in ,

Por que aprender Excel?

Por que aprender Excel

Nos dias de hoje, o que mais vemos são empresas que procuram candidatos que saibam mexer nas mais variadas ferramentas de otimização e gerenciamento, por isso, aprender Excel tornou-se uma necessidade.

O Excel é usado pelas companhias de muitas maneiras, por exemplo, para controlar os gastos, manipular dados e outras necessidades intrínsecas da rotina organizacional.

Trata-se de uma ferramenta simples e que já existe há muito tempo, mas seus recursos são modernos, o que faz dele um software completo.

Mesmo assim, muitas pessoas não têm domínio do Excel e não sabem como realizar tarefas básicas, como criar uma planilha, filtrar dados, congelar painéis, criar macros e usar tabelas dinâmicas.

Só que todas elas – e mais algumas – são necessidades dentro das corporações, e quem sabe executá-las está um passo à frente de conseguir um espaço no mercado de trabalho.

Dessa forma, é importante sempre evoluir os conhecimentos a respeito desse software, para que ele impulsione a sua carreira e não seja um limitador.

Se você não conhece bem o Excel ou ainda não entendeu sua importância, leia este conteúdo até o final. Vamos explicar mais sobre essa ferramenta e por que é essencial aprender a mexer em planilhas.

Depois das dicas que daremos aqui, certamente você vai se decidir por aprender e se destacar como profissional no mercado de trabalho. Então, acompanhe!

Afinal, o que é Excel?

O Microsoft Excel, ou apenas “Excel”, é um software destinado à criação de planilhas, que foi criado em 1987. Trata-se da melhor plataforma para desenvolver planilhas e é muito usada por empresas para as mais diversas finalidades.

Possui interface intuitiva, com excelentes recursos para cálculos e construção de gráficos, que fizeram dele o melhor aplicativo de computador desenvolvido até os dias atuais.  

Muitas empresas, como uma gráfica de banner informativo, dependem do Excel por conta de suas múltiplas funções, afinal, a ferramenta serve para a execução de diversas tarefas, entre elas:

  • Fazer tabelas;
  • Elaborar gráficos;
  • Realizar cálculos;
  • Desenhos simples;
  • Lista de nomes em ordem alfabética;
  • Números em ordem crescente.

Essas são apenas algumas funções, mas esse software pode ser usado para muitas outras funcionalidades, como por exemplo, para fazer uma análise de dados completa.

O Excel é muito importante para o mundo corporativo e se tornou parte das estratégias das empresas. Geralmente, ela é aplicada para controlar as finanças da companhia, uma vez que permite que elas definam fórmulas personalizadas.

É possível criar cálculos trimestrais, semestrais e até anuais, controlar os leads de vendas, fazer relatórios sobre andamento de projeto, faturas e muito mais.

Os profissionais da área de ciências também se beneficiam muito, pois podem trabalhar com fórmulas estatísticas e gráficos em um computador novo.

Da mesma forma, é possível fazer agendamento de trabalho, o que ajuda o gestor a delegar tarefas aos colaboradores, respeitando prazos e garantindo a qualidade final para o cliente, por meio do recurso de “Agendamento”.

A contabilidade financeira básica também está garantida, o que leva muitos negócios de pequeno e médio porte a controlar suas atividades contábeis pelo Excel.

Nele, os empreendedores podem incluir os depósitos e despesas da empresa, dispensando o uso dos tradicionais livros de contabilidade.

Afinal, o que é Excel?

Ainda é possível acompanhar a venda de produtos e serviços, o que possibilita planejar a argumentação que será usada com os clientes.

Dessa forma, uma empresa de controle de bens patrimoniais, por exemplo, tem uma ideia clara acerca do andamento do negócio e dos períodos de alta ou baixa nas vendas.

O software também permite acompanhar o retorno sobre o investimento (ROI) de maneira mais precisa. Ele dá uma indicação clara dos investimentos realizados e qual é o lucro obtido com os mesmos.

Se a intenção também for montar um controle completo das vendas, o gestor consegue saber quanto tempo demorará a obter um lucro adicional.

O Excel garante o total controle de dados dos clientes, trabalhando como um banco de dados, o que facilita o uso dessas informações para diversas finalidades.

Trata-se de um uso muito vantajoso porque, mesmo quando novas informações são adicionadas, as anteriores não sofrem alterações.

Agora que você já sabe por que o uso dessa ferramenta é fundamental para as empresas, já deve ter uma ideia do quanto dominá-la pode te ajudar a sair na frente no mercado de trabalho.

De qualquer forma, no próximo tópico, acompanhe algumas razões para você aprender Excel e se destacar entre empresas de entregas ou negócios de qualquer outro ramo.

Razões para ter domínio no Excel

Quando falamos de Excel, estamos nos referindo a uma ferramenta completa, que ajuda na organização de muitas tarefas do dia a dia. Mas se ainda assim você não se convenceu, veja por que você deve aprender a usar esse software:

1 – É uma ferramenta atemporal

Ao longo dos anos, muitos softwares foram desenvolvidos, mas até o momento, nenhum deles foi capaz de substituir o Excel, mesmo tendo recursos parecidos. Portanto, ele não será extinto tão cedo.

Seu uso no mercado é constante, uma vez que não existe uma ferramenta à altura. Sem falar que ele é produzido e constantemente aprimorado pela maior empresa de softwares do mundo.

2 – Diferencial para o mercado de trabalho

Aprender o uso das planilhas é mais do que um diferencial para o mercado de trabalho, mas também um pré-requisito para conquistar as vagas mais disputadas.

Um profissional que domine essa ferramenta está de acordo com as exigências das corporações e pronto para realizar um grande número de tarefas.

Além disso, é uma forma de fazer com que o seu currículo se destaque entre os demais durante o processo seletivo de uma fábrica de sacola ecologica personalizada e muitas outras companhias.

Caso tenha conhecimentos, uma dica é especificar no currículo que você sabe usar a função PROCV, gerar relatórios, gráficos, construir macros dentre outras possibilidades do Excel.

Outra opção é realizar um curso de Excel que, geralmente, pode ser extenso, mas é um excelente investimento para quem quer conseguir o seu primeiro emprego em uma fabricante de carimbo empresarial, ou voltar para o mercado de trabalho.

Também é uma ótima maneira de avançar na carreira, sem falar no fato de que obter conhecimento e aprender coisas novas nunca é demais.

Muitos profissionais se dedicam a aprender mais sobre essa ferramenta para conseguir uma promoção e, com isso, melhorar a sua remuneração e até subir de cargo.

3 – Destacar-se profissionalmente

Seja para trabalhar em home office ou em uma sala comercial por hora, quem domina o Excel certamente se destaca profissionalmente.

Apesar de sua enorme importância, muitas pessoas ainda não se dedicam em aprender mais sobre essa ferramenta, e por isso, perdem boas oportunidades de trabalho.

Independentemente de você ter ou não uma formação acadêmica, curso no exterior e outras qualificações, pode ter certeza de que um curso de Excel fará toda a diferença na sua carreira.

Além do mais, esse sistema possui uma linguagem universal, portanto, é usado por corporações do mundo todo. Então, ter domínio em todos os recursos faz com que você esteja qualificado para trabalhar em empresas nacionais e internacionais.

4 – Rapidez para organizar dados

O tempo é o investimento e o bem mais precioso para qualquer empresa. Por essa razão, elas utilizam o Microsoft Excel, visto que podem automatizar muitas tarefas manuais e repetitivas.

Por esse motivo, saber usar essa ferramenta é o melhor jeito de administrar, compartilhar e analisar dados de modo rápido e eficiente, economizando tempo.

4 - Rapidez para organizar dados

5 – Criar relatórios analíticos

Os relatórios analíticos são a melhor maneira de atender os clientes, mas, para isso, é necessário criar gráficos, coletar dados, fazer uma análise e apresentar as informações em formato de relatório para os gestores.

Um profissional que saiba usar o Excel de um jeito amplo, é capaz de extrair todas as informações necessárias, por meio de outras funções, criando estudos e relatórios importantes.

6 – Construção de tabelas dinâmicas

O Excel é excelente para trabalhar com números, como no caso da contabilidade de uma fabricante de convites personalizados. No entanto, as informações numéricas podem ser muito complexas, sendo necessário usar outras formas.

As tabelas dinâmicas criadas por esse sistema mostram de maneira mais simples os dados de uma planilha. Portanto, é um recurso essencial para que todas as informações sejam compreendidas rapidamente por qualquer pessoa.

Conclusão

Entra ano e sai ano, e o Excel continua no topo entre as ferramentas preferidas pelas empresas. No entanto, são necessários profissionais capacitados para manuseá-las e que dominem os conhecimentos necessários.

Acredite: toda organização usa o Microsoft Excel, nem que seja pelo menos algumas poucas funções. Conhecer suas utilidades e saber trabalhá-lo é um diferencial e tanto, seja para profissionais ou para quem tem o próprio negócio.

Além disso, é uma ajuda na hora de organizar as finanças pessoais, fazer algum planejamento, dentre outras necessidades que possam ser aplicadas ao sistema.

Agora que você já sabe por que deve aprender Excel, esteja preparado para investir na sua carreira e se destacar no mercado de trabalho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

O que um gestor de produção faz

O que um gestor de produção faz?

Psicologia entenda mais da área

Psicologia: entenda mais da área