in , , ,

Negócios que podem crescer no pós-pandemia: conheça os principais

Negócios que podem crescer no pós-pandemia: conheça os principais

Mesmo com todos os efeitos da quarentena, há muitos setores promissores pós-pandemia, assim como negócios. Falo de negócios que podem crescer no pós-pandemia por terem um modelo de negócio adequado ao “novo normal”.

E o que é ser promissor nesse novo normal? É ser capaz de se recuperar mais rápido e apresentar grande crescimento no pós-pandemia. Nisso, é possível encontrar empresas que estão se destacando na pandemia

Então, há oportunidades geradas pela pandemia? Prossiga com a leitura do artigo e veja quais são as novas tendências de mercado!

Negócios que podem crescer no pós-pandemia: quais são as oportunidades geradas pela pandemia?

Mesmo com a queda na economia causada pela presença da pandemia, o cenário para 2021 é de esperança.

Em dezembro de 2020, segundo OCDE, a previsão do PIB do Brasil era de encerrar o ano com queda de 6% e avanço de 2,6% em 2021. Mesmo com esse cenário, o que se vê são empresas que estão se destacando na pandemia.

Para começar, mesmo durante a quarentena, foram abertos mais de 782 mil negócios entre maio e agosto de 2020 no Brasil. Além disso, há setores promissores pós-pandemia que já estão se adequando ao “novo normal”, com maiores medidas de segurança.

E quais são os negócios desses setores promissores que vão crescer? Bem, veja agora as tendências de mercado!

1. E-commerce de informática

E-commerce já era uma realidade antes da pandemia, e durante a pandemia viu o crescimento de 40% das vendas online. Com isso, é um dos setores promissores no pós-pandemia.

E um dos destaques do setor é o e-commerce de informática, que apresentou o maior aumento de ticket médio na pandemia: aumento de 50%, além de crescimento de 101% no faturamento no segundo trimestre de 2020.

A tendência é que permaneça em alta no pós-pandemia, com serviços de montagem, produção de conteúdo, venda de equipamentos, etc.

2. Desenvolvimento de games mobile

Entre as oportunidades geradas pela pandemia, uma das mais lucrativas foi a de entretenimento caseiro. Os games explodiram nessa época e o segmento mobile foi um dos mais promissores: sua expectativa de lucro em 2020 era de US$ 77 bilhões.

Em 2021, o desenvolvimento de games mobile deve crescer ainda mais, principalmente por terem fácil publicação em lojas virtuais.

2. Desenvolvimento de games mobile

3. Clube de assinatura

O modelo de pagamento recorrente já é uma tendência global, não se restringindo apenas aos streamings de vídeo e música. No Brasil, existiam apenas 300 empresas com esse modelo em 2015 – agora, há quase 4 mil clubes.

E qual clube de assinatura é possível ter?

  • Livros (27% do mercado);
  • Bebidas (18% do mercado);
  • Alimentos (17% do mercado);
  • Etc.

4. Cosméticos naturais e artesanais

Outra das oportunidades geradas pela pandemia (e pelo isolamento) é a produção de objetos artesanais. Dentro da produção artesanal, se destacam os cosméticos, principalmente os produzidos naturalmente.

Segundo estudo da plataforma Teads, 62% dos brasileiros entrevistados acreditam que cosméticos devem ser formulados só com ingredientes naturais. Então, espere bastante os seguintes produtos feitos nessa linha:

  • Sabonetes;
  • Xampus;
  • Condicionadores sólidos;
  • Etc.

5. Serviços de TI

Em 2020, segundo IDC Brasil, o mercado de serviços de TI apresentaram crescimento de 4,1%. Isso é resultado da busca pela segurança de dados e pela presença mais forte da tecnologia de cloud computing – elementos essenciais no home office.

Com uma possibilidade forte de permanência do trabalho remoto, a tendência é que os negócios de TI permaneçam sendo bastante buscados.

6. Vegetarianismo e veganismo

Segundo pesquisa da Good Food Institute Brasil, 47% dos brasileiros já reduziu o consumo de carne. Além disso, 14% da população se declara adepta ao vegetarianismo e 60% escolheriam produtos veganos se tivessem um preço menor.

Em parte, isso é resultado da busca pela melhor saúde durante a pandemia, o que levou a várias empresas tradicionais lançarem linhas vegetarianas e veganas. Contudo, o que estará em alta serão negócios 100% voltados ao vegetarianismo e veganismo.

6. Vegetarianismo e veganismo

7. Delivery de comida

Os principais aplicativos de delivery de comida (Rappi Delivery, Uber Eats, iFood) viram um crescimento de 103% em gastos de janeiro a junho de 2020. Com a quarentena em vigência, os negócios de delivery se mostraram uma ótima opção.

E a tendência é que esses negócios tenham produtos mais diversificados: marmitas, alimentos para pessoas com restrição alimentar, comidas veganas e vegetarianas, etc.

É possível crescer no pós-pandemia?

A resposta é sim. Há muitas empresas que estão se destacando na pandemia, praticando modelos de negócio que se adaptam ao novo normal. Por exemplos, empresas do setor gastronômico podem contar com o Rappi Delivery para entrega em domicílio.

Então, como ser parte dos negócios que podem crescer no pós-pandemia? Adotando medidas adequadas para o novo normal. Dessa forma, é possível crescer como negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direito em 2021 conheça algumas áreas para se especializar

Direito em 2021: conheça algumas áreas para se especializar

Investir em SEO vale a pena em 2021

Investir em SEO vale a pena em 2021?