in , , , ,

Para que serve o Facebook Ads?

Para que serve o Facebook Ads

Facebook Ads é a plataforma de anúncios do Facebook e traz uma grande variedade de formatos de anúncios. Seus recursos ajudam a criar campanhas e estratégias para divulgar a marca nos canais em questão.

Estamos falando da maior rede social do mundo, o que faz com que essa plataforma de anúncios seja uma das mais usadas também, se mostrando indiscutivelmente valiosa para as estratégias de marketing digital.

O Facebook Ads oferece funções completas, que permitem aos negócios usarem sua criatividade para criar anúncios de diferentes formatos.

Hoje em dia, são milhões de empresas que usam esse recurso, e que movimentam milhões de dólares todos os anos.

Embora os números sejam estrondosos, ainda existe muito empreendedor que não compreende o funcionamento desta plataforma.

Ainda assim, se sentem muito interessados porque sabem que ela funciona e que é primordial para o sucesso do negócio na internet, bem como para criar uma imagem de credibilidade perante os consumidores.

Se você tem o seu negócio e quer começar a investir nessa ferramenta, confira este artigo. Vamos explicar o conceito de Facebook Ads, mostrar para que ele serve e quais são os benefícios de usar essa ferramenta. Confira!

Entenda o conceito de Facebook Ads

O Facebook Ads nada mais é do que um sistema de anúncios pagos desta rede social, que traz muitas opções de formatos.

É considerada uma opção muito eficaz por conta das possibilidades de segmentação, o que aumenta o número de conversões.

Essa plataforma também cria públicos diferentes, separando os grupos de pessoas com base em vários aspectos, como:

  • Interesses;
  • Localização;
  • Gênero;
  • Idade.

Com base nessas informações, um fabricante de lanterna de led potente consegue direcionar seus anúncios para as pessoas certas.

Para que serve o Facebook Ads?

Esta plataforma serve para criar, customizar e acompanhar anúncios no Facebook e no Instagram, que pertencem à mesma companhia.

Por meio dela, uma marca consegue fazer a personalização de suas campanhas e exibi-las no feed de notícias dos usuários.

Só que para ser realmente eficaz, o anúncio precisa de uma boa combinação, envolvendo a segmentação do público, prazo de veiculação e o formato da campanha.

Portanto, para fazer valer o investimento, é necessário considerar esses aspectos.

Quando o empreendedor está elaborando suas estratégias de marketing digital, costuma ouvir que não vale a pena investir no Facebook Ads, entretanto, é necessário considerar as estratégias da marca e os objetivos dela.

Esse tipo de conselho é muito generalista, e no marketing, o que não serve para você, pode servir muito bem para outra empresa.

Nesse viés, para um fabricante de ducha inox piscina, investir nessa plataforma pode ser algo muito rentável, desde que ela seja compatível com o perfil do público e com os objetivos da companhia.

É dessa maneira que atua de forma integrada com outras ações que já foram executadas. Não se pode deixar de dizer que o Facebook Ads é um formato de mídia muito eficiente no mercado.

Seus anúncios conseguem impactar um público amplo, por meio de diferentes formatos, não se limitando apenas aos textos.

Sem falar no poder de segmentação da ferramenta, capaz de detalhar o perfil do público, tornando as campanhas ainda mais assertivas.

Para ter certeza daquilo que foi produzido, a empresa pode testar os anúncios, mensurar os resultados e a partir disso fazer as melhorias necessárias.

Com base nisso, não é difícil imaginar os retornos positivos que o Facebook Ads traz.

Para que serve o Facebook Ads?

Vantagens do Facebook Ads

Depois de entender seu conceito, é importante entender que o Facebook Ads traz muitas vantagens para os negócios, e dentre as que mais se destacam, estão:

1 – Excelente custo-benefício

Esta é uma das plataformas de publicidade mais econômicas que as empresas podem investir. Também é possível aumentar consideravelmente o crescimento do negócio por meio desse tipo de publicidade.

Afinal, ele é muito mais barato do que a maioria das alternativas, além de oferecer segmentações precisas.

Por exemplo, um fabricante de floral quântico para ansiedade pode direcionar suas campanhas para clientes, visitantes de seu site e pessoas que se encaixam a determinados dados demográficos.

Mesmo sendo financeiramente mais acessível, também aumenta os pontos de contato entre a marca e o público, bem como contribui para as conversões.

2 – Mais eficiente que as estratégias orgânicas

O próprio Facebook já anunciou que prioriza as publicações de pessoas em detrimento das publicações de empresas no feed de notícias dos usuários.

Em outras palavras, por mais que você se esforce para alcançar bons resultados com as postagens orgânicas, a publicidade sempre será mais eficiente.

A marca pode até mesmo construir uma comunidade de seguidores, mas somente a ferramenta de publicidade do Facebook será capaz de aumentá-la.

Aqueles que postam conteúdos já perceberam que precisam promover as postagens, se quiser que elas alcancem mais pessoas.

Em linhas gerais, uma loja de cortina de trilho cozinha precisa do Facebook Ads para construir uma boa estratégia nessa plataforma.

3 – Maior vantagem competitiva

As ferramentas de publicidade no Facebook podem ser vistas como um caminho para os negócios menores competirem com marcas maiores.

Não é necessário se preocupar com outras plataformas que costumam aumentar constantemente os custos de publicidade.

No Facebook, a marca se comunica diretamente com seu público por meio de anúncios relevantes, que garantem um bom desempenho e bem estruturados.

4 – Publicidade em tempo real

As estratégias de publicidade nessa plataforma acontecem totalmente em tempo real. Isso quer dizer que o anunciante pode ver os frutos de sua campanha a qualquer momento.

Se não estiver satisfeito, pode fazer os ajustes necessários imediatamente, o que otimiza ainda mais os resultados obtidos.

Por outro lado, quando a marca investe em anúncios de rádio, mídia impressa, televisão, dentre outros meios offline, não consegue visualizar os ganhos imediatamente. É como se fosse um tiro no escuro.

Em contrapartida, ao criar anúncios no Facebook Ads, um fabricante de bloqueador veicular pode fazer todos os ajustes necessários para aumentar suas conversões.

5 – Colabora com as estratégias de SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias que otimizam as páginas para que elas apareçam entre os primeiros resultados de uma busca nos mecanismos de pesquisa.

Os buscadores identificam sinais sociais para classificar os sites, e eles são atividades provenientes de conteúdos de mídia social.

Podemos citar como exemplo os compartilhamentos, curtidas e comentários nas redes sociais. Por essa razão, se a marca investir em publicidade no Facebook, é capaz de aumentar seus sinais sociais e melhorar as estratégias de SEO.

5 - Colabora com as estratégias de SEO

6 – Enriquece a lista de e-mails

Ao criar anúncios no Facebook, uma marca também consegue aumentar sua lista de e-mails, para assim começar a se relacionar com seus prospects.

Um estúdio de design de sobrancelha masculina, por exemplo, pode utilizar formulários de contato em seus anúncios para prospectar e-mails.

Quando o usuário clicar no link, pode ser direcionado a uma página específica, para preencher outras informações importantes.

7 – Melhora o engajamento do público

Fazer publicidade no Facebook também é uma maneira de aumentar o engajamento do público com a marca.

Nesses canais, o envolvimento das pessoas é medido por meio das curtidas, comentários e interações.

O envolvimento é fundamental porque aumenta a conexão entre os usuários e as empresas presentes na plataforma.

Quanto mais pessoas se envolvem com uma companhia, melhor será a conexão indireta entre elas, e quanto mais engajado for o público, mais forte a conexão direta entre a companhia e eles.

A conexão entre os seguidores de um fabricante de barraca para festa e a companhia é fundamental para aumentar as conversões.

É necessário fazer um bom gerenciamento do perfil na rede social, pois isso também ajuda a aumentar o envolvimento.

Contudo, as duas práticas em conjunto melhoram ainda mais os resultados nessas plataformas.

8 – Envolve os visitantes do site

Algo muito comum de acontecer é visitar o site e visualizar o anúncio de um produto ou serviço logo depois. Essa estratégia é conhecida como remarketing, e ajuda a marca a anunciar para visitantes recentes.

Quando alguém visita o site de um fabricante de caneta personalizada para empresa e não compra, ou simplesmente entrar em contato sem fechar negócio, poderá ser impactado novamente por meio dos anúncios no Facebook.

9 – Aumenta as vendas offline

Mesmo que a estratégia seja totalmente online, fazer publicidade no Facebook também é uma forma de impulsionar as vendas fora do mundo digital.

Boa parte das lojas percebem um tráfego maior no estabelecimento depois de anunciarem seus produtos e serviços na maior rede social do mundo.

Isso acontece porque muitas pessoas visualizam os anúncios no Facebook, acessam o site para pegar o endereço da loja, e vão ao estabelecimento pessoalmente.

Considerações finais

O Facebook Ads já se mostrou uma das melhores plataformas para criar anúncios e deve fazer parte do planejamento de marketing do seu negócio.

As campanhas são totalmente segmentadas e vão fazer com que a sua empresa chegue ao conhecimento das pessoas certas, dentro da que é considerada a maior rede social do mundo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema Kanban Entenda sobre esse sistema

Sistema Kanban: Entenda sobre esse sistema

4 cidades da Bahia que você precisa conhecer

4 cidades da Bahia que você precisa conhecer