garantindo estratégias mais assertivas e fazendo a performance do anúncio ser melhor.

É importante destacar que, com essa ação, a equipe de marketing fica sujeita a gastar uma quantia maior de dinheiro, contudo, os resultados são obtidos em um espaço de tempo muito menor, mas os resultados só tendem a aumentar. 

O mesmo vale para uma empresa de raio x para cachorro que investe no anúncio patrocinado de seu site em um motor de busca.

Ela conseguirá aparecer para mais usuários naquele momento, mas se ela decidir trocar de plataforma, ele desaparecerá e não chegará mais aos usuários. 

Considerações finais

O marketing digital é fundamental para melhorar as vendas de uma empresa, afetando diversos pontos das ações e garantindo desenvolvimento de pequenas coisas que garantem o alcance do objetivo geral.

Esse quesito serve para qualquer negócio, desde uma vendedora de carimbo médico personalizado até grandes multinacionais de supermercado. 

É preciso apenas destacar a necessidade de conhecer mais o assunto, como a partir do que foi tratado ao longo deste artigo, para a implementação correta e a conquista dos resultados esperados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entenda a importância de um bom departamento pessoal

Entenda a importância de um bom departamento pessoal

Fintechs empresas financeiras de tecnologia estão invadindo o cotidiano

Fintechs: empresas financeiras de tecnologia estão invadindo o cotidiano