in ,

6 dicas para passar em um concurso público

6 dicas para passar em um concurso público

Passar em um concurso público é o grande sonho de boa parte dos brasileiros. O salário é normalmente atrativo, mas o grande diferencial é o regime estatutário, que garante ao funcionário a estabilidade de emprego.

Ainda assim, é preciso compreender que ser aprovado em um concurso não é uma tarefa fácil. Muitas vezes são várias as tentativas, muito tempo de estudo e dedicação, foco e preparação. 

Isso sem contar o investimento que muitas vezes é necessário para evoluir nos estudos.

Algumas pessoas utilizam técnicas como a impressão de material de estudo em plotagem a2 para deixar visível o objeto de estudo, entre outras várias formas de aprendizado. É importante compreender sua necessidade para estipular esse tipo de estrutura.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com dicas para você se preparar para realizar um concurso público. Acompanhe a leitura!

Quais as vantagens de um concurso público?

Algumas vantagens são muito claras quando pensamos em um concurso público, como:

  • Estabilidade profissional;
  • Chance de crescimento;
  • Melhor remuneração;
  • Facilidades financeiras.

Porém, muitas pessoas acabam buscando essa alternativa por outros fatores, como a maior qualidade de vida, uma vez que empregos públicos tendem a respeitar a jornada de trabalho e folgam na maioria dos feriados e recessos.

Além do mais, há melhores condições de aposentadoria. Essa última é um dos maiores fatores de busca pelos concursos públicos, uma vez que apresenta alguns diferenciais da regra comum.

A começar com a remuneração, que é integral ao salário ativo, com os aposentados passando a receber um valor igual ao último pagamento.

É importante frisar que, após a aposentadoria, é possível prestar e passar em outro concurso público, aumentando ainda mais sua média de ganhos mensais.

Muitos concursos públicos ainda abrem vagas para PCDs, um grande marco da inclusão no país.

Pessoas com Deficiência tendem a ter mais dificuldades para encontrar um trabalho, mas os empregos públicos prezam pelas habilidades apresentadas nos concursos, muitas vezes com opções acessíveis, que garantem a igualdade de oportunidade.

Experiência também é um fator irrelevante na maioria dos concursos públicos. Salvo em casos de concursos técnicos ou de ensino superior, que requerem diplomas nas áreas solicitadas, tudo é definido pela prova do concurso.

Hoje em dia, em um mercado que cada vez mais diminui a busca por jovens e exige experiências maiores, os concursos públicos tornam-se um oásis de possibilidades, dependendo apenas de seu esforço e empenho nos estudos para conquistar a vaga.

Vale lembrar que, além de um salário satisfatório, muitos dos concursos oferecem uma série de benefícios que melhoram sua qualidade de vida.

Opções como vale alimentação, vale refeição, auxílio-creche, plano de saúde e outros podem, somados, chegar até mesmo no valor da remuneração base.

Além de haver a ampliação da licença-maternidade para seis meses do que é cedido normalmente, o que dá mais segurança para uma funcionária gestante.

Alguns cargos públicos são cobertos de uma aura de status, um motivo de orgulho de ter conseguido superar as adversidades e de ser um funcionário que está em seu cargo por merecimento e capacidade.

Você não vai precisar se preocupar com um relógio de ponto digital para pequenas empresas, uma vez que como funcionário público suas tarefas serão regulamentadas por uma estrutura completamente diferente.

Dicas para ser aprovado em um concurso público

O ambiente competitivo dos concursos pode ser, a princípio, intimidador. Mas é importante compreender que muitas vezes a dedicação e o empenho nos estudos pode ser a chave para o sucesso.

Em meio a um mundo empresarial violento e instável, com demissões em massa em momentos de crise, o funcionalismo público surge como uma alternativa muito mais vantajosa e interessante para o sucesso profissional.

Abaixo listamos algumas dicas para você se estimular e buscar uma vaga em um concurso de sua especialidade.

Dicas para ser aprovado em um concurso público

1. Procure uma área que se identifique

Concursos públicos abrem nos mais variados modelos, para diversas áreas. Você deve identificar suas qualidades e especialidades e onde isso se encaixa melhor, para dessa forma, focar seus estudos em um cenário específico.

Cada pessoa tem características diferentes, que determinam os melhores meios de estudar. Suas táticas devem ser certeiras, uma vez que você passará boa parte do dia estudando.

Por isso mesmo, é importante entender que se você buscar um concurso na área jurídica terá que se especializar, concentrando parte de seus estudos nesse modelo.

Anote em seu moleskine branco quais são as áreas que mais lhe interessam para buscar os concursos adequados.

2. Faça um bom planejamento

Editais costumam surgir entre dois e três meses antes da realização da prova. Não espere para começar a estudar.

Monte um planejamento adequado, que compreenda as disciplinas básicas de concursos e baseie-se em provas anteriores para começar a entender os conhecimentos específicos da área.

No dia, esteja com seu material impecável. Desde barras de cereal para sua energia até borracha personalizada escolar, lembrando de identificar os materiais que o concurso permite levar.

Dessa forma, você poderá pensar em um plano de estudo, compreendendo suas maiores necessidades nesse campo e traçando metas palpáveis para compreender o conteúdo.

Você pode definir se irá seguir estudando sozinho ou se precisa do apoio, como um curso preparatório, a quantidade de horas por dia que é capaz de estudar sem perder o foco, seus recursos financeiros para realizar os estudos, entre outros fatores.

3. Estudo teórico vs. solução de exercícios

O estudo teórico, embora de extrema importância, pode ser uma forma massiva de estudo e o cansaço pode impedir que você assimile todas as informações necessárias.

Pense sempre em alternar seus estudos com exercícios, uma vez que eles simularão a forma que você responderá a prova do concurso.

Busque provas anteriores e as resolva, assim, você conseguirá ter ideia de como seu conhecimento está no momento. É importante dar atenção para as questões erradas.

Uma vez que você tem as respostas, é possível identificar os problemas de resolução apresentados e te ajudar a compreender algumas falhas na estratégia teórica.

Algumas pessoas gostam da utilização de uma cabine de estudo individual para ficarem completamente imersas no ambiente estudantil.

4. Mantenha o foco no edital

Se você estudar muito para diversos temas diferentes, acabará tendo um conhecimento raso de vários assuntos. Procure o edital que mais lhe interessa e estude ele a fundo, uma vez que parte da prova consiste em conhecimentos relacionados a área de atuação.

Estudar é muito importante, mas preparar-se demais pode te confundir na hora de fazer a prova. Atente-se ao conteúdo exigido do edital e evite extrapolar ele.

No exame, as questões vão abordar especificamente esse tipo de conteúdo, e estudar além do proposto, pode te dar respostas erradas por excesso de conteúdo.

Se não quiser parar de estudar, você pode contar com uma empresa terceirizada de motoboy para buscar os materiais adequados e continuar se preocupando apenas com os temas específicos de estudo.

5. Não ligue para a concorrência

Não se importe com a quantidade de vagas oferecidas no edital. Você deve buscar seu melhor para fazer a prova, sem se preocupar com outras pessoas buscando a vaga.

Muitos candidatos não estão preparados, e alguns nem mesmo vão ao local da prova no dia. Estar com o conhecimento focado e preparado para responder as questões é que será o grande diferencial de seu sucesso.

Algumas pessoas, mesmo que tenham vantagens como o ensino fundamental particular, podem não estar tão preparadas quanto você, portanto, não deixe esse tipo de situação afetar sua concentração.

6. Tire pelo menos um dia de descanso

Seu cérebro não é uma máquina. Uma hora, o excesso de estudos poderá fazer você perder a concentração e travar em um conteúdo. Aproveite para relaxar por um dia, assistir um filme, praticar uma atividade física ou ficar com seus amigos e familiares.

É o momento para fazer um passeio em um shopping ou mercado, ver as promoções dispostas nos wobbler display do estabelecimento e tirar um pouco da cabeça a rotina de estudos.

Evitar o desgaste também é importante para chegar tranquilo no dia da prova, descansado e com o conteúdo fresco na memória.

6. Tire pelo menos um dia de descanso

Considerações finais

Sempre haverão pessoas para dizer que concursos públicos não valem a pena, que é muito difícil ou impossível de passar, que as vagas são pré-determinadas e você nunca terá uma chance.

Também haverão aqueles que se esforçarão para te tirar de casa em um dia de estudo, que achem que você está se desgastando demais e perdendo tempo.

É importante entender que muitas vezes essas pessoas não estão falando por mal, mas dar ouvidos a elas pode te distanciar de seu objetivo e acabar perdendo grandes oportunidades.

Uma vez que a prova tenha terminado, não fique pensando muito nisso. A expectativa pode ser uma grande inimiga, te fazendo perder noites de sono para compreender se conseguiu ou não atingir seu objetivo.

Esse tipo de pensamento deve ficar de lado e deixe que as coisas aconteçam quando devem acontecer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 dicas para falar em público

5 dicas para falar em público

Ifood Como vender mais

Ifood: Como vender mais?