in ,

4 dicas de como combinar formas para fazer uma parede geométrica

4 dicas de como combinar formas para fazer uma parede geométrica

A parede geométrica é uma tendência que tem conquistado diversos interessados em arquitetura e design. Seu conceito simples permite a estilização de espaços, sobretudo quando utiliza diferentes formas, combinando-as em um ambiente completamente único.

Logo, ao escolher a tinta para sala que será aplicada, é importante ter em mente que tipo de decoração está pensando em fazer. Afinal, a pintura de paredes é um dos métodos mais comuns de renovar um ambiente.

Seu custo normalmente é muito menor do que o de uma reforma completa, o que acaba sendo muito vantajoso para quem está com o orçamento curto, mas quer sair da mesmice.

Para conseguir criar um ambiente descontraído e irreverente, sem perder charme, estilo e sofisticação, as paredes geométricas têm sido as queridinhas do mercado. Existem diversas formas que podem ser utilizadas para criar estes modelos, como:

  • Retângulos;
  • Quadrados;
  • Hexágonos;
  • Losangos;
  • Círculos.

Qualquer forma pode deixar um ambiente estiloso, bastando imaginação e alguns cuidados na hora de explorar melhor os seus recursos. Isso porque a mistura de cores e de formas deve ser pensada com cuidado para não criar um ambiente muito carregado.

A parede geométrica combina com qualquer tipo de decoração quando se trabalha bem a questão de cores e formas, e por conta disso, é essencial pensar em todas as suas possibilidades.

No caso de uma sala planejada, por exemplo, você pode utilizar as referências de uma parede geométrica antes mesmo de colocar uma pintura comum em prática.

Enquanto uma parede com cores vivas passa um tom alegre e jovial, uma mistura mais neutra traz a sensação de paz e aconchego para o cômodo, ideal para o relaxamento e atividades que exigem concentração.

Por esse motivo, é importante saber como fazer uma parede nestes moldes para ser capaz de estabelecer quais são os estilos mais adequados para transformar completamente seu lar, criando cômodos com muito mais do seu estilo. Acompanhe a leitura!

Como fazer uma parede geométrica?

O primeiro passo é similar a qualquer interação que envolve pintura. Você precisa fazer uma boa limpeza na parede, deixando-a preparada para receber a nova camada de tinta.

Além disso, é fundamental proteger os batentes e o chão, para evitar que os pingos de tinta causem um estrago que será muito mais complicado de limpar depois de completada a alteração.

Uma vez que já tenha definido quais são as formas que você utilizará em sua parede, seja no quarto das crianças ou na sala de aula de pilates, você pode delimitar estes formatos com uma fita, colando-a na parede com os formatos que deseja.

É válido lembrar que o tamanho da fita é relevante para a finalização da aplicação, e você deve ter isso em mente ainda no momento da montagem de sua parede geométrica. O ideal, nestes casos, é criar um pequeno esboço da parede.

Ainda que você não seja um exímio desenhista, é interessante estabelecer a visualização da parede geométrica para compreender como o resultado final ficará.

Além disso, procure ter uma visão geral com a fita aplicada antes de iniciar o processo de pintura. Isso ajuda a compreender como você iniciará o trabalho.

Para garantir um resultado melhor, o ideal é que você faça todas as partes de uma determinada cor em uma só vez. Não misture as tintas para não ter mais trabalho na hora de reparar ou arrumar a cor.

Depois de finalizada a pintura, deixe o tempo correto de secagem antes de arrancar as fitas. Assim, você não terá trabalho e conseguirá fazer os últimos retoques sem nenhum tipo de problema.

Aliás, uma das vantagens desse tipo de pintura é a facilidade de execução. Embora você possa contratar profissionais para garantir um trabalho de qualidade, se for uma pessoa que gosta de pôr a mão na massa, conseguirá facilmente explorar este recurso.

Com alguns materiais simples e vontade de criar algo diferente, você acaba aproveitando muito melhor os espaços de sua casa, com decorações mais inovadoras e estilizadas.

Como fazer uma parede geométrica?

Combinando variadas formas em sua parede

Embora um padrão fixo deixe a parede bonita, o grande charme das paredes geométricas está na mistura de formas, que cria ambientes inovadores e divertidos, até mesmo em uma academia de ginastica

Por isso, é fundamental pensar em alguns detalhes na hora de escolher seus padrões de parede, sobretudo aqueles que têm algum ponto de destaque.

Você deve criar tudo com base na estrutura de decoração que está planejando, para não deixar a parede destoante e poder aproveitar todos os recursos do modelo geométrico.

1. Ilusão de ótica

Algumas misturas de forma brincam com a percepção de quem está olhando, criando um ambiente diferente e que chama a atenção de qualquer pessoa que estiver nele.

Dois modelos geométricos que conseguem emular bem esta sensação são os losangos e hexágonos.

Com eles, é possível fazer brincadeiras com as formas, sobretudo na utilização correta de cores para destacar alguns pontos da forma, ampliando a percepção e criando um ambiente divertido.

É possível até mesmo criar um ambiente que se interligue com outros objetos decorativos, como uma cortina para sala moderna.

Esse tipo de tendência também tem sido muito usado em banheiros, uma vez que passam uma sensação mais intimista e de conforto, em contrapartida ao branco chapado que muitas vezes é utilizado neste espaço.

Se você criar a decoração da parede geométrica com cores neutras, como os tons de cinza e pastéis, pode aproveitar as cores em objetos decorativos e outros elementos do banheiro, como tapetes e toalhas.

Esse conflito de cores acaba deixando o ambiente muito mais bonito e confortável, além de dar uma personalidade para este cômodo que muitas vezes é esquecido na hora de decorar.

2. Formas geométricas funcionais

Embora este modelo dê um pouco mais de trabalho, você pode aproveitar as formas geométricas para dar funcionalidade para um ambiente. Pense em uma cozinha. É comum que você precise de armários e prateleiras para conseguir guardar os utensílios.

Entretanto, há a possibilidade de criar nichos nas paredes com as formas geométricas escolhidas para decorar a parede. Desta forma, misturado com a decoração, estarão ambientes próprios para guardar temperos, copos, pratos e outros elementos.

Em um berçario e creche, por exemplo, é possível usar este modelo para incorporar balcões de troca de fralda na decoração.

Esse tipo de estrutura, embora fique muito bonito e arrojado, precisa de um cuidado maior em sua execução. Por isso, é ideal que você peça ajuda de um profissional, já que será realizada uma mudança direta na estrutura da parede.

Nestes casos, é interessante usar tons bem neutros ou o branco com alguns detalhes coloridos, que podem estar tanto no desenho da parede quanto em partes dos nichos, passando uma impressão de continuidade em todo o ambiente.

2. Formas geométricas funcionais

3. Ambientes modernos de trabalho

Uma das principais mudanças na rotina das pessoas recentemente foi o aumento da utilização de regime de serviço home office. Assim, a pessoa escolhe um ambiente de sua casa como escritório para poder trabalhar com tranquilidade.

Para ter um ambiente único e diferenciado, que passe uma sensação profissional mas sem perder estilo, você pode utilizar o conceito da parede geométrica para explorar melhor os seus recursos.

Neste caso, é possível utilizar a parede em um tom fixo claro, para manter a sobriedade e o profissionalismo do ambiente, mas trabalhar cores em faixas, criando assim formas geométricas interessantes e únicas, dando um tom de modernidade para o ambiente.

Se possível, utilize material de escritório nas cores escolhidas para as faixas, deixando o local ainda mais estiloso. Para os móveis, o ideal é utilizar uma madeira plástica ecológica para contrastar com a parede clara, criando um ambiente mais próprio para o trabalho.

4. Móveis em destaque

Em alguns ambientes, um móvel é o centro do cômodo. Pegue um quarto como exemplo. É muito comum que toda a decoração seja realizada em volta da cama, para tornar o ambiente mais agradável para o momento de dormir.

Assim, é importante utilizar esta ferramenta de forma a aproveitar o próprio móvel para conseguir criar uma estrutura divertida e que ainda passe estilo e inovação.

Escolha uma cabeceira diferente para sua cama, que fuja do padrão retangular.

Então, você pode utilizar padrões similares aos da cabeceira da cama em todo o quarto, apresentando um ambiente muito mais divertido e próprio para o descanso, uma vez que o objeto ainda será o foco do ambiente.

Esse recurso pode transformar completamente seu quarto para conseguir apresentar um bom espaço de descanso. Você pode até mesmo estender essa decoração para uma divisória de gesso para quarto, por exemplo.

Considerações finais

Um modelo moderno, divertido e fácil de aplicar, as paredes geométricas estão se tornando um dos mais interessantes modelos atuais de decoração, justamente pela série de vantagens que apresentam.

Ademais, não existem limites além de sua própria criatividade para criar um ambiente adequado como este para sua utilização. Quanto mais você conseguir aplicar seus recursos, melhor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terapia com cristais saiba mais

Terapia com cristais: saiba mais

Guarda-roupa em cápsula entenda mais sobre

Guarda-roupa em cápsula: entenda mais sobre