in ,

Pensa em cursar odontologia ? Conheça áreas de atuação 

Pensa em cursar odontologia Conheça áreas de atuação 

Ser dentista pode ser o sonho de muitos estudantes, e muitas faculdades e universidades fazem questão que se conheça áreas de atuação para quem escolhe a odontologia como o curso de qualificação profissional.

Ao longo dos anos de estudo universitário, é possível que o aluno passe por diversas práticas, escolhendo ao final um perfil profissional que esteja de acordo com as expectativas que a área da odontologia oferece.

Ademais, a carreira promissora pode ser conquistada a partir das afinidades encontradas durante as aulas teóricas e práticas. 

Outro ponto é o ganho financeiro, que depende de diversas variantes, mas, de qualquer maneira, o sucesso em poder proporcionar um sorriso no rosto de uma pessoa é valioso.

1 – Cirurgias estéticas estão sempre em alta 

Sempre vai existir alguém que precisa realizar uma intervenção cirúrgica para melhorar a estética e a harmonização do rosto, e isso inclui as características dos dentes.

Assim, a aplicação da lente de contato dental, uma fina película que pode variar entre 0,02 mm e 0,06 mm, pode ser feita em um paciente, sem precisar aplicar nenhum desbaste. 

Ademais, a espessura vai depender do material utilizado, que pode ser uma resina ou personalizada em porcelana.

Para garantir a saúde, o bem-estar e a autoestima da pessoa que passa por esse tipo de tratamento, o profissional formado deve possuir conhecimento da tecnologia implementada, podendo fazer cirurgias estéticas como:

  • Restauração de dente quebrado;
  • Implementação de próteses;
  • Remoção de tártaro;
  • Correção de alinhamento.

Inclusive, a estética bucal está em expansão nas clínicas odontológicas, atendendo os mais diversos pacientes que procuram melhorar a aparência de alguma forma.  

2 – Recuperação do sorriso 

Acidentes domésticos acontecem e podem causar estragos no sorriso de uma pessoa. Por exemplo, uma simples queda pode quebrar os dentes da frente, sendo assim, o socorro deve ser imediato.

Nesse caso, o profissional de odontologia precisa ser especializado em implante dentário, que envolve conhecimento específico em uma área que sempre está em evidência. 

Quando uma pessoa vê que há solução e recorre a um profissional da área de odontologia, percebe o quanto é importante contar com um dentista de confiança. A recuperação de um sorriso provoca a comoção de todos os envolvidos, pois sorrir faz parte da vida.

3 – Limpeza e higienização são essenciais

Todo profissional que trabalha com clínica geral na área de odontologia vai atender crianças que passam pela primeira dentição, adolescentes que procuram uma solução para os dentes tortos, adultos que querem se livrar do siso e idosos que procuram por próteses.

Em todas as situações, o dentista pode fazer o atendimento de forma primorosa, desde que esteja preparado e se atualize ao longo da vida profissional.

Mesmo tarefas consideradas mais simples, como fazer o clareamento dental, exigem conhecimentos apropriados quanto aos instrumentos que devem ser utilizados e os produtos apropriados à disposição no mercado.

Se esse tipo de tratamento for feito de maneira errada, o esmalte do dente pode ser prejudicado, além de provocar manchas e, até mesmo, enfraquecer o dente. Por isso, o estudo é sempre importante na área da odontologia.

3 - Limpeza e higienização são essenciais

4 – Alinhamento dentário com tecnologia moderna

Os aparelhos ortodônticos evoluíram e passaram por diversas tecnologias, modernizando a forma como o alinhamento é feito nos dias atuais. 

Para pessoas que buscam um tratamento adequado, mas preferem uma certa discrição, o dentista atualizado com os novos produtos disponíveis no mercado pode indicar o aparelho dental invisivel, que ajusta o alinhamento dos dentes com maestria.

Fabricado a partir de um scanner bucal que verifica o tamanho interno da boca, o posicionamento dos dentes e a altura das gengivas, esse modelo é fabricado com um material plástico transparente. 

Ele é produzido seguindo o tamanho personalizado de cada pessoa, sendo que pode ser removido em situações específicas, como na hora de se alimentar, ou em um encontro com os amigos e familiares. 

Ademais, o aparelho invisivel conta com a higienização dele e a limpeza dos dentes de modo facilitado, pois, como dito anteriormente, não fica fixo assim como acontece com outros métodos aplicados.

Considerações finais

Muitas faculdades e universidades oferecem cursos públicos e particulares para alunos em todo o território nacional. 

Cabe aos alunos em fase de vestibular procurarem quais os que mais interessam. É preciso encontrar aquela universidade ou faculdade que ofereça uma grade curricular adequada e conte com professores que se destacam no setor acadêmico.

Assim, ao final do curso, será possível escolher qual a melhor área, bem como se colocar à disposição do mercado de trabalho, seja em um consultório particular ou como parte de redes de clínicas especializadas espalhadas por todo o país.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e retenção de funcionários. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que deve ter na mesa de computador para a rotina de trabalho e estudos

O que deve ter na mesa de computador para a rotina de trabalho e estudos?

O que é um Gestor de Tráfego Digital Como se tornar um

O que é um Gestor de Tráfego Digital? Como se tornar um?