in , ,

Praias brasileiras: conheça as 7 mais populares

Praias brasileiras conheça as 7 mais populares

Muitas praias brasileiras estão nas listas das mais bonitas do mundo. Uma rápida pesquisa na internet e você pode constatar essa afirmação.

O Brasil é um país rico em belezas naturais, e suas praias atraem visitantes do mundo todo. Lugares paradisíacos feitos pela própria natureza, tornam as férias de qualquer pessoa um investimento que vale a pena.

Podemos encontrá-las em várias regiões do país, como o Sudeste e o Nordeste, mas independentemente de qual você escolher, certamente vai se deparar com locais incríveis e que vão te fazer querer voltar.

É comum que as pessoas se apeguem a uma cidade litorânea, seja por conta do preço, do tempo ou simplesmente por gostar dela. No entanto, se você quer variar e conhecer um destino novo, pode preparar as malas porque o que não falta são opções.

Para decidir aonde ir, o primeiro passo é conhecer um pouco mais sobre os lugares. Se você já decidiu que quer praia, então fica mais fácil fazer a escolha certa.

Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar quais são as vantagens de ir para a praia e mostrar quais são as mais populares do Brasil. Então, antes de definir, leia o texto até o final!

Benefícios de visitar a praia

Os municípios litorâneos nacionais são os destinos mais procurados pelos turistas brasileiros. É exatamente por isso que essas cidades são sinônimo de sucesso quando o assunto é turismo.

São ótimos lugares para conhecer, além de disponibilizarem muitas atividades durante as épocas de alta temporada. Só que, além disso, ir para a praia traz muitos benefícios, inclusive para a saúde.

O litoral faz bem em todos os sentidos, uma vez que durante períodos mais quentes, os visitantes precisam se preocupar apenas em usar um bom protetor solar e fazer uma boa hidratação para cabelos cacheados.

São cuidados básicos que vão permitir que você desfrute de tudo o que há de melhor nas cidades litorâneas, como:

  • O mar;
  • A brisa;
  • As cores;
  • O som.

Ou seja, praticamente tudo o que pertence à praia traz sensação de bem-estar para as pessoas. O som das ondas, a imensidão do mar, as cores que compõem a paisagem, tudo traz sensação de paz e relaxamento.

Naturalmente, nós associamos esses lugares a momentos de lazer, descanso e tranquilidade, logo, eles são o destino ideal para sair da pressão do dia a dia e fugir um pouco dos problemas.

No entanto, mais do que essa impressão que as praias nos causam, é cientificamente comprovado que elas trazem muitos benefícios para os seres humanos.

Por exemplo, o azul do mar melhora nossa saúde mental. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Michigan em 2016, o mar está ligado a uma perda significativa dos níveis de estresse.

Se você procurar um mecânico para bicicleta e pedalar próximo ao mar, consegue reduzir consideravelmente o estresse. Além disso, quem tem contato constantemente com essa beleza natural, tem menos sofrimentos de ordem psicológica.

Mesmo tendo em vista o deleite provocado pelo som do mar e pela brisa, é especificamente o tom de azul que traz sensação de tranquilidade, ajudando até mesmo a combater quadros de ansiedade e transtornos de humor.

O Instituto Lung, que se dedica a estudar a estudar a saúde pulmonar, aponta a brisa do mar como um excelente agente para ajudar na recuperação de doenças pulmonares.

Isso acontece porque o ar salgado limpa os pulmões, o que diminui as crises e pode até mesmo eliminar o uso de alguns antibióticos. As funções pulmonares melhoram, a tosse diminui e a pressão sinusal é reduzida.

Outro estudo realizado pela Universidade de Exeter, na Inglaterra, mostrou que os sons emitidos pelas ondas do mar ativam o córtex pré-frontal, área responsável pelas emoções e autorreflexão.

É por isso que muitas pessoas gostam de usar cesta de bicicleta para levar itens que lhes permitam a prática de atividades físicas nesses locais.

Benefícios de visitar a praia

Além disso, a ioga e a meditação estão entre as práticas mais populares de frente para o mar, principalmente nas primeiras horas da manhã.

Os turistas brasileiros e moradores de cidades litorâneas têm a sorte de existirem muitas opções de praias no Brasil. Das menores às mais exuberantes, conhecê-las é investir na sua saúde.

Por isso é que, no próximo tópico, vamos apresentar quais são as praias brasileiras mais populares. 

Quais são as praias que mais se destacam no Brasil?

Que o Brasil possui praias famosas, isso você já sabe. Nosso país conta com uma costa litorânea de dar inveja e que agrada a qualquer pessoa, e dentre os destinos praianos que mais se destacam, temos:

1. Baía do Sancho, Fernando de Noronha – PE

Essa praia já foi eleita a melhor do mundo por 4 vezes, ou seja, é um destino inigualável para você visitar com uma sacola ecologica personalizada repleta de itens essenciais para passar boa parte de uma manhã neste lugar.

Localizada em Fernando de Noronha, faz parte do Parque Nacional Marinho e para visitá-la, é necessário descer um paredão com mais de 50 metros de altura, que conta com duas escadarias.

Outra forma de visitar é por meio de barco, pois existem 16 embarcações autorizadas a ancorar na baía.

2. Praia dos Carneiros, Tamandaré – PE

A Praia dos Carneiros é considerada a mais bonita do sul de Pernambuco. Dentre os pontos que mais se destacam estão suas piscinas naturais que se formam entre os corais.

Os visitantes também podem apreciar um delicioso passeio pela areia até a Capela de São Benedito. Quem preferir pode ir de carro e aproveitar os benefícios do seu cartão do idoso para estacionamento.

Contudo, é durante o trajeto que as pessoas são acompanhadas por altos coqueiros verdes, até encontrar a igreja que tem suas portas de frente para o mar.

3. Baía dos Porcos, Fernando de Noronha – PE

Esta praia, além de popular, também é considerada como uma das mais bonitas do Brasil. A oportunidade de observar as tartarugas é apenas um dos tópicos que ganham destaque neste destino.

Diferente da maioria, essa praia tem tonalidade verde que contrasta maravilhosamente com um paredão de pedras ao seu redor.

Além disso, é conhecida por formar lindas piscinas naturais, contudo, os visitantes não podem entrar em algumas delas para evitar danos aos corais e outras espécies, pois são áreas de preservação.

4. Praia do Farol, Arraial do Cabo – RJ

A Ilha do Farol fica de frente para a cidade de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, onde os turistas podem visitar a bela Praia do Farol. Por lá, é possível encontrar muitas atrações, como quiosque modernos.

Para chegar até lá por meio de barco, é necessário obter uma autorização da Marinha. Dentre os pontos que se destacam temos suas águas azuis, cardumes coloridos, golfinhos, tartarugas e até baleias.

5. Praia do Rosa, Imbituba – SC

Esta praia foi descoberta por surfistas na década de 1970 e é ideal para quem não gosta de praias lotadas. Seu ponto forte é a natureza ao redor, que, sem dúvida, compõe um cenário exuberante.

Além disso, nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro, baleias alimentando seus filhotes podem ser vistas na região.

5. Praia do Rosa, Imbituba – SC

6. Quarta Praia, Morro de São Paulo – BA

Essa praia possui 8 km de extensão e é considerada a maior da cidade de Morro de São Paulo. Seus pontos fortes são seus enormes coqueiros, além de mangues, areias claras e piscinas naturais.

É perfeita para visitar com amigos e aproveitar um kit gin especiarias próximo à beira do mar. Se você vai visitar a Bahia e estiver perto dessa cidade, conferir essa praia vai fazer a viagem valer muito a pena.

7. Piscinas naturais de Maragogi – Alagoas

Essa praia também é conhecida como Caribe brasileiro, e atrai milhões de visitantes de todo o país. Sem dúvidas, o que mais se destaca são suas piscinas naturais, também conhecidas como Galés.

São consideradas as maiores piscinas naturais do estado de Alagoas. O único cuidado que os visitantes precisam ter é usar um bom creme hidratante para o rosto, visto que os dias são bem quentes.

Os turistas podem visitar o aquário natural, que fica a 6 quilômetros da costa e conta com peixes, moluscos, crustáceos e corais.

Conclusão

Essas são apenas algumas das praias mais bonitas e populares do Brasil. É possível encontrar muitas outras em várias regiões e estados do país.

Aproveite o destino e tenha acesso a todos os benefícios que só o mar e a areia podem trazer para a sua vida. Relaxar na praia é sempre a melhor forma de renovar as energias e se preparar para a rotina de trabalho.

Neste artigo, você conheceu algumas das opções mais incríveis, e agora já pode preparar o roteiro do seu passeio por essas lindas praias.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Reputação digital construa sua imagem de forma positiva na internet

Reputação digital: construa sua imagem de forma positiva na internet

Hostel 5 benefícios para escolhê-lo

Hostel: 5 benefícios para escolhê-lo