in

Por que é necessário aprender outros idiomas?

Por que é necessário aprender outros idiomas?

idiomas quantos você gostaria de falar? Em um mundo cada vez mais globalizado, onde é possível se comunicar facilmente com pessoas em qualquer lugar do planeta, saber se comunicar em outras línguas pode ser tanto um benefício quanto uma necessidade. 

Para um brasileiro que conhece bem a língua portuguesa, a vontade e a utilidade de conhecer um novo idioma são cada vez maiores. 

Isso pode ser ainda mais essencial ao se pensar no mercado de trabalho. Quem deseja ter maior sucesso na sua carreira profissional, e conquistar cargos importantes dentro de uma empresa, sabe da necessidade de possuir fluência em outras línguas.

Mas essa não é apenas uma característica profissional. Os jovens que querem ampliar a sua formação sabem da importância que um intercâmbio pode trazer para a sua experiência de vida. 

Afinal, conhecer novos países e diferentes culturas traz um crescimento social de alto valor, agregando maior consciência humana e desenvolvimento pessoal.

Sendo assim, aprender novos idiomas não se trata apenas de uma obrigatoriedade no currículo de um funcionário.

Saber uma língua – como o inglês – pode ajudar uma pessoa a identificar elementos presentes no cotidiano. 

Isso porque, se ela está fazendo uma pesquisa sobre lajes e vê um título como “As vantagens do steel deck”, mas não sabe o que esse termo significa, ela pode não ler um conteúdo que era importante para o momento.

Esse é apenas um exemplo de como o domínio de alguns idiomas não é um mero detalhe, mas pode ser essencial para diversas atividades do dia a dia. 

Quer saber mais sobre a necessidade de aprender novas línguas? Então siga na leitura deste artigo para conhecer os principais motivos e começar os seus estudos o quanto antes. 

A importância de aprender novos idiomasA importância de aprender novos idiomas

O mundo passa por constantes evoluções, sendo que grande parte delas se deve a elementos tecnológicos, que trazem melhorias para a execução de tarefas e para a sobrevivência humana. 

Um processo de corte e dobra de aço, por exemplo, pode ser aprimorado com o passar do tempo devido ao uso de ferramentas especiais, além de estudos na área que permitiram descobrir novas funcionalidades e a realizar o serviço mais facilmente. 

O mesmo se deu com a internet. Hoje, você pode acessar um site ou um blog de qualquer lugar do mundo com poucos cliques, e até mesmo fazer um curso de línguas online

Mais ainda, é possível se comunicar com pessoas de várias nacionalidades por meio de aplicativos de mensagens instantâneas. 

Tudo isso depende, certamente, de você saber falar outros idiomas, já que ter o domínio de línguas estrangeiras é essencial para uma série de ações. 

Mas por que é importante aprender novos idiomas? Por vários motivos, e alguns deles são:

  • Encontrar oportunidades de trabalho mais interessantes;
  • Conhecer outras culturas;
  • Aprimorar seus conhecimentos dentro da sua área de atuação;
  • Poder viajar para o exterior com mais tranquilidade;
  • Desenvolver novas amizades;
  • Entre outros. 

Os pontos mencionados acima mostram os benefícios que se pode ter ao aprender novos idiomas, e como essa ação pode trazer vantagens em vários elementos da vida de uma pessoa.

1 – Oportunidades de trabalho e expansão de negócios

Quem almeja um cargo dentro de uma multinacional, por exemplo, sabe que é indispensável ter no seu currículo o aprendizado de outras línguas. 

Além disso, se o dono de uma marmoraria em sp deseja ampliar o seu negócio até chegar no mercado internacional, certamente precisará conhecer o mercado do país onde ele pretende chegar, o que pressupõe o domínio daquele idioma. 

2 – Conhecimento de outras culturas

O mundo é composto de uma série de culturas, que podem ser conhecidas e estudadas de acordo com o interesse das pessoas. 

Mas isso não é possível sem que o estudante tenha meios de explorar os diferentes aspectos presentes na cultura de outros países. 

Sendo assim, é importante ter fluência na língua do povo que você deseja conhecer melhor. 

3 – Aprimoramento na área de atuação

Para que você tenha um bom desempenho dentro da sua área de atuação, é indispensável continuar os seus estudos e ampliar o conhecimento. 

Por isso, um eletricista que queira ser o melhor entre os seus concorrentes e oferecer uma maior diversidade de serviços para os clientes, certamente vai buscar novos cursos e formações na sua área.

Nesse sentido, ele vai conhecer novos elementos como uma chave micro switch, assim como a fazer reparos em sistemas que a utilizam. 

Pode ser, no entanto, que ele precise ter conhecimento sobre outros idiomas para uma total compreensão do assunto. 

Isso porque o acesso a materiais estrangeiros, que são elaborados em outros idiomas, podem ser utilizados dentro de um curso, de modo que o aprendiz deverá saber ler em outras línguas para adquirir esses conhecimentos. 

4 – Viajar com maior tranquilidade

Você gosta de viajar? Se a sua resposta for sim, você provavelmente já compreendeu a importância de dominar outros idiomas para poder ir para o exterior com maior tranquilidade.

Afinal, você precisará se comunicar por lá, pedindo informações sobre como chegar a algum destino ou até mesmo sobre como ligar o sistema de aquecimento de agua do quarto do hotel. 

5 – Fazer novas amizades

Se você viajou para fora do país e conheceu pessoas interessantes por lá, certamente você quer desenvolver essas novas amizades mesmo após o seu retorno. 

Nesse sentido, conhecer a língua falada pelos seus novos amigos vai ser imprescindível para uma comunicação mais ampla e duradoura. 

Você também pode ensinar parte do seu idioma para essas pessoas, criando uma relação de amizade, também ajudando os seus amigos a aprenderem uma nova língua. 

Quais os idiomas de maior destaque e como aprendê-los?Quais os idiomas de maior destaque

Se você já possui uma noção sobre quais idiomas quer aprender e quais deles podem ser importantes para a sua carreira ou formação pessoal, provavelmente você já possui uma base do que fazer para iniciar os seus estudos.

Os principais idiomas mundiais, que possuem alta relevância para diversos aspectos do nosso cotidiano, são:

  • Inglês;
  • Espanhol;
  • Chinês;
  • Francês;
  • Alemão.

Como é sabido, o inglês é um dos idiomas mais falados no mundo, além de ser essencial para profissionais das mais diversas áreas. 

Uma empresa de que produz chapa expandida, por exemplo, pode ter maior facilidade nas suas ações de exportação ao contar com um time de profissionais que dominem o inglês e possam negociar com estabelecimentos de fora do país.

Em seguida, o espanhol, o chinês, o francês e o alemão também podem ser complementares no currículo, tanto para quem busca aperfeiçoar a sua carreira, quanto para quem gosta de aprender novas culturas. 

1 – Como estudar novas línguas

Depois de saber quais são os principais idiomas utilizados no mundo e a sua importância para uma série de fatores do dia a dia das pessoas, é importante entender como começar os seus estudos para adquirir fluência em determinadas línguas. 

Segundo o British Council, uma instituição pública do Reino Unido voltada para difusão da língua inglesa, apenas 5% da população brasileira sabe se comunicar em inglês. Isso equivale a aproximadamente 10,425 milhões dos mais de 208 milhões de habitantes.

Isso quer dizer que o aprendizado do inglês, assim como de outros idiomas, pode ser essencial para que cada vez mais pessoas consigam melhores oportunidades de trabalho, além de conquistarem uma formação mais completa. 

2 – Estudando em uma escola de idiomas

Um dos meios mais convencionais de se aprender outra língua é recorrer a uma instituição de ensino, que pode ser presencial ou online. 

É possível contar com uma equipe de professores devidamente habilitada para transmitir o conhecimento sobre um determinado idioma.

A escolha do tipo de curso depende da sua necessidade, podendo ser em turma ou individuais, e a duração pode variar de acordo com o método utilizado pelo estabelecimento. 

3 – Estudando por intercâmbio

O intercâmbio costuma ser uma ótima opção para aprender um novo idioma diretamente no exterior, em um país onde se fala aquela determinada língua. 

Ele é promovido por instituições especializadas nesse tipo de serviço, e pode ser importante para quem deseja aprender e ter fluência na fala de modo mais rápido. 

Em geral, esse tipo de opção costuma ter maior adesão por parte dos jovens, que podem encontrar uma oportunidade de estudar no exterior e conseguir uma vaga de emprego em uma empresa de aluguel de andaimes, por exemplo.

Essa é uma forma bastante prática de se familiarizar com o local e de dominar uma língua estrangeira facilmente. 

4 – Estudando por conta própria

Se você é uma pessoa centrada, que tem desenvoltura para criar uma agenda de estudos e segui-la fielmente, uma alternativa interessante é aprender um novo idioma por conta própria. 

Você pode contar com a ajuda de aplicativos, de vídeos no YouTube, assistindo filmes e séries, utilizando chats para falar com pessoas de fora do país, e por meio de materiais de língua estrangeira, etc.

Com esse tipo de apoio, é possível traduzir um termo como “wire mesh”, que significa tela de alambrado, sem dificuldades no seu dia a dia. 

Além disso, muitos desses recursos podem ser encontrados gratuitamente, o que colabora para quem não possui condições financeiras de arcar com um curso pago no momento. 

Uma dica importante para quem quer estudar de modo autônomo é utilizar sites, redes sociais e mudar a língua o seu smartphone para o idioma que se quer aprender. 

Dessa forma, você começa a ter maior familiaridade com o conteúdo estrangeiro.

Se você reconhece a importância de dominar um novo idioma, não deixe de aplicar as dicas mencionadas neste artigo e comece o quanto antes a estudar uma nova língua.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Passo a passo para voltar para o mercado

Passo a passo para voltar para o mercado

Cursos em 2020

Quais são os temas mais em alta para cursos em 2021?