in , , , ,

Por que ter uma alimentação saudável?

Por que ter uma alimentação saudável

Muito já se ouviu falar sobre a necessidade de manter uma alimentação saudável, mas nem sempre as pessoas dão a devida importância para isso. 

Entender os motivos que justificam a criação desse hábito pode ser necessário para que ele entre na sua rotina.

É verdade que comer está entre as ações humanas que mais trazem prazer e satisfação. 

Afinal, se houvesse uma pizza, um hambúrguer, uma porção de batatas fritas e uma mesa de sobremesas na sua frente, certamente você já estaria desfrutando de alguns deles. 

Não é que existam problemas imediatos em consumir esses itens. Eles podem estar presentes na vida de um atleta ou de uma pessoa fitness com tranquilidade, desde que não seja diariamente ou com uma frequência muito alta. 

Isso porque esse tipo de alimentação pode trazer prejuízos para o corpo que vão além do simples ganho de peso. Quadros como o aumento de colesterol e a esteatose hepática podem surgir com o passar do tempo.

Nesse sentido, pensar em uma alimentação saudável é fundamental para desfrutar de benefícios no dia a dia, sendo muitas vezes indicado procurar o auxílio médico para ter um plano alimentar individualizado com maior sucesso. 

De fato, para se atingir esse objetivo é preciso saber o que pode ser feito, e conhecer as vantagens de investir nesse cuidado diário pode ser o elemento que falta para dar o passo inicial e chegar na meta desejada em relação a esse hábito indispensável.

É comum ouvir casos de pessoas que tentaram começar uma dieta e, no meio do caminho, desistiram por não conseguir cozinhar diariamente, por falta de tempo para comprar bons produtos ou por sempre cair na tentação de comer alguma refeição mais calórica. 

Nesse sentido, é preciso saber como vencer essas barreiras e com um bom planejamento isso é possível. 

Como mencionado, entender os motivos pelos quais uma alimentação saudável é importante pode ajudar nessa mudança de mentalidade. 

Se você sempre ouviu falar que precisa mudar os hábitos alimentares, mas nunca se deu ao trabalho de entender de forma mais detalhada as razões pelas quais isso é importante, este artigo é para você

Por isso, siga na leitura dele e conheça as vantagens de se investir nisso, e de como é possível aprender mais sobre o assunto para ter sucesso nessa jornada. 

O que é uma alimentação saudável?

É cada vez mais comum que o tema da alimentação saudável esteja em foco nos mais diversos ambientes. 

Uma empresa especializada em alimentação coletiva, por exemplo, precisa elaborar um cardápio de qualidade para oferecer aos seus clientes.

No entanto, para que isso seja possível, é necessário entender o que significa uma alimentação saudável, para saber o que ela deve incluir. 

O que é uma alimentação saudável?

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a alimentação saudável se baseia em práticas que tenham um significado cultural e social.

Ela ainda deve estimular a produção e o consumo de produtos regionais, considerando aspectos afetivos e de comportamento. 

Para isso, ela deve: 

  • Garantir acesso, sabor e custo acessível;
  • Ser variada, apresentando os nutrientes necessários;
  • Ser colorida, apresentando as vitaminas necessárias;
  • Ser harmoniosa, em termos de quantidade e qualidade;
  • Ser segura, livre de contaminações e riscos para a saúde.

Ao seguir essas diretrizes, é possível assumir uma dieta reeducação alimentar com tranquilidade, sabendo que o que deve ser consumido estará presente no seu prato a cada alimentação. 

Outras recomendações importantes incluem que sejam feitas, ao menos, três refeições completas e dois lanches diariamente, sendo ideal não pular nenhuma delas. 

O que se deve comer nas refeições?

Outra dúvida bastante comum quando o assunto é alimentação saudável se trata dos tipos de produtos que precisam ser consumidos diariamente. 

O Ministério da Saúde também faz indicações nesse sentido, de modo a oferecer o conhecimento básico sobre o tema. 

Para começar, é recomendado incluir porções de cereais no cardápio. Elas podem ser de pães, de arroz, de milho, de trigo ou massas. 

Os tubérculos e as raízes são igualmente importantes, sendo a preferência para grãos integrais. 

Porções de legumes e de verduras também constroem uma alimentação mais equilibrada. Em paralelo, as frutas devem ser consideradas, principalmente, nos lanches e sobremesas. 

O prato típico brasileiro é, sem dúvida, o arroz com feijão. Por isso, a recomendação é de que ele seja consumido ao menos cinco vezes na semana ou até mais do que isso. 

Afinal, ele fornece proteínas para a saúde, conforme é possível ver no rótulo alimentar

Mais uma das dicas do MS é que se complemente as refeições com três porções de leite ou derivados, e ao menos uma porção de carne, peixe, ovos ou aves. 

A indicação é que se remova a gordura aparente desses produtos, para que eles fiquem mais saudáveis. 

Em relação aos óleos vegetais, margarina, manteiga e azeite, o recomendado é apenas uma porção diária. É preciso evitar os que possuem maior quantidade de gordura trans. 

Por fim, o consumo de água é fundamental, sendo necessário ao menos dois litros diários, no intervalo entre as refeições. 

Ao mesmo tempo, é preciso evitar industrializados, em geral, como biscoitos ou refrigerantes, e o excesso de doces e inclusive de sal. 

Evitar temperos prontos é mais fácil quando você monta o seu próprio kit de temperos naturais, incluindo o alho e especiarias. 

As recomendações finais incluem a prática de exercícios físicos, deixar de lado as bebidas alcoólicas e o fumo. 

Aliando esses cuidados a uma alimentação balanceada, é possível conquistar uma vida mais saudável e feliz. 

As vantagens da alimentação saudável

Depois de entender o que é uma alimentação saudável e o que deve ser consumido nela, chega o momento de compreender por que é importante investir nesse cuidado para a sua vida. 

De fato, as razões são várias, sendo as principais:

  • Perda e manutenção do peso;
  • Aumento da disposição;
  • Melhoria no humor e no sono; 
  • Prevenção de doenças;
  • Regulação do intestino; 
  • Fortalecimento dos ossos. 

Um dos primeiros benefícios de uma alimentação saudável pode ser percebida no peso corporal.

Além de facilitar a perda dos quilos a mais, também ajuda a mantê-lo nas medidas ideais, de acordo com o IMC (Índice de Massa Corporal) indicado. 

Não à toa, quem se conscientiza da importância de ingerir produtos saudáveis, e sabe que não dispõe de tempo para prepará-los, pode adquirir facilmente adquirir marmita congelada para semana, tendo pratos nutritivos sempre prontos na geladeira. 

Ao mesmo tempo, uma boa alimentação também vai influenciar na disposição física, pois a comida não se torna um elemento que sobrecarrega o corpo, mas segue a sua função de manutenção e de nutrir de forma adequada. 

As vantagens da alimentação saudável

Além disso, até o humor e o sono são beneficiados, pois se pode conquistar uma noite de sono mais adequada, sem que a digestão acabe por prejudicar o período. 

Uma noite bem dormida também significa maior bem-estar, ou seja, melhorias no humor. 

Quem já teve ou já soube de casos nos quais uma alimentação ruim trouxe problemas de saúde sabe o quanto é necessário que alguns hábitos ruins sejam mudados rapidamente. 

Assim, ao investir em mudanças no cardápio diário, é possível reverter uma série de quadros que prejudicam a saúde, conquistando novamente a disposição e a qualidade de vida. 

Também é possível lembrar que o bom funcionamento do intestino e o fortalecimento dos ossos podem ser conquistados por meio de uma alimentação saudável, que fornece fibras e cálcio, indispensáveis para essas funções. 

Por isso, se você vai buscar soluções práticas para as suas refeições, seja contratando serviços de empresas de entregas ou preparando boa parte delas no final de semana para desfrutar durante a semana, tenha sempre em mente os benefícios mencionados aqui. 

Afinal, esse tipo de informação serve como um incentivo para seguir uma boa dieta e conquistar uma vida mais ativa e saudável. 

Considerações finais

Entender que uma alimentação balanceada e equilibrada deve fazer parte da sua vida é o primeiro passo para uma mudança benéfica nos seus hábitos e nos da sua família como um todo. 

Para tanto, se você ainda precisa aprofundar um pouco mais no tema para ter a certeza de como montar cardápios e facilitar o processo, uma sugestão é buscar cursos na área, uma vez que o acesso ao conhecimento é cada vez mais simples. 

Nesse sentido, quem tem um notebook novo ou um smartphone pode facilmente recorrer aos cursos a distância, os famosos EAD, que podem ser feitos no conforto da sua casa e garantir que bons conhecimentos sejam adquiridos sobre o assunto. 

De fato, cuidar da sua alimentação é uma tarefa que não pode ficar para depois. Por isso, busque o quanto antes as informações que faltam e comece uma mudança de hábitos que pode trazer benefícios no curto, no médio e no longo prazo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Pedreiro Entenda mais sobre a profissão

Pedreiro: Entenda mais sobre a profissão

Mecânica automotiva entenda mais sobre a área

Mecânica automotiva: entenda mais sobre a área