in , ,

Por que empreender?

Por que empreender

Empreender é o sonho de boa parte dos brasileiros, mas ter o seu próprio negócio também pode ser sinônimo de dificuldades, o que leva muitas pessoas a desistirem logo no início.

Contudo, o esforço e a dedicação transformam qualquer sonho em um grande  empreendimento, acompanhado de muitas vantagens.

O Brasil é um país que incentiva o empreendedorismo e as micro e pequenas empresas são as que mais empregam atualmente.

Há espaço para todos no mercado, uma vez que existem muitos perfis de consumidores no país, interessados nos mais variados produtos e serviços. Então, independentemente da sua ideia, com certeza haverá um mercado interessado te esperando.

Só que ter o seu próprio negócio também pede muita responsabilidade e disciplina. Você não terá um chefe, mas terá clientes que são muito mais exigentes.

Sabendo lidar com todos os desafios e fazendo uma boa gestão do empreendimento, fica mais fácil fazer dar certo e ter acesso aos vários benefícios.

É questão de tempo até que você se estabilize e comece a crescer. Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é empreender e quais são os benefícios de ter o seu próprio negócio. Continue a leitura para saber mais.    

O que é empreender?

Muitos querem ter o seu próprio negócio, mas poucos sabem o que é, de fato, empreender. Trata-se da capacidade que um indivíduo tem de criar algo diferente e com valor, comprometendo-se com o negócio e assumindo seus riscos.

O empreendedor faz uso de suas melhores competências para construir uma empresa bem-sucedida, independentemente de seu tamanho, como no caso de uma organização que faz transportes de cargas pequenas.

Não existe um perfil certo de empreendedor, pois cada pessoa possui suas próprias características. Por isso, muitas vezes, fazer uma sociedade é uma boa saída, visto que uma parte completa a outra em suas habilidades.

De qualquer forma, para empreender é necessário ter autonomia, para que sejam tomadas boas decisões relacionadas ao negócio.

Inclusive, ter mais autonomia é o que leva muitos indivíduos a deixarem seus empregos e abrir um empreendimento. É dessa forma que elas conseguem decidir seus caminhos, determinar suas próprias regras e assumir as responsabilidades disso.

Empreender também é sinônimo de dedicação, e ela parte da crença que a pessoa possui naquilo que ela está construindo. Assim, as dificuldades são superadas e o empreendedor sente mais prazer naquilo que faz.

Isso implica em alguns riscos que são assumidos ao longo do caminho, mas são eles que proporcionam crescimento e fazem o negócio e seu proprietário evoluírem.

Por fim, empreender investindo em um espaço que aluga salas para treinamento ou qualquer outro negócio é se diferenciar no mercado.

É necessário ter coragem de explorar um nicho que ainda não foi aproveitado, e para isso é preciso ser criativo e inovar. As soluções oferecidas precisam ser diferentes de alguma forma das que são oferecidas pela concorrência.

O que é empreender?

Isso diz respeito às funcionalidades, estrutura logística e de distribuição, na maneira como o negócio se posiciona no mercado, bem como nos seus processos internos, e tudo isso atribui valor ao que será vendido pela marca.

Empreender também traz suas vantagens, e vamos falar um pouco mais sobre isso no próximo tópico.

Benefícios de ter o seu próprio negócio

Ter a sua própria empresa, como uma pequena fábrica de etiquetas adesivas personalizadas, é fazer aquilo que gosta. Mas também é assumir responsabilidades e saber identificar problemas e oportunidades.

Ainda assim, todo esse movimento traz as suas próprias vantagens, que compensam os esforços investidos. Entre eles, podemos citar:

1 – Crescer pessoal e profissionalmente

Empreender também é sinônimo de crescer pessoal e profissionalmente, uma vez que você se torna uma pessoa em pleno desenvolvimento e cercado de aprendizado.

É uma forma de ter mais autonomia e independência, diminuindo as limitações e abrindo a mente para novas experiências e aprendizados.

O medo não guia mais as decisões e atitudes, e apesar de sempre existir, virá na dose certa, o que nos torna mais conscientes dos verdadeiros riscos.

2 – Sentimento de autorrealização

Ser colaborador de uma empresa é seguir as regras da companhia, bem como seus valores, missão e visão. Portanto, mesmo que você seja um ótimo funcionário, está restrito às limitações da empresa em que trabalha.

Muitas pessoas estão satisfeitas com isso, o que não há problema algum. No entanto, elas seguem o legado deixado por outras. O empreendedor vai por outro caminho e consegue se realizar em todos os aspectos da vida.

Ter o seu próprio negócio, como uma empresa de aluguel de grande painel de publicidade, é se realizar em vários setores da vida, como:

  • Carreira;
  • Saúde;
  • Relacionamentos;
  • Finanças;
  • Educação.

Pessoas que investem em seu próprio empreendimento se sentem mais completas e conseguem realizar um grande sonho.

3 – Conquistar estabilidade financeira

Para ter o seu próprio negócio, um indivíduo precisa fazer um investimento inicial. É com ele que é possível adquirir os produtos que serão vendidos para os clientes, dentre outras necessidades.

Uma gestão eficiente é o que garante o retorno financeiro, que muitas vezes é superior a um salário fixo. Tendo seus objetivos bem definidos e mantendo o foco, com certeza a estabilidade financeira será alcançada.

4 – Trabalhar com o que gosta

O sucesso da maioria dos empreendedores se dá pelo fato de que eles trabalham com o que realmente gostam.

 Além disso, você vai dedicar-se em prol dos seus sonhos, usando os recursos que estiverem a seu alcance, desde o uso de talão de orçamento personalizado no atendimento aos clientes até o aluguel de um espaço para seu estabelecimento.

Só isso já é um bom motivo para se empenhar e superar os desafios diários. Sem falar que um emprego comum costuma ser repetitivo e monótono, ao contrário do empreendedorismo, que é muito mais dinâmico.

Tudo isso se torna ainda mais satisfatório quando os resultados começam a ser atingidos. Sem falar que os dias difíceis serão um aprendizado e trarão boas recompensas.

5 – Deixar um patrimônio

Algo que motiva muitos empreendedores é a sensação de estar construindo algo importante e, com isso, deixar um legado.

É a criação de uma solução inovadora, como um calendário com espaço para escrever, que ajuda as pessoas na sua rotina.

Mesmo com as dificuldades enfrentadas no dia a dia, as vantagens dessa atividade compensam cada momento que será vivenciado.

6 – Liberdade para trabalhar em horários flexíveis

Empreender exige mais dedicação e esforço, mas você terá total liberdade para escolher o seu horário de trabalho. Essa autonomia traz mais qualidade de vida e permite que você se dedique a outras coisas, como estudar, praticar um hobby, etc.

O empreendedor pode trabalhar em casa ou próximo do lugar onde mora, evitando o trânsito diariamente. Mas não podemos nos esquecer de que, apesar dessa liberdade, isso não significa que você vai trabalhar menos, portanto, é necessário prudência.

6 - Liberdade para trabalhar em horários flexíveis

7 – Saber solucionar problemas

Nas organizações de grande porte, como uma fabricante de agenda personalizada com logo, há uma equipe preparada para lidar com cada problema que aparecer. No começo de seu negócio, você será o único responsável por isso.

O empreendedor precisa ser hábil na solução de problemas, o que pode ser aprendido com o tempo, ao lidar com as situações ou buscando orientações com outros profissionais.

Portanto, por mais difícil que a adversidade pareça ser, diariamente novas habilidades vão surgindo, capacitando-o para novos desafios.

A importância dos estudos para o empreendedor

Por falar em obter conhecimento, os empreendedores são pessoas que precisam estar sempre bem informadas e aperfeiçoando suas habilidades pessoais e profissionais.

Aliás, antes mesmo de começar a empreender, é essencial investir em alguns cursos. Por exemplo, um professor que decida abrir sua própria empresa de tradução, pode fazer alguns cursos de especialização online para se preparar.

Você vai enfrentar uma concorrência que já está no mercado há um tempo. Portanto, são empreendedores que já estudaram e já possuem as habilidades necessárias para se destacar no mercado.

Eles investem em cursos EAD para eles mesmos e para seus colaboradores relacionados à sua área de atuação, em uma sala de reunião para alugar.

Obter conhecimento nunca é demais, e para o dia a dia corrido dos empreendedores, os cursos a distância são uma ótima opção.

Existem sites especializados nessa modalidade de ensino, oferecendo cursos pagos e gratuitos, para as mais diversas necessidades.

Ser um empreendedor estudado e bem informado é a base para que seu negócio seja um investimento de sucesso e se mantenha competitivo no mercado.

Conclusão

A realização do sonho de ter a sua própria empresa só depende de você. Com foco e organização, é possível investir em um empreendimento que traga bons retornos.

Mais do que lucros financeiros, empreender é crescer como pessoa e ter acesso a inúmeros benefícios, como os que você conheceu no decorrer deste conteúdo.

Com determinação e uma boa gestão financeira, com certeza o mercado terá muito a ganhar com as soluções que você pretende oferecer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Psicologia entenda mais da área

Psicologia: entenda mais da área

7 dicas de como aumentar as vendas na pandemia

7 dicas de como aumentar as vendas na pandemia