in ,

Por que prestar concurso público?

Por que prestar concurso público?

O concurso público é um processo seletivo dedicado especialmente para cargos em órgãos e instituições governamentais, ou seja, sem nenhum vínculo com empresas privadas que desenvolvam serviços com cunho comercial, para ganhos estritos.

Essa foi uma forma encontrada pelas próprias instituições e repartições públicas para dar oportunidade a profissionais que não fossem vinculados com políticos, que quase sempre colocam parentes, amigos e aliados em cargos públicos de confiança.

Além disso, por serem serviços que impactam diretamente a vida da população, por se tratarem de um órgão público, seria necessário que os profissionais direcionados para os cargos oferecessem uma máxima competência e conhecimento.

Geralmente, os concursos públicos são abertos de tempos em tempos, oferecendo novos cargos que são criados ao longo do tempo, funções estas que devem ser cumpridas urgentemente ou até mesmo cobrindo possíveis falecimentos.

Por exemplo, uma equipe de um órgão público trabalha com cerca de 14 pessoas em sua equipe, um número que cobre perfeitamente todas as tarefas que devem ser realizadas na instituição, bem como forma um time ideal para atendimento do público.

No entanto, quando um membro da equipe, que já era concursado a mais de 30 anos falece, a vaga fica aberta até que um concurso público abra espaço para a entrada de um novo integrante, que fará aquele mesmo trabalho que era executado.

O processo do concurso público, por se tratar de uma seleção altamente concorrida e que promove a participação de órgãos públicos, sustentados com o dinheiro dos impostos dos cidadãos, quase sempre percorre canais de notícias, que informam suas fases.

No geral, é necessária uma fase para entrega de documentos básicos, como carteira de identidade, comprovante de residência e diplomas, caso sejam solicitados. Em seguida, vem as provas, vistas por muitos como a etapa mais difícil em todo o processo.

Essas provas são testes não apenas para conhecimento básico sobre um assunto específico, mas também um entendimento amplo da sociedade naquele momento particular, bem como habilidades que devem ser requisitadas para o trabalho.

Por exemplo, para atuar em um setor de serviço público, é preciso que o candidato saiba mexer com um computador novo, ferramenta que será utilizada para que o serviço seja executado com maior precisão e adequação, conforme as necessidades do órgão.

Após a fase das provas, os aprovados ainda passam por testes relacionados à saúde física, mental, e também uma verificação sobre antecedentes e informações de trabalho e vida, algo essencial para um exercício de profissão dentro de um órgão público.

Benefícios de ser concursado

Os concursos não são populares apenas por oferecerem uma oportunidade de trabalho em órgãos públicos, algo que exerce forte influência na vida de um cidadão em sociedade. O concursado também é visto como uma pessoa com boa qualidade de vida e regalias.

No mundo corporativo, no caso de empresas particulares, as leis trabalhistas nem sempre são cumpridas à risca, além de que a aquisição e entrada em um novo serviço não é tão fácil, o que comprova os altos índices anuais de desemprego.

Por isso, estar em um trabalho em uma corporação pública é tão importante, pois, por ser um cargo público, gerido por uma empresa de cunho governamental, todas as burocracias trabalhistas, bem como os benefícios, são bem mais elevados. Conheça mais abaixo:

Benefícios de ser concursado

1 – Salários mais elevados

Em comparação com os salários de empresas privadas, os concursados têm chances de ganhar mais, já que grande parte dos cargos remetem a atividades de extrema importância dentro do sistema da sociedade, como por exemplo, um carteiro da agência de correios.

Por isso, participar da seleção de concursos e passar nas provas realizadas em folheto a3, conquistando um lugar em uma corporação pública, é uma grande oportunidade de crescimento de qualidade de vida, também influente na aquisição de melhores condições.

2 – Estabilidade financeira

Concursados geralmente dispõem de salários que são pagos com maior rigidez em relação às datas, algo que nem sempre acontece com o mundo corporativo privado. Além disso, pessoas concursadas têm seus empregos garantidos até o fim da vida.

Por exemplo, uma pessoa que passou em um concurso, de qualquer área ou órgão, terá para sempre a garantia de seu salário e emprego, ou seja, não poderá ser retirada do cargo, algo que é uma exceção em casos jurídicos, de vontade própria ou de falecimento.

3 – Melhor qualidade de vida

Com diversos benefícios a favor dos concursados, fica mais fácil viver uma vida com menos preocupações, o que afeta exatamente a qualidade de vida da pessoa e de sua família.

Sabemos que hoje em dia, com a caminhada da economia, muitas vezes a conquista de um emprego é difícil, bem como a aquisição de serviços essenciais para os cidadãos e seus parentes, o que torna o concurso público uma saída vantajosa dessa situação.

Ao entrar em um órgão, o profissional tem acesso a lugares adequados de trabalho, com calendário com espaço para escrever, melhores condições de sobrevivência, acesso à serviços que melhorem sua vida e de sua família, além da segurança de um futuro estável.

4 – Mais direitos e benefícios 

Por serem cargos relacionados ao poder público, concursados têm acesso a mais diretos e benefícios em comparação com outros profissionais, uma garantia essencial para que o colaborador tenha uma vida tranquila, mês após mês. 

Por exemplo, o funcionário de uma prefeitura pode ter benefícios extras e quase sempre focados na qualidade de vida, como:

  • Acesso à academia;
  • Plano de saúde;
  • Vale-supermercado;
  • Creche e bolsa escolar;
  • Dentre outros.

Muitas vezes, essas são estratégias das próprias corporações para que esses funcionários estejam cada vez mais empolgados e satisfeitos com seus trabalhos, já que sua tarefa é essencial para o funcionamento correto da estrutura pública.

5 – Aposentadoria assegurada

Em meio às inúmeras conformidades vistas com um cargo público, fica fácil entender que a aposentadoria é uma parte totalmente assegurada pelos órgãos públicos, que sempre cumprem à risca todas as leis trabalhistas com carimbo empresa.

Por serem profissionais que geralmente ganham bem, a aposentadoria dos concursados é totalmente assegurada e irá contemplar toda a vivência daquela pessoa após a saída do trabalho, ao completar a idade certa para inatividade.

Como participar e entrar em um concurso?

Por ser um trabalho tão importante e dispor de vantagens que vão além da realidade de parte dos trabalhadores, os concursos são extremamente concorridos e dispõem de provas de entrada que são consideradas desafiadoras.

Isso fez, ao longo dos anos, com que milhares de pessoas investissem em cursinhos e realização de testes em cabine de estudo individual, focando em um estudo centrado e preocupado com todas as questões que possam ser abordadas, bem como os assuntos.

Uma das melhores formas de estudar para concursos é fazer as provas antigas, cumprindo o tempo estipulado em concursos, fazendo então um treinamento baseado no que geralmente acontece nessas provas.

O ideal é que sejam separados os dias de estudos, se possível, em uma agenda personalizada com nome, para que cada uma das matérias que vão cair na prova de um referido concurso sejam vistas e revistas, procurando sempre adquirir conhecimentos.

Uma outra dica é verificar cada concurso que será lançado e estudar as provas feitas pela banca da prova, responsável pela elaboração das questões, afinal, quase sempre as provas dessa instituição tem uma similaridade na linha editorial.

É essencial que as pessoas que vão participar dos concursos estejam dentro dos conformes com a lei, como por exemplo, a regularização em votações e indiciamentos judiciais, o que pode levar à desconsideração de um candidato.

Como participar e entrar em um concurso

Cursos que podem ajudar na seleção

Para que a preparação seja ainda mais completa e consiga suprir as necessidades requeridas nas provas, é interessante que candidatos façam alguns cursos, de disciplinas que são bastante abordadas nas provas para os concursos. Saiba algumas das principais.

Atualidades

É importante que o candidato que prestará a prova de concurso esteja informado sobre questões atuais da sociedade, afinal, ela irá exercer um cargo público, onde deve-se ter a compreensão da vida contemporânea dentro de órgãos que atendem cidadãos.

Informática

Qualquer concursado que vai trabalhar em um escritório ou sala de reunião pequena deve ter um entendimento básico e intermediário em informática, para que possa conduzir as ferramentas de trabalho com maior facilidade e adequadamente.

Direito

Estudar sobre direitos básicos, como trabalhistas, cíveis e judiciários é uma das formas de entrar facilmente em cargos públicos de setores que lidam com serviços para a população, e quase sempre necessitam do entendimento de normas e leis.

Conclusão

Trabalhar em órgãos públicos por meio da realização de concursos entregam maior garantia de uma qualidade de vida, tanto social quanto econômica, o que é essencial para pessoas que desejam ter maior controle do futuro de suas famílias.

Com o estudo correto e centrado do que realmente vai cair nas provas, além da vontade de trabalhar para a sociedade em que vive, são quesitos essenciais para alguém que vai prestar um concurso. Por isso, comece já a se preparar!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Motorista Uber O que saber antes de exercer 

Motorista Uber: O que saber antes de exercer 

Primeiros socorros a importância de aprender

Primeiros socorros: a importância de aprender