in , ,

Por que aprender outro idioma se tornou tão essencial?

Por que aprender outro idioma se tornou tão essencial

Conhecer ou ter fluência em um outro idioma se tornou algo de grande importância em diversas situações do nosso cotidiano, seja profissional ou pessoal.

Isso porque a globalização e a comercialização internacional têm crescido de forma significativa.

Porém, apesar de saber o quanto é essencial para o repertório, é possível ter dúvidas de quais as vantagens de saber um segundo ou mais idiomas.

Pensando nisso, separamos os principais motivos para aprender outra língua. Confira:

Entrevistas de emprego

Há alguns anos no âmbito empresarial, saber inglês desde o básico ao avançado, era o maior diferencial em algumas vagas.

No entanto, atualmente ter determinado nível de aprendizado se tornou essencial, sendo um possível fator eliminatório em algumas vagas específicas.

Por exemplo, um candidato para a vaga de estágio em uma multinacional possui noção em algumas plataformas online que serão usadas no dia a dia, o  que facilita na adaptação, mas não possui o segundo idioma necessário para manter contato direto com a empresa que presta a locação de geradores.

Além disso, saber se comunicar com pessoas de outros países é também uma grande possibilidade de expandir os negócios de forma internacional, podendo gerar novos contratos ou até indicações de fornecedores.

Entrevistas de emprego

Facilidade em aprender

Outro ponto que muitas vezes pode passar despercebido, mas se trata de um grande reforço do aprendizado, é o fato de que o conhecimento em uma língua pode facilitar no estudo do outro, isso porque algumas possuem a mesma língua materna.

Como assim? Bom, no Brasil os cidadãos utilizam o português, que possui origem latina (ou melhor, latim).

Sabendo disso, quem estiver interessado em aprender outra língua com facilidade e talvez em  menor tempo, depende de sua rotina de estudo, pode optar por outro idioma que também tem essa origem, como o espanhol e italiano.

Viagem e socialização 

E se está planejando fazer aquela viagem dos sonhos e fazer novas amizades, saber se comunicar através de uma língua estrangeira é essencial, visto que isso poderá diminuir os riscos de passar por algum problema por falta de comunicação ou compreensão.

Suponhamos que  você viajou para a Europa, acabou quebrando o celular e precisou 

comprar outro.

Em algumas cidades possuem local apropriado para o descarte de lixo eletrônico.

No entanto, por não ter compreendido a informação passada pelo vendedor da loja, jogou o material em local errado e pode acabar prejudicando a forma deles fazerem a reciclagem do material.

Além de auxiliar em casos como o citado, saber se comunicar também ajuda a fazer novos amigos, principalmente se for o inglês, já que muitos países utilizam como segunda língua.

Viagem e socialização 

Repertório 

E pensando a longo prazo, compreender outra língua auxilia o aperfeiçoamento do seu repertório, fazendo com que sinta que está preparado para situações que exigem desempenho imediato ou uma compreensão eficiente para o caso de estudos.

Imagine a seguinte situação: você é um fabricante de mesa rústica de madeira e precisa fazer um aperfeiçoamento da técnica usada neste setor, muitas vezes os melhores cursos ou palestras sobre os temas podem ser ministrados em outros idiomas.

Desta forma, sabendo desse possível obstáculo, saber uma segunda ou terceira língua te ajudará a não perder oportunidades.

Lembrando que para aprender uma segunda língua é preciso entender que cada um leva um tempo, depende do hábito de estudo de cada um.

Gostou deste artigo? Para saber mais sobre esse e outros assuntos, continue nos acompanhando e compartilhe nas redes sociais.

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como escolher a agência de SEO certa para o seu negócio 

Como escolher a agência de SEO certa para o seu negócio 

6 Dicas para identificar o número de telefone de uma empresa

6 Dicas para identificar o número de telefone de uma empresa