in

Como a pedagogia pode ser aplicada ao ambiente profissional?

Como a pedagogia pode ser aplicada ao ambiente profissional?

Você sabe o que é a pedagogia corporativa e como ele pode ser aplicada em diferentes ambientes profissionais?

O meio corporativo vem exigindo cada vez mais um alto conhecimento técnico, mas também das chamadas soft skills

Em tradução, o termo quer dizer “habilidades interpessoais”, ou seja, são as competências subjetivas, que são mais difíceis de avaliar, por se tratarem de habilidades comportamentais.

Esses conceitos estão relacionados ao desempenho de um profissional, tanto no seu cargo quanto dentro da empresa, por isso possuem grande importância no mercado. 

Nesse cenário, surge a pedagogia empresarial, que visa auxiliar no desenvolvimento de um colaborador que trabalha em um estabelecimento do segmento de fachada acm, para que ele cresça e potencialize a sua atuação.

Mas isso não refere-se apenas a uma formação técnica, de capacitação da mão de obra de um funcionário.

A pedagogia empresarial vai muito além, já que ela busca oferecer preparação para um melhor desempenho pessoal e profissional. 

Além disso, ela promove mudanças organizacionais de grande relevância: entre as principais, é possível colher uma maior produtividade e melhorar o engajamento geral da empresa. 

Se você quer saber como utilizar a pedagogia corporativa para conquistar novos resultados e transformar a sua equipe, siga na leitura deste artigo para entender como ela funciona e conhecer os seus principais benefícios. 

O que é a pedagogia empresarial?

Por exemplo: para entender como a pedagogia corporativa pode ser importante para uma fábrica de tinta esmalte sintético e para o seus profissionais, é importante conhecer a definição do que é a pedagogia.

Ela se trata de uma área voltada para o aprendizado humano, que descobre e desenvolve técnicas para otimizar o entendimento de novos conhecimentos e informações. 

Mesmo que ela seja normalmente ligada ao ambiente escolar, e em especial à educação de crianças, a pedagogia possui um papel muito mais amplo.

Os pedagogos podem atuar tanto em escolas quanto em empresas, editoras, instituições hospitalares, pesquisas científicas, etc.

No setor empresarial, a pedagogia torna-se responsável por utilizar metodologias e técnicas que otimizem o aprendizado dos trabalhadores de um estabelecimento. Sendo assim, ela promove mudanças em relação ao comportamento e desempenho de uma equipe.pedagogia empresarial

Como funciona a pedagogia corporativa

Para que o pedagogo empresarial de uma companhia de portaria virtual consiga trabalhar com os funcionários do local, é possível utilizar frentes como:

  • Cursos;
  • Palestras;
  • Dinâmicas;
  • Ensino a distância;
  • Gamificação;
  • Entre outras.

1 – Cursos e palestras na pedagogia corporativa

Os cursos e palestras sempre foram instrumentos de grande auxílio na pedagogia empresarial, já que eles permitem transmitir ensinamentos técnicos e de formação humana de modo prático e direto. 

Enquanto as palestras são montadas para serem vistas em uma única apresentação, com um conteúdo mais direto, os cursos geralmente são estruturados em várias etapas, e podem ser aplicados em mais de um dia.

Seja em relação a um treinamento técnico para otimizar a produção de gradil, ou seja para trabalhar melhor a motivação da equipe, os cursos e palestras podem ser desenvolvidos de acordo com o que o pedagogo achar mais conveniente para o momento da empresa.

2 – Dinâmicas na pedagogia corporativa

As dinâmicas também se tornaram parte de vários encontros profissionais, e possuem um formato que ajuda na participação de todos, para que os colaboradores da empresa se integrem melhor e cresçam mutuamente.

Elas podem acontecer sempre após uma palestra, para ajudar na fixação do conteúdo, ou exporadicamente, para garantir uma interação maior entre os colegas de trabalho. 

O pedagogo pode elaborar uma tema para a dinâmica de acordo com o seu planejamento de trabalho, identificando quais características precisam ser aperfeiçoadas pelos colaboradores.

3 – Ensino a distância na pedagogia corporativa

O ensino a distância tornou-se um elemento importante da pedagogia, minimizando obstáculos como custo ou deslocamento para as pessoas.  

Ao ser aplicado nas empresas, ele traz outros tipos de vantagens importantes: a criação de um ambiente virtual de aprendizagem permite diminuir os custos com espaço físico, além de um acompanhamento individualizado da equipe. 

Nesse sistema de aprendizado, cada colaborador tem o seu login e assiste os conteúdos selecionados para ele. Assim, pode ampliar os seus conhecimentos. 

Levando em consideração ainda que há diversos setores dentro de uma empresa de vendas de aquecedor a gás para piscina, por exemplo, pode ser que o conteúdo trabalhado com um determinado grupo de pessoas seja diferente de outros.

Isso porque o perfil de um vendedor, que precisará desenvolver características como resiliência, persistência e foco, são diferentes de um funcionário do setor financeiro, que precisa de concentração e domínio sobre os números. 

Com essas informações, o pedagogo empresarial pode criar grupos online e realizar um trabalho mais específico, de acordo com as necessidades dos departamentos.

Por isso, a pedagogia via EAD pode ser aplicada no ambiente corporativo, como um modo de transmitir conhecimento, sem limitações físicas ou de horário, além de diminuir custos. Ensino a distância na pedagogia corporativa

4 – Gamificação na pedagogia corporativa

Ter momentos de descontração é essencial para a equipe, e uma boa estratégia dentro da pedagogia empresarial é justamente unificar elementos de jogos com assuntos que precisam ser tratados para o desenvolvimento profissional. 

A gamificação traz interatividade e imersão como um modo de motivar os colaboradores a cumprirem determinados objetivos, ajudando tanto na fixação de um conteúdo, como na realização da sua rotina de trabalho.

Um game elaborado para a área de marketing, por exemplo, pode ser importante para ajudar na criação de uma promoção de pisos e revestimentos, onde a equipe pode se focar na elaboração de campanhas de publicidade, baseada na dinâmica do jogo.

Essa estratégia estimula processos de aprendizagem, e faz com que o treinamento corporativo seja mais prático e eficiente.

Os jogos trazem um elemento lúdico para dentro da empresa, sendo eles os responsáveis pela fixação dos conteúdos passados, além de fazer com que os colaboradores absorvam o conhecimento para aplicá-los na sua rotina.

A eficácia da pedagogia corporativa

Não é segredo para ninguém que o conhecimento deve fazer parte da rotina das pessoas, e em especial dos profissionais que precisam estar em constante aprendizado para manterem-se atualizados no mercado de trabalho. 

A pedagogia corporativa vem de encontro a essas necessidades, ajudando uma empresa especializada na produção de laje treliçada a capacitar a sua equipe, tanto em termos profissionais quanto humanos, para que o desempenho dela seja sempre melhor. 

Ao contar com um pedagogo em seu time, um empresário garante que todo o conhecimento essencial para melhorar a atuação do estabelecimento e garantir o bem-estar e a satisfação da sua equipe estejam sempre em evidência, graças ao trabalho desse profissional. 

Por isso, é possível dizer que a pedagogia corporativa possui um papel de grande importância no desenvolvimento de uma empresa, trazendo resultados significativos para todos. eficácia da pedagogia

Os benefícios da pedagogia empresarial

Os benefícios da pedagogia empresarial, aplicada tanto em um estabelecimento especializado em instalação de varanda de vidro, quanto em um escritório de contabilidade, podem ser percebidos em diversos aspectos. Os principais são:

  • Desenvolvimento de novas competências;
  • Obtenção de insights sobre a cultura organizacional;
  • Conduzir os colaboradores no melhor caminho para o seu desenvolvimento;
  • Satisfação dos funcionários ao exercerem seus cargos;
  • Entre outros.

A pedagogia empresarial permite o desenvolvimento de novas competências em cada um dos seus colaboradores, trazendo vantagens para a formação individual e coletiva. 

Dessa forma, também é possível compreender de modo mais profundo sobre a missão e os valores do seu negócio, e ocasionar situações onde os efeitos de certas decisões estratégicas trazem resultados positivos para todos.

Também é válido lembrar que a pedagogia corporativa permite que se obtenha insights sobre como a cultura organizacional influencia as decisões cotidianas e impacta diretamente na conclusão das metas da organização.

Com a pedagogia, é possível vislumbrar novos horizontes para cada profissional, garantindo que eles desenvolvam novas competências para melhorar o seu desempenho, e consigam ver mais claramente como podem alcançar os seus objetivos pessoais.

Isso ocorre porque o pedagogo ajuda um colaborador a identificar quais caminhos precisam ser seguidos, para que ele não apenas conquiste uma melhor formação profissional, mas também se destaque ao exercer o seu cargo com maior empenho e capacitação.

Com todos esses elementos, certamente o colaborador se sentirá recompensado em seu trabalho. Afinal, quanto maior for o seu aprendizado e a conquista de habilidades, mais autoconfiantes e empenhados eles se sentem.

Em conjunto com todos esses benefícios, as empresas também conseguem performar muito mais dentro do seu segmento, atingindo melhores resultados e conseguindo oferecer cada vez mais melhores condições de trabalho para o seu quadro de colaboradores.

Por isso, a pedagogia corporativa é de grande importância para o mercado, e pode ser diretamente responsável por garantir pessoas mais satisfeitas e realizadas nos seu trabalho, além de promover o desenvolvimento humano de toda a equipe de uma empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como decidir qual curso você deve fazer

Como decidir qual curso você deve fazer?

curso online pode te ajudar

Como um curso online pode te ajudar a conseguir um novo emprego?