in ,

O que significa PLR no Marketing Digital?

PLR no Marketing Digital

PLR no Marketing Digital, é um conceito que traz a oportunidade de lançar infoproduto na web, sem que para isso seja necessário começar uma estratégia do zero.

Nesse caso, o produtor utiliza um conteúdo que já existe, tendo todos os direitos de uso e revenda. PLR é uma sigla para Private Label Rights e é fundamental entender sobre ela antes de começar a investir.

O mercado de infoprodutos está crescendo constantemente e consegue atrair as pessoas como afiliados e produtores. Adentrar esse mercado e começar a ganhar dinheiro, não é necessário começar um conteúdo totalmente novo.

É justamente aqui que entra o PLR de marketing. Este conceito é usado para comercializar produtos físicos e digitais, mas se popularizou muito nos últimos anos dentro do marketing digital.

Nesse universo, ele se volta para a venda de infoprodutos prontos que podem ser comercializados e revendidos pelos compradores da maneira como desejarem. Ex: cursos online, muitas vezes são derivados e comercializados como PLR.

Só que antes de começar a trabalhar dessa forma, é muito importante entender alguns aspectos dessa estratégia que cada vez mais chama a atenção das pessoas.

Este artigo vai explicar o que é PLR no marketing, as vantagens e desvantagens dessa ação e como utilizá-la na estratégia.

Entenda o que é PLR no marketing

PLR (Private Label Rights) é um conceito no marketing que permite que os indivíduos ou empresas adquiram direitos de uso de conteúdo já criado, como artigos, eBooks, vídeos, imagens, entre outros, e os utilizem como se fossem de sua autoria.

Isso significa que eles podem modificar, revender, distribuir e usar esses materiais de acordo com suas necessidades de negócios.

Um fabricante de transpaleteira elétrica com torre consegue obter conteúdo de qualidade sem precisar gastar tempo e dinheiro produzindo-o do zero.

Além disso, o PLR também permite que os profissionais de marketing personalizem o conteúdo de acordo com suas necessidades e objetivos de negócios, tornando-o mais relevante e eficaz para seu público-alvo.

Os direitos de uso do PLR variam de acordo com o pacote adquirido e as regras estabelecidas pelo criador do conteúdo.

Alguns pacotes permitem que o comprador use o conteúdo de forma ilimitada, enquanto outros estabelecem restrições quanto ao número de vezes que o material pode ser usado ou revendido.

O PLR pode ser referente a produtos físicos e digitais, mas costuma ser muito mais usado no marketing de afiliados, estando relacionado a produções como:

  • Cursos online;
  • E-mails;
  • Podcasts;
  • Conteúdos.

Também é possível adquirir os direitos de eBooks, vídeos, landing pages, infográficos, banners, audiobooks. Quando alguém procura informações, por exemplo, sobre aula de jazz preço, pode encontrar como resposta um material comercializado desta forma.

Em resumo, o PLR é um conceito no marketing que permite que indivíduos e empresas adquiram direitos de uso de produtos já criados, como artigos, eBooks, vídeos, imagens, entre outros, e os utilizem da maneira como preferirem.

É algo que traz mais economia de tempo e dinheiro na produção de conteúdo, possibilidade de personalizá-lo de acordo com as necessidades dos negócios e possibilidade de revender para obter lucro.

Vantagens e desvantagens do PLR no marketing

Depois de compreender um pouco mais sobre o conceito de PLR no marketing, é interessante saber quais são suas vantagens e desvantagens, pois mesmo sendo algo positivo, pode não estar de acordo com a maneira de trabalhar do produtor.

Sem dúvidas, uma de suas maiores vantagens é a praticidade e rapidez na hora de entregar o infoproduto e esse aspecto é um dos que mais atrai as pessoas interessadas, principalmente empresas que querem construir autoridade no mercado.

Por meio dessa prática, o negócio consegue uma quantidade de material muito maior, podendo ainda criar redes de contato de maneira mais dinâmica.

Para um estabelecimento que funciona como lar para idosos acamados, é uma forma de criar muitos outros produtos, uma vez que a licença permite alterar e editar qualquer parte do documento que o novo proprietário tenha interesse.

Por meio de um produto, a organização consegue fazer uma rede maior e com isso obter mais lucros. Mas, assim como outras opções de negócios, o PLR também possui suas desvantagens.

Antes de investir nessa prática, é importante levar em consideração que é necessário tempo para deixar o material compatível com o negócio e o fato de que esses materiais são bem genéricos.

Não é difícil imaginar por que isso acontece, afinal, se uma pessoa compra um produto genérico e fácil de ser encontrado, possivelmente seu concorrente vai ter o mesmo conteúdo.

Tendo isso em vista, é fundamental investir tempo para adaptá-lo e evitar que esse tipo de problema aconteça. O fato é que o trabalho com PLR se resume a necessidade e capacidade de criação do produtor.

Para entregar um bom conteúdo, por exemplo, sobre compressor de ar direto industrial, é necessário dedicar tempo e cuidado para fazer as alterações.

É necessário ter em mente que o PLR vem para ajudar e não para entregar um material perfeito que pode ser vendido sem nenhum tipo de alteração ou adaptação.

Conhecendo um pouco mais sobre os produtos PLR

Antes de apresentar formas e dicas de como criar uma estratégia desse tipo, é interessante conhecer os principais produtos desse tipo de estratégia.

Um dos mais populares é o eBook, uma forma de produção muito usada dentro das estratégias de marketing, principalmente para potenciais clientes que estão no topo do funil de vendas.

Os cursos, por sua vez, são cada vez mais procurados e é interessante revender esse tipo de material dentro das estratégias de marketing digital, mesmo porque ele se encaixa em diferentes nichos de atuação.

Uma loja que vende perfume La Vie Est Belle tradicional pode trabalhar com vídeos porque são o tipo de formato preferido entre os consumidores, assim como no caso de audiobooks e podcasts.

Essas duas últimas opções são ainda mais promissoras porque as pessoas podem consumir esses conteúdos enquanto realizam outras atividades do dia a dia.

Outra possibilidade é vender textos informativos, assim como artes gráficas para compor a identidade visual da empresa.

Mas independentemente de qual seja o tipo de material que o produtor deseja comercializar, primeiro ele precisa saber como criar um produto PLR.

Como usar o PLR na estratégia de marketing

Para usar o PLR nas estratégias de marketing, é muito importante investir em algumas ações que fazem parte de seu passo a passo. São elas:

Encontrar sites confiáveis

Para encontrar um PLR de qualidade, primeiro é fundamental fazer parceria com um site de qualidade que oferece esses materiais para aquisição.

Não importa se o produtor quer falar sobre perfil estrutural aço galvanizado ou qualquer outro assunto, ele precisa pesquisar as opções em diversos canais da internet e conferir as credenciais de quem oferece os produtos.

É assim que vai fazer parcerias com mais confiança e trabalhar com conteúdos valiosos e de acordo com as expectativas do público.

Analisar as avaliações com cuidado

Depois de encontrar um bom site para as demandas, é fundamental escolher quem vai ser o profissional que vai fornecer os produtos para comercialização.

O produtor precisa ler as avaliações dos candidatos cuidadosamente, uma vez que elas trazem muito feedback sobre a experiência que outras pessoas tiveram, isso ajuda a embasar a escolha.

Adaptar o material

Um conteúdo, por exemplo, sobre estúdio para gravar podcast, não vem personalizado para o negócio que o compra, por isso, é necessário fazer algumas adaptações.

Com elas, o material estará de acordo com o nicho e será totalmente capaz de atender as necessidades do público e de qualquer outra pessoa impactada.

Registrar a marca

Todo tipo de negócio precisa da identidade visual para que seu nome e sua marca sejam reconhecidos e consigam crescer nos canais digitais.

Quando a empresa investe em PLR, precisa associar sua marca ao material para que toda a experiência que o consumidor tiver com ele possa lembrá-lo sobre a empresa. É dessa forma que ela vai conseguir crescimento e valorização ao longo do tempo.

Fazer associações estratégicas

Um conteúdo sobre pássaro ring neck azul é uma excelente oportunidade para trabalhar o funil de vendas de um pet shop.

Também existem muitas ferramentas que podem ser associadas ao material e possibilitar uma estratégia consolidada para promovê-lo.

Considerações finais

Produzir conteúdo de valor é uma necessidade hoje em dia e muitos empreendedores têm dificuldades para criar materiais compatíveis com as expectativas e necessidades de seu público.

Eles encontram no PLR uma forma de resolver esse problema, visto que podem adquirir esses produtos e utilizá-los como quiser.

Da mesma forma, uma pessoa que quer trabalhar com infoprodutos pode comprar materiais genéricos que serão transformados, considerando os objetivos da audiência que vai recebê-los.

Uma excelente oportunidade de ganhar dinheiro na internet ou melhorar o alcance da marca nos canais digitais.

conteúdo estratégico

Atraia mais clientes potenciais com conteúdo estratégico

Markup

Markup: o que é, para que serve e como calcular